21 setembro, 2011

Treinos de tiro

Sabendo da importância de fazer os treinos de tiro pelo menos uma vez na semana, ontem comecei uma nova planilha e inclui um treino intervalado "inicial". Fiz 5 X 400 metros. Na última série, consegui baixar 15 segundos. Fiz intervalo ativo de um minuto entre cada uma. Saí sem fôlego e hoje trago o porque dos treinos de tiro serem os mais desgastantes da semana de um corredor. Lembrando que os treinos de tiro são fundamentais para quem quer melhorar o desempenho nas provas longas.

Para entender melhor a importância desse tipo de estímulo, o treinador Cláudio Castilho, da Saúde e Performance, conta o que acontece no corpo do atleta quando ele faz os treinos de tiro. “Este trabalho estimula ritmos superiores aos que normalmente o corredor está habituado a desenvolver em trabalhos contínuos e, com ele podemos, elevar a velocidade média do individuo. Isto acontece porque o atleta passa a estimular as fibras musculares de contração rápida que normalmente são menos usadas em trabalhos de endurance”, falou o treinador.

Como o grau de esforço é muito grande, os treinos de tiro devem ser muito bem dosados na rotina do corredor para evitar um desgaste excessivo e até lesões. “Considerando pessoas normais e não atletas profissionais, uma vez no mínimo e duas vezes no máximo por semana”, afirmou Ricardo Arap da Race Assessoria Esportiva. “É importante ressaltar que é necessário um intervalo de pelo menos 72 horas entre estes estímulos”, alertou Cláudio Castilho.

Leia mais em notícia O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...