20 fevereiro, 2013

Manual do corredor



Afinal, existe uma manual de boas maneiras na corrida ou fica pelo bom senso do corredor não obstruir e prejudicar terceiros? Falo isso, por que tenho observado algumas coisas que considero nada desportivas. No final do ano passado, tivemos em Florianópolis uma prova com apoio de uma emissora de tevê da cidade. A ideia era que iniciantes ingressassem na corrida naquele evento. Houve bastante inscritos e não tenho nada a questionar desta atitude. Acho até que toda iniciativa em prol da saúde é super válida. O que não achei legal, foi que três participantes (que eu vi) neste evento correram com seus personal trainners do lado. Tiveram uma espécie de coelho durante todo o percurso.
Em se tratando de competição, ter um treinador ao seu lado na prova me parece desigual. Principalmente se o corredor estiver lá na frente. Ou seja, não sendo mais um iniciante e buscando uma posição no pódio.

A Revista