16 setembro, 2011

Ritmo na Corrida

Na corrida do último domingo, a poucos metros da linha de chegada cruzei com uma garota deitada ao chão passando mal. Ela estava tendo atendimento com os enfermeiros da prova. No tempo que observei (afinal estava correndo), percebi que ela poderia ter "quebrado" por dois motivos: ou por achar que uma distância de 5 ou 10 K é mole e decidiu se inscrever ou por ter aplicado um ritmo/pace que não era o seu. Acho que a última probabilidade é a mais comum nas corridas. Muitos iniciantes se empolgam com pelotão de frente e acabam percorrendo um a dois quilômetros num ritmo que não é o seu. O resultado acaba sendo desastroso. Falta fôlego e se o corredor não fizer a decisão de caminhar, acaba quebrando.

Pode parecer óbvio para os corredores mais experientes, mas é legal explicar como se costuma medir a velocidade de um corredor no jargão dos corredores. É muito comum os corredores informarem a velocidade com que fazem um determinado trecho ou corrida usando o “pace” ou “ritmo”. Por exemplo: “Corri a Track&Field 10K em um pace de 6 minutos por quilômetro”. Representa-se assim: 6’00″/Km.
Isso quer dizer que a velocidade do corredor é tal que para completar cada quilômetro ele gastou 6 minutos e portanto levou 60 minutos para completar todos os 10K da prova. Equivalente, podemos dizer que o corredor teve uma velocidade média de 10 Km/h, o que é bem mas intuitivo para nós como medida de velocidade.
Desta forma um corredor que corre com pace 4’00″/Km é mais rápido que o corredor de 6’00″/Km.

2 comentários:

  1. Olá Helena, primeiro obrigada pela visita em meu blog. Concordo com você, a maioria dos iniciantes quebram pela empolgação. A minha primeira corrida, quando passei pelo pórtico, desembestei, costumo dizer que parecia uma "vaca louca", 1 minuto depois veio a maior vergonha, sentei no meio fio, porque não conseguia respirar. Mas a gente aprende. E você tem um pace ótimo heim? Eu agora é que estou com 7'00/Km. Parabéns e ótimos treinos.

    ResponderExcluir
  2. Helena, que legal, tu tem publicado todos os dias.
    Adoro ler teu blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...