29 janeiro, 2013

Resultado: Night Run Costão do Santinho

Kit Night Run Costão do Santinho
Muitos aqui sabem que eu adoro uma corrida noturna. E correr na praia então... uma delícia. O que dizer então da Night Run Costão do Santinho. A prova deste sábado contou com mais de 900 inscritos e foi um show a parte.  A Night Run contou com um percurso lindíssimo. Todo trecho iluminado por tochas entre dois costões e dunas na praia do Santinho (extremo norte da ilha). O vento forte foi um obstáculo a mais para os corredores, mas a estrutura e organização garantiram o sucesso da prova.

A Prova - Eu já tinha participado de corridas noturnas e corridas na areia da praia, mas as duas coisas num evento só foi novidade para mim. Acho que acertei em cheio na escolha da prova. A Night Run Costão do Santinho é top. 
Como sabem, eu ganhei a inscrição da I9 (organizadora da prova) e fui buscar meu kit na sexta-feira. Neste dia, tive o prazer de conhecer a Cris, que tão gentilmente me atendeu e pudemos nos conhecer pessoalmente. Uma simpatia, como eu já sabia. ;))
Pegando o kit com a Cris


No sábado, saí de casa cedo para garantir que conseguiria estacionar o carro num local seguro e assim aproveitar melhor a estrutura do evento. Cheguei no Santinho duas horas antes da largada e acreditem já tinham corredores circulando por lá. Inclusive, teve um Dj animando toda turma. Aproveitei para falar com os amigos antes da prova, muitos deles eu não via desde o ano passado, visto que esta foi a primeira prova "unissex" do calendário de Floripa.
Desta vez, eu tive a companhia mais que especial do meu marido e da minha afilhada Mariana. Correr com a família junto é muito legal. Eles, mais do que eu, puderam curtir tudo que o Costão estava oferecendo. Tinha um espaço Kids, entre outras coisas. Muito bom!

Minha Participação - A largada da prova aconteceu com pequeno atraso (coisa de cinco minutos), em função da turma que estava presa no trânsito. Ao som da buzina teve um show de fogos de artifício. Achei lindíssimo. Afinal já estava caindo a noite e dava para ver bem as "bolas coloridas". Largamos todos entre as tochas, mas ao longo do primeiro quilômetro a turma foi se chegando mais perto da areia dura da praia. O vento estava a favor, e muitos usaram da estratégia de correr mais forte nos primeiros 1700 metros. Inclusive eu. Meu pace ficou abaixo de 6:00. Não forcei porque sabia da "pedreira"  que vinha pela frente.
Neste ponto, acabava o trajeto na areia e tínhamos que pegar as dunas. Logo na subida da primeira duna, tivemos que nos enfileirar e isso causou uma aglomeração e por fim ficamos parados na base da duna. Eu achei graça. Não estava ali por busca de tempo. Mas, para aqueles que buscavam recorde, não deu nesta prova. Pelo meu garmin, fiquei ali pouco mais de dois minutos.
Eu nunca tinha corrido em areia tão fofa, como nas dunas. Gostei demais. O percurso foi iluminado com tochas, o que deu um charme muito especial. Consegui correr o tempo todo, mas vi que não foi assim com os demais. Tinha muita gente caminhando. 
Terminada esta parte era só regressar pela orla da praia. Nesta hora lembro de ouvir o "Vai Sua Linda" da Yara. Ela estava de staff, no ponto de hidratação. Uma querida!! Só que desta vez o vento era contra e estava muuuuito, realmente muuuuuito forte. Eu me inclinei para garantir a biodinâmica (dica valiosa da Juliana Dias), mas mesmo assim senti bastante. Consegui apertar o passo faltando 1300m para linha de chegada. A partir dali dei o meu gás para o sprint final. Os treinos de "tiros" tem dado resultado. Numa prova como esta percebi bem a importância deles. Cruzei o pórtico com tempo de 34:43, acima do que eu havia estipulado, mas consciente do que foi o que dava para fazer. Minha colocação ficou em 55a. no Geral e 16a. na Categoria. Gostei.
Na chegada fartura de frutas, água, isotônico, barra de cereais e uma linda medalha. Encontrei vários amigos corredores e batemos muitas fotos. Ilustro com algumas abaixo. Destaque para dois novos amigos "reais". Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Fernanda Thiesen, da assessoria NewPace aqui de Floripa. Um amor de pessoa. Linda e delicada! E ainda o Marcelo Almeida, do blog Diário de Corrida, de Blumenau, que me achou na largada. Vale o registro que nesta corrida consegui dar o prêmio ao amigo Eduardo Hanada, do blog Minha Vida de Corredor, pela promoção de natal.

