01 outubro, 2012

Vale quanto pesa


Chegou o mês de outubro e com ele o último trimestre do ano. Quem é mulher, sabe que chegada a época mais quente do ano fica difícil não associar à praia, biquíni e maiô. E em busca de melhor qualidade de vida, autoestima e o corpo ideal, me lanço oficialmente no #projetoverão2013. Meu objetivo é perder a gordura abdominal e com ela uns dois quilos (só!!?). Vou me pesar na data de hoje e colocar aqui pra vocês como forma de me incentivar a persistir neste cuidado com a balança.
Normalmente corredores são mais magros que atletas de outras modalidades. Corredores homens possuem uma porcentagem média de gordura corporal ainda menor do que as mulheres. Cerca de 3,3% (homens) para 17,3% (mulheres) desta gordura. Por via de regra, as pernas (com porcentuais menores de gordura) facilitam melhor desempenho na corrida. E isso justifica o porque, de quando emagrecemos, nos sintimos mais leves e dispostos a correr mais e melhor.
Existem duas linhas de gordura, a gordura essencial situada nos órgãos vitais como músculos, e tecidos do nosso sistema nervoso e a gordura de armazenamento que fica restrita ao tecido adiposo e concentra-se nos quadris e abdômen dos homens e nas nádegas das mulheres, esta gordura situa-se sob a pele e é uma reserva de energia.
A quantidade de gordura essencial não varia da pessoa que corre para aquela que não corre, entretanto os corredores possuem uma quantidade mínima de gordura de armazenamento, que acaba sendo "queimada" com treinamento. O segredo para perda de peso através da corrida é fazer treino de baixa intensidade em distâncias maiores. Em uma corrida intensa de 8 a 12 km, o corredor atinge 80% a 85% do seu VO2 máximo e apenas 1/3 desta energia proveniente da gordura é despendida, pois o glicogênio muscular fornece parte da energia solicitada pelo esforço.
O nível de gordura fica elevado quando nos alimentamos em excesso e não fazemos atividades físicas. Além do ganho de performance, outra grande vantagem de diminuir o peso através da corrida e da caminhada é a de evitar alterações de pressão arterial, diabetes, problemas musculares e ósseos. 
Quando o objetivo é diminuir o peso é primordial pensar na queima de calorias pela atividade física e o controle da ingestão de alimentos. Mas, atenção; pessoas sedentárias e com sobrepeso não devem iniciar qualquer atividade física sem consultar um médico da área esportiva.

Fonte: Texto adaptado do site Copacabana Runners

31 comentários:

  1. Realmente, a barriga é a parte mais difícil, mas a gente consegue, com toda certeza ! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sabe que por mais que se faça abdominais, para perder a barriga o segredo está no exercício aeróbico. Vamos lá. O passo inicial foi dado.
      Beijão
      Helena

      Excluir
  2. Helena, tb tô querendo perder 2kg até o final do ano. Ô coisa difícil!!! E, realmente, na corrida cada quilinho a menos faz diferença.... depois que entrei na academia e emagreci 3kgs eu passei a me cansar bem menos nos treinos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!!!
      Então vamos ajudar uma a outra nesse projeto #verão2013. Ainda esta semana quero postar umas dicas para quem quiser "secar" junto comigo.
      Beijão
      Helena

      Excluir
  3. Oi Helena, eu tô precisando emagrecer mais, mas o caminho é esse mesmo. Treinos de baixa intensidade com quilometragem maior. Mas não deixe de fazer os de velocidade também. Tem que ser tudo bem equilibrado.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas.
      Meu foco principal é o Desafio Sub25. Então dividi minha planilha em treinos à noite para voar nos 5k e treinos pela manhã para "secar". Por enquanto esta dando certo.
      Abraços
      Helena

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Isso eu aprendi. Quanto menos peso, mais rápido. Agora não perco mais nada. Só falta ficar rápido. Acho que esses 2 kg aí você consegue fácil, fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, uma coisa eu posso dizer, quando a gente começa acompanhar o desempenho dos amigos na corrida, um dos resultados que visivelmente se nota é que eles estão mais magros. Principalmente aqueles que levam a corrida mais a ferro e fogo (com palnilhas, assessorias e treinos quase que diários). E a evolução do tempo chega sim. Você mesmo é exemplo disso. Parabéns pela maratona!
      Abraço
      Helena

      Excluir
  6. Oi Helena!
    Meu percentual de gordura diminuiu bastante depois que comecei a correr. Meu metabolismo também fico muito mais acelerado. Agora não estou precisando perder nada, pelo contrário,rsrs.
    Tenho certeza que vc vai alcançar seus objetivos do "Projeto Verão" rapidinho.
    BJS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale.
      Bem lembrado!! Nem tinha me dado conta de falar sobre a melhora do metabolismo. Ótima observação. Escuto de muita gente que a flora intestinal anda bem. Acho que é porque quando começamos a fazer qualquer atividade física, além da "maquina humana" estar em movimento corremos atrás de melhor qualidade de vida e isso significa boa alimentação e melhor sono.
      Ah! E quando não há o que se perder o ideal é suplementar.
      Beijão

      Excluir
  7. Vai com fé que consegue Helena.

