22 outubro, 2012

A barrinha certa para o seu treino


Com meu projeto verão 2013, acabei mudando minha alimentação. Estou tendo o cuidado de não comer doces (principalmente a noite), nem frituras e refrigerantes. Nesta atual fase de manter o equilíbrio entre os carboidratos e proteínas, acabei descobrindo os prazeres das barrinhas de frutas. Sei de muita gente que torce o nariz quando fala-se em barrinhas. Tem uma ideia pré formada de que o produto é meio sem graça, não satisfaz e até parece sem gosto. Se você compartilha dessa opinião, posso te dizer que não é bem assim. Existem sim produtos bem atrativos ao paladar e são excelentes fontes de energia antes do treino. Até mês passado, eu só conhecia a barra Supino de banana e ameixa, que eu acho uma delícia (a melhor da linha supino). Mas, indo nas seções de naturais do supermercado achei as barras de frutas da nutrimental. 
Gente, não é propaganda não, é que simplesmente achei o lanche ideal para as tardes no trabalho. Indico a barrinha de coco Nutry.  Ela é feita de cereais integrais e tem uma fina cobertura de chocolate (79 calorias). As barras de frutas ainda podem ser encontradas dos sabores: Castanha-do-pará com Cupuaçu, Ameixa Light, Banana Light, e Laranja Light.
Uma outra sugestão de lanche entre as refeições é a barra de cereal da Nestlé. Eu sou fã daquelas sem chocolates e prefiro as cítricas. Minha dica é a de laranja ou frutas tropicais (esta última tem apenas 62cal).
O legal é que fácil de carregar na bolsa e você pode comer em qualquer lugar. O único problema é saber escolher qual barrinha ideal para cada momento, ou seja, qual comer antes, durante ou após o exercício. Foi então que lembrei de uma matéria bem legal da Runners (http://runnersworld.abril.com.br/materias/barrinhas/), onde cita cada tipo de produto, quando comer e quais cuidados devemos ter ao ingerí-la. Confere aí abaixo:
De fruta
Fabricadas à base de frutas secas e compactadas. A mais conhecida é a bananinha.

Vantagens: ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). De acordo com o American Institute for Cancer Research, essa quantidade contempla vitaminas necessárias ao corpo e reduz em até 32% a incidência de câncer.


Ideal para... abastecer antes de treinos leves, de menos de uma hora.


Alerta: Muitas têm adição de açúcar e chocolate, portanto, fique atento ao rótulo. "Quem está cuidando do peso deve preferir as naturais", afirma Suzana.

Algumas opções salada de Frutas Levittá (58 kcal), Supino light Banana e Fibras (59 kcal) e Nutry light Ameixa com Banana (71 kcal).

De cereais

Feitas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz.

Vantagens: costumam ter a quantidade ideal de calorias e carboidratos para treinos de até uma hora. Algumas possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade.


Ideal para... combustível suficiente para corridas de até 1 hora.


Alerta: algumas pessoas têm desconforto gástrico ao consumir barrinhas antes do treino (pelo teor de fibras). Faça o teste e veja como seu organismo reage.

Algumas opções Neston light banana com chocolate (83 kcal), Nature Valley Granola, Amêndoas e Uvas-passas ( 91 kcal) e Trio Light Castanha e Avelã com chocolate (100 kcal).

Proteicas

Trazem grande concentração de proteína na composição, além de carboidrato. "Algumas apresentam quantidades consideráveis de chocolate e gordura para disfarçar o gosto residual de proteína", explica Suzana.

Vantagens: sua composição é tão completa quanto um lanche. A quantidade de proteína equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno e a de carboidrato é muitas vezes até maior que a das barras de cereais. Promove a recuperação muscular pós-treino.


Ideal para... corredores que treinam pesado por mais de duas horas e precisam repor nutrientes essenciais (como proteínas) para reparar as fibras musculares. O ideal é ingerir a barra até uma hora após a corrida.


Alerta: se preferir consumir a barra antes da corrida, faça isso duas horas antes. Como a proteína é um nutriente de digestão lenta, você pode ter algum desconforto. Se você treina pesado, não substitua refeições inteiras pela barrinha: ela não contém nutrientes essenciais para você, como ferro e zinco.

Algumas opções Protein Bar AGE Outside NutriLatina (190 kcal), Cream Crunch Bar Pró Premium-Line (220 kcal) e Myoplex Carb Sense (260 kcal).

Energéticas

Possuem altas concentrações de carboidrato e também boas doses de proteína, açúcar e gordura.

Vantagens: é uma injeção de carboidrato na veia. Garantia de que o organismo não vá buscar a glicose dos músculos.


Ideal para... maratonistas ou atletas de alta performance, que precisam de suporte para atingir a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos diariamente e que geralmente consomem antes de treinos e provas.


Alerta: são verdadeiras bombas calóricas provenientes basicamente de carboidrato. Se não estiver treinando intensamente, passe longe.

Algumas opções Mega Gym PowerFit Energy Bar Nutrilatina (150 kcal) e PowerBar Performance (240 kcal)

25 comentários:

  1. Helen, se bater uma vontade enorme de comer chocolate a barrinha de trufa da Nutry é uma delícia. E tem, se não me falha a memória, 90 calorias.