Ponto Positivo - O local da prova e o percurso sem dúvidas são o destaque do evento. A praia do Santinho é muito charmosa e rica culturalmente por suas inscrições rupestres (nos costões), por isso a imagem na linda medalha. Ao preço de R$ 60 (o primeiro lote de inscrição) vale muito a pena correr esta prova. Tudo muito bem organizado e dedicado aos corredores. Uma organização feita por uma assessoria esportiva não tinha como não ser diferenciada. O kit veio com camiseta, viseira, número de peito, chip descartável e ingresso para boate top de Floripa. A festa seguiu por lá. ;)

Ponto Negativo - Eu não vi ponto negativo. A iluminação pelas tochas, por causa do vento, acabaram se acabando. Quem fez a distância de 10k acabou correndo as dunas nas escuras pela falta de iluminação. Mas não acredito que tenha sido de propósito da organização e sabendo do vento forte que estava é bem compreensível o que aconteceu. Pra mim foi tudo perfeito!

Na Largada
"Estica e puxa"
Todo mundo posicionado
Estrutura do evento
Com Eduardo levando prêmio da promo de natal
Roubei a foto do Eduardo para mostrar o blogueiro Marcelo (preto)
Amigos Loucos por Corrida Eduardo e Sebastião

Com Bruno, Guilherme (blog Correr Vicia) e Ju

Com as fofíssimas Patricia e Fernanda 
Aqui não dá para listar todo mundo. Mas, são as Loucas por Corrida, Suas Lindas!!!
Aliás, preciso fazer um último destaque aqui. Na primeira publicação do Resultado da prova meu nome não constava na lista. Entrei em contato com a organização na manhã de domingo (menos de 12h da prova) pedindo que corrigissem o fato. E, menos de duas horas, estava tudo Ok. Dez para Cris e a ChipTiming.  Provando uma verdadeira organização. Obrigada, gente!

Para aqueles que pensam em conciliar um bom evento e curtir praia em Floripa, a Night Run Costão do Santinho acontece sempre no mês de janeiro. Planeje e curta esta vibe conosco em 2014!!

Forte abraço e bons kms!!!

36 comentários:

  1. Eeeeee, primeiraaa! Adorei o relato Helena, adorei te conhecer também e obrigada pelos elogios. Na foto ali dá pra ver bem o vento forte que você pegou, olha os meus cabelos voando e a Pati toda encasacada, afinal, tava beeeem fresquinho.
    Dessa vez eu fui de torcida e olheira e achei uns pontos negativos na prova que você talvez não tenha percebido. A largada demorou bem mais que 10 minutos, porque o locutor ficava chamando fulano e siclano pra darem a largada e as pessoas não apareciam rsrsrs. Achei a chegado dos 5km muito estreita e o pessoal de apoio demorou pra colocar os cones pras pessoas não atrapalharem os corredores. Eu vi corredores se amontoando pra cruzar a chegada. Outra coisa foi o retorno dos 10 km, tinha um cara do apoio que ficava gritando "5 km direita, 5 km direita, 10km esquerda, 10 km esquerda", só que pra quem tava chegando, era o contrário. Ele falava em relação a posição dele (de costas pra chegada). Meu colega que fazia 5km foi na direção errada e por causa disso teve que voltar e perdeu uns 10 segundos nisso. Mal sinalizados o retorno dos 10 km e a chegada dos 5km. A placa grande de 5km ficou escondida atrás das pessoas que estavam no limite do cone. As tochas foram acessas muito cedo, cheguei às 19h, ainda era claro e já estavam acessas. Talvez por isso o pessoal dos 10km tenha ficado sem luz nas dunas rsrsrs.
    Se não tivesse vento e o céu estivesse limpo, a lua ia dar um show a parte.
    No mais, adorei te conhecer sua fofa! Nossa próxima corrida oficial é a meia maratona de Floripa, dia 24/03. A gente se vê lá ou na beira-mar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!!
      Adorei ter te conhecido. Fica ainda mais bacana saber com quem estamos "escrevendo". Achei muito legal você ter ido dar apoio para equipe. Significa muito para quem corre. Pelo menos, eu acho uma atitude elogiável.
      O vento estava forte e gelado. Fazia dias que eu não colocava um casaco (corta-vento). Ai que saudade do inverno. ;)
      Eu não havia me dado conta de todos estes itens que você listou. Acho que a euforia da largada não me fez perceber que eram mais de 10 minutos de atraso. Sobre o carinha do staff que ficava gritando, ele precisa de uma aulinha de coordenação motora (básica ainda) Mas tenho certeza que não foi intencional dele.kkk Minha sorte é que pouco escuto oque as pessoas gritam. Estou sempre tão focada, que nem enxergo tbem.hehehehe
      A Meia Internacional de Fpolis tbem está no meu calendário de provas, mas antes vou fazer a prova da Pinheira (dia 24/02) que é organizada por um amigo meu. Fazer volume.kkk
      Volto para beira-mar semana que vem, quando terminam minhas férias. Se dermos sorte, nos vemos antes de março sim.
      Super beijo
      Helena

      Excluir
  2. Parabéns Helena. Pelas fotos e pelo relato realmente a prova parece ter sido muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton.
      Obrigada!!
      A prova foi sim muito legal. Rever os amigos, correr na praia e em noite de Lua foi especial demais. Faltou dizer que corri com dor de ouvido. Um dia antes estava de cama com "otite", mas como disse para turma "Correr se usa as pernas mais do que os ouvidos. ;)
      Abraço e força nos treinos rumo ao IM.