    Por falar em peso, hoje passei na balança e consegui a marca de 87 kg. Já estou quase no alvo de comprar tênis para até 85 kg.
    Imagine a alegria de quem estava nos 100 dia 1º de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Luiz!!!
      Tem coisa mais gostosa do que alcançar nossos objetivos? Chegar nesta marca é ainda mais incentivador. Logo logo você irá comprar seu tênis novo, tenho certeza.
      Abraços

      Excluir
  8. Helena, querida, sou prova disso.
    Adorei o texto.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!!!
      Que bom que gostou do post. Tenho muitos amigos que iniciaram na corrida para emagrecer e não pararam mais. Todo esforço, uma hora, é recompensado. =D
      Beijão

      Excluir
  9. Helena, excelente post! Eu já fui bem cheinha e hoje, mesmo correndo, cuido muito da minha alimentação. Não podemos descuidar!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica querida!
      É um círculo vicioso do bem. Você se exercita, come melhor, dorme bem e fica feliz. E faz tudo de novo.
      Delícia!!!
      Beijão

      Excluir
  10. Simone Vieira02 outubro, 2012

    Helena, é isso aí, mais uma motivação para nossa jornada... ter um objetivo é sempre bom para nos manter no pique, né?
    Nesse mês está completando um ano que estou apenas correndo, perdi bastante peso, pois foram mais de 16kg ganhos na gravidez de Gabriela que está com 1 ano e 9 meses... a única coisa que me incomoda é que emagreço demais de rosto, já escutei algumas reclamações sobre isso.
    Beijão lindona, até a próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!!!
      Eu adoro desafios e a sensação de superação. Então estou sempre inventando alguma coisa nova. Você está linda, não acho que esteja magra demais (nem de rosto). Faça suplementação, isso sim. Muito mais que agora você entrou nessa de corrida de aventura, K42...kkk
      Beijão!!

      Excluir
  11. Bora então Helena! Juntos vamos queimar o bancon!!! rsrsrsrs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, vou fazer do bacon um torresminho. Vai ficar ótimo!!kkk
      Abraço e força aí tbem!!!

      Excluir
  12. Oi Helena, na verdade eu (Fernanda) que visitei seu blog. Eu e a Carla escrevemos para o corre mulher, sempre tem o nome de quem escreveu embaixo do título do post. Eu respondi vc lá mas acho que vc não viu.
    Como eu disse, quem correu em Jaraguá foi a minha irmã ( ela mora em Joenvile) e eu postei no blog porque foi a primeia corrida dla. Já estou acompanhando seu blog. Muito legal!
    Parabéns
    Fernanda- Corre Mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Eu vi sim a sua resposta e tentei postar uma segunda resposta, mas deu erro (:/). Obrigada por visitar o meu bloguinho. Já inclui na minha lista aqui do lado ==>.
      Beijão e força nos treinos!!!

      Excluir
  13. Não há menor dúvida que a corrida é uma das maiores queimadoras de gordura que existe, portanto, dá-lhe corrida.
    Eu, que já tive quase 100Kg e hoje quase 30Kg a menos que isso, posso dizer que foi o esporte que mais ajudou a "secar". :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Quando comecei a correr também estava acima do peso. Exatos 15kg. Mantive até hoje o hábito do exercício com uma dieta balanceada, mas tenho os deslizes de todo mortal para os doces. E aí a ideia de controle.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço e bons km's pra ti!!

      Excluir
  14. Ótimo post Helena, parabéns!

    Emagrecer fazendo atividade física é, para mim, a melhor opção (e também a que dá mais resultado).

    Já eliminei bastante peso, mas hoje em dia estou focando no percentual de gordura. Ainda falta muito para eu chegar nos sonhados 18%.

    Desejo sucesso para você no #ProjetoVerao2013.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.

      Depois que perdemos um "xis" quantidade de peso, fica mais difícil queimar ou baixar os números na balança. O que faço é registrar as minhas medidas (perna, coxa, braço etc) e ver os avanços. É uma ideia para ti ficar firme e conseguir o seu sonhado 18%

      Forte abraço e bons treinos!!

      Excluir
    2. Pois é Helena,

      Eu sou meio viciado em números, faço um controle semanal das medidas. Tenho uma planilha com os registros desde set/2011.

      Já para o percentual de gordura, faço um controle mensal com o nutricionista. Ele tem uma daquelas balanças que geram relatórios através de bioimpedância.

      As pessoas ficam as vezes impressionadas com a queda de peso. Mas o que mais me impressiona é a mudança nas medidas. Já joguei fora mais de 40cm de circunferência abdominal, mas ainda faltam uns 6cm para eu sair dos 03 dígitos.

      O legal é que tenho mudado um pouco minha mentalidade com relação a emagrecimento. Acho que antes eu "corria para emagrecer", mas agora eu "emagreço para correr".

      Nossa! o comentário ficou gigante =)

      Abraços

      Excluir
    3. Danilo!!

      Adoro seus comentários. Eles transpiram emoção e amor à corrida. Seu novo lema de "emagrecer para correr" me enche de orgulho. És um vencedor, amigo.

      Abração,
      Helena

      Excluir
  15. Oi Helena, tudo bem por aí??
    Obrigada pela visita em meu blog! É muito bom poder conhecer pessoas novas e junto receber incentivo e apoio de outros que também são apaixonados pela corrida!
    Muito bom o post! Siga em frente com seu projeto para o próximo verão, com certeza logo logo vai "chegar lá"!!
    Eu já coloquei minha meta para o ano que vem que é fazer minha primeira Maratona!! Agora é "correr atrás"!!
    Vamos mantendo contato!!
    Bjuu

    Poly (@polystrini)
    www.polystrini.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poly!!!
      Gosto de estipular metas. Correr com objetivo é bem melhor pra mim. E o verão está aí, não é mesmo. Se sentir bem e confortável é o que importa. Obrigada pelo carinho das palavras. Estou na torcida pela sua maratona. ;)
      Beijão

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...