    Beijo enorme! Ontem corri ao lado de minahs irmãs, foi a primeira corrida de rua das minhas pequenas. Tão bom!

    Bons treinos e boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou um A no Helena :)

      Excluir
    2. Drica Querida!

      Esta de trufa eu não comi AINDA. Vou lembrar da sua dica quando for a próxima vez na gôndola do supermercado.
      E que delícia correr em família heim. Ainda quero fazer isso. Deu uma invejinha branca...rs
      Beijos e bons km's pra ti tbem!!

      Excluir
  2. Não sei se eu comi as erradas, mas todas que eu comi são difíceis de engolir. Como, no máximo, metade, e muito sem vontade. No Mountain Do estavam distribuindo no final de cada percurso. Não peguei em nenhum hehe. É muito ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, eu tbem tinha esta impressão. A barra de cereal de bana por exemplo não me entra. Descobri o prazer de comer nas cítricas. De repente pode ser a mesma coisa contigo. Mas ainda recomendo comer as barras de frutas, estas são muito mais saborosas.
      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  3. Acabei de receber três amostras de uma marca nova, RVL Premier Weight Solution, da MonaVie, barra de proteínas e cereais com frutas vermelhas, açaí, colágeno e cobertura de iogurte. Guardei pra ti provar também.
    @fabiano_bjj

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena.
    Também gosto de barrinhas, e já escrevi a respeito também lembra?
    Legal do seu post é a explicação técnica dos ingredientes.
    Meus parabéns e obrigado pela dedicação em escrever algo tão rico e valioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Lembro do seu post, sim. ;)
      Obrigada pelas suas gentis palavras, sempre me incentivando...
      Forte abraço e bons treinos!!!

      Excluir
  5. A de fruta de morango é boa demais! Parece que tá comendo um chocolate de morango... o problema é que dá vontade de comer umas 5 de uma vez. :-P

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena,
    Muito bom seu post.. Também não sou fã das barras, realmente fica sempre rolando no armário..
    Barra de Cereal me faz lembrar no K42 Bombinhas rsrrsrsrs, lembra que coloquei no meu relato sobre a prova, no meu cinto de hidratação tinha 4 géis de carboibratos, 3 barras de cereal, 1 porção em pó de carboidrato e proteína e água rsrsrr, arrombasse ohh, é gostar de carregar peso rsrrs ai ai.
    Beijos amada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amada!
      E carregou tudo isso e não comeu, né. tsc tsc Só tu mesmo heim, Simone!
      Beijos, flor.
      ps - vou correr a prova do cancer de mama, dia 4, vais?

      Excluir
    2. Ah, na beiramar continental, né?
      Vou correr a da Unimed, ganhei inscrição amiga, sorteio no facebook, vou fazer revezamento com Chai, minha amiga, pois assim ela tbém não paga.
      Depois acho que só em Angelina.
      Beijos...

      Excluir
  7. Um post muito bom, sem sombra de dúvida, amiga ... Bem explicado. Eu passo um pouco longe das tais barrinhas (as mais simples), pois penso muito no sódio ... Pra mim a melhor é a Levittá ... são menos calóricas e parece mais leve, mesmo ... Beijos mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Ivana. Eu esqueci totalmente de falar sobre o sódio. Afinal, até açucar tem sódio, sabia? E pra quem é um pouquinho hipertenso é sempre bom dar uma olhada no quadro de informações nutricionais...
      beijinhos

      Excluir
  8. Boa matéria Helena.
    Eu costumo consumir algumas barras de cereais antes, durante e após treinos longos para maratonas e acho que me ajudam bastante, porém, não lembro dos nomes delas para compartilhar aqui. rsrs

    Abraço.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo seu comentário foi inevitável não rir, Tutta. Só você mesmo...Depois, quando lembrar, passa aqui e comenta de novo.
      Abraços e bons treinos!!

      Excluir
  9. Helena,
    As subino banana e ameixa já fazem parte da minha dieta a um bom tempo. Adoro!
    Ótimas dicas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Barrinhas fazem parte da minha dieta, face a correria do dia a dia, com conhecimento do meu nutrólogo... Escolho as menos calóricas e vario entre frutas, cereais e proteicas... Sabor? Experimente as de fruta da Kobber! Indiscutivelmente as melhores e cerca de 70 cal!
    www.kobber.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla.
      Acredito que acabo de vir do supermercado e comprei uma barrinha dessas para experimentar??!! Comprei a de maça, canela e passas. Depois te conto o que achei. beijos e obrigada pela indicação. ;)

      Excluir
    2. E ai? Gostou? Eu sempre as tenho em casa e gosto até da de manga, mesmo não curtindo muito a fruta!

      Excluir
  11. Helena,

    Além das barras, experimente outras opções, como (lanche da tarde): uma fruta (maçã, por exemplo), sanduíche de pão integral com tomate, queijo cotage e alface) e suco de uva antes do treino. São saborosos, não engordam, e fornecem energia antes dos treinos.

    Abraço!

    Roberto Sinay
    http://corredoresdeverdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Roberto.
      Valeu pela dica. Já anotei aqui. A fruta já é minha velha companheira dos lanches da tarde.
      Abração
      Helena

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...