      Excluir
  3. Helena,
    Imagino o quanto deve ter sido bom participar de uma prova dessa. Nunca corri na areia, acredita?
    Super beijos sua linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju Querida.
      Morar em Floripa, cidade com tantas praias, tem dessas de correr em areia. Podiam fazer uma praia artificial para ti em Belo Horizonte, ou melhor, podias se programar e correr aqui né.
      A areia castiga um pouco, mas ganha-se em força nas pernas. Eu estou adorando as férias por isso.
      Super beijinhos pra ti!!

      Excluir
  4. Parabéns por mais um circuito, amiga ! Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Foi tudo muito incrível. Minha primeira corrida noturna valendo medalha e no Costão do Santinho, um paraíso.
    Sou muito agradecido a este blog que nos proporcionou um sorteio de inscrição e fui o felizardo.

    Sobre a corrida, fui apreensivo, sentia uma dorzinha no joelho esquerdo, acho que psicológica. Mas deu tudo certo, fiz os 5KMs em 26 min e 51 seg.

    Ano que vem estarei com certeza no Night Run Costão do Santinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Israel,
      Fico super feliz em saber que você também gostou da prova e que pude te ajudar na estreia em corridas noturnas. Espero poder realizar cada vez mais promoções de inscrições. A ideia é divulgar as provas e garantir que mais gente possa relatar a alegria de corrê-las.
      Seu tempo foi excelente. Acredito que você não tenha passado pelo "perrengue" do funil nas dunas. Para prova na areia, foi d+ mesmo!!!

      abraço e até a próxima prova...

      Excluir
  6. Parabéns pela prova Helena. Gostei do relato!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio.
      Feliz 2013!!!
      Obrigada pelas gentis palavras. Estou mudando o formato dos relatos, quando vejo já escrevi alguns parágrafos.kkk
      Forte abraço e bons km's!!!

      Excluir
  7. Well... de baixo para cima, tenho muito mal a falar de chiptiming. Duas corridas grandes eles pegaram aqui em SSA e teve a maior lambança nos tempos, inclusive dos atleta-elite. Mas sim... Menina, como que faz para correr tão rápido na areia? Desisti de uma prova que vai ter aqui no dia 3 por medo de meus joelhos agirem por si só. RS! 1ª Corrida Unisex? Em SC tem muitas só "for men" ou "for women" ou vocês tiveram poucas provas esse ano? Achei curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,
      Eu nunca tive problemas com os resultados em provas, mas ultimamente tenho observado mais e até constatado que eles utilizam apenas o tempo líquido. E isso é mal. :/
      Sobre a corrida na areia, eu gosto muito. Me lembra o Romário treinando nas praias cariocas. O treinamento dele era apenas em areia fofo e o cara tinha um super condicionamento. Inegável.
      Chamei de corrida unissex porque foi a primeira prova para meninos e meninas, visto que a primeira prova do calendário de Floripa foi apenas feminina. Isso mesmo. O calendário é escasso se comparado a grandes cidades (Salvador onde vc mora).
      Abraços e seja muito bem-vindo!!

      Helena

      Excluir
  8. Gostei da prova ter adentrado para areias e trilhas. Saiu da monotonia da praia. E, além disso, o percurso ficou com a distância exata. Parabéns pela corrida! Um dia eu volto a participar de uma a sério haha (fevereiro, provavelmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Enio.
      O Garmin marcou 5k cravados. Gostei bastante das dunas, mesmo sendo novidade pra mim. Valeu como um desafio extra. ;)
      Vi que estais com treinamento de base. Foco na maratona sub4h??
      abraços e bons km's!!

      Excluir
  9. Oi Helena, finalmente conseguimos fazer a troca...rs. Adorei o prêmio. Muito obrigado. Parabéns por mais uma prova e dessa vez com uma dificuldade maior, a trilha. Achei engraçado os comentários da Fernanda. Também lembrei que fiquei tentando adivinhar qual era a esquerda e a direita do rapaz. Ah, eu sofri um pouquinho na 2a. volta. Totalmente escuro em vários trechos da trilha, mas sobrevivi. Agora sei que trilhas e dunas não foram feitas para mim. Prefiro o asfalto mesmo !!! Um abração e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.
      Fiquei super feliz em dar a toalha pra vocês. Obrigada tbem por ter guardado a revista pra mim. Foi para o meu arquivo da Correndo de Bem.
      Sua observação da segunda volta é super válida. Acho que mais gente sofreu um pouquinho às escuras. Ainda bem que era noite de lua. ;)
      Sobre areia e duna, eu lembro de você escrever algo do tipo numa participação sua na Praia do Pântano do Sul (em 2011 se não me engano). Vejo que ainda continua...
      um abração!

      Excluir
  10. Helena, muito bom o relato, deu ate vontade de fazer uma corrida noturna. Parabéns pelo resultado.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor.
      Obrigada pelo comentário. A corrida noturna é uma delícia. O clima é bem propício para uma prova. Eu gosto muito, mas tem gente que acha que dá mais ansiedade por ser num final do dia...
      abraços e bons treinos!!!!

      Excluir
  11. ola Helena sou de Floripa tambem, e corri a night run, adorei, mas senti na areia fofa, e no vento de volta, foi minha primeira prova na areia, mas achei super legal, quem sabe algum dia nos encontramos por ai..beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ester.
      Seja muito bem-vinda!!
      Mais uma corredora de Floripa. Estarei na Meia Internacional de Florianópolis, dia 24. Me avise se você também for. Podemos marcar um encontro lá. ;))
      A areia fofa castiga bastante. Quando o treino é intenso, fico sentindo a panturrilha até dois dias depois da corrida.hehehhe
      Beijos, menina. E bons treinos!!!

      Excluir
  12. Oi Helena,

    Muito bom o seu relato. Ainda não consegui fazer o meu, rs. Já vou informar que vou roubar a sua foto e a do Eduardo, para postar no meu blog, rs. Também gostei muito da prova, a energia que ela tem é muito boa. Obrigado pela menção no blog. A minha impressão se confirmou, você é muito simpática.

    Abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo.
      Fiquei contente por termos nos encontrado. É sempre bacana conhecer outros blogueiros corredores pessoalmente. Pode pegar as fotos a vontade. Está na rede.hehe
      E obrigada pelas gentis palavras. Você é muito cortês!

      Abraços e bons km's!!!

      Excluir
  13. Oi Helena, pelo jeito essa prova foi maravilhosa, minha equipe também estava por lá, morar em floripa é maravilhoso mesmo hein, que invejinha que dá...
    Parabéns Pela prova...
    Bons Km
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!!

      Foi maravilhosa mesmo. Não canso de dizer.kkk
      Qual nome da sua equipe? Devi ter visto...
      Venha correr com a gente em Floripa da próxima vez. Tem a Meia Maratona de Floripa em junho. Vai ser demais!!!
      beijinhos

      Excluir
  14. bom dia, Helena !!!! em 2013 estarei na sua cidade em missão pela FAB. Se der horário, quero muito fazer uma prova, mas um treino esta garantido. Vamos que vamos !!!

    estivison.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Estivison!
      Me avise o mês que você está planejando em vir que te passo o calendário de provas... Vais adorar correr em Floripa.
      Abraços e bons treinos!!!

      Excluir
  15. Showww minha amiga, local, prova, e claro a tua participação Parabéns !!!!!!!!!!!!!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Léo!!!
      Foi tudo incrível mesmo.
      Obrigada pelo apoio, sempre.
      abraços e boas corridas.

      Excluir
  16. Belo relato Helena, sempre bom nos encontrarmos!! Adorei as fotos! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju Querida!
      Tbem adoro revê-los e passa tão rápido né??
      Adorei saber as tuas impressões do five fingers. Penso em ter um para correr na areia tbem.
      super beijo, sua linda.

      Excluir
  17. Que beleza de prova Helena. Também adoro correr a noite. Ainda não tive a oportunidade de participar de uma prova na praia, mas deve ser ótimo.

    Parabéns por mais uma prova na conta.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.

      Correr na brisa da noite definitivamente é muito melhor, pelo menos pra mim. Correr na areia também é muito bom. É quase como correr na grama, só mais complicadinho. hehe Você ia gostar! Afinal já está na vibe de cross country...
      Obrigada pela visita!!

      abraços e bons treinos!!!

      Excluir
  18. Legal seu relato e o quanto foi bom para voce. Participei de algumas provas noturnas mas, como ai houve falhas na iluminação. Parei tambem de treinar a noite, algumas quedas. Mas gosto de ir sempre a estes eventos. Agora foco na maratona de Porto Alegre 42 km e Rio de Janeiro 42 km . abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Correr à noite tem destas coisas. A gente precisa se cuidar em dobro. Pela segurança, principalmente. Desejo força nos seus treinos para as maratonas de Porto Alegre e Rio.
      Abração e bons treinos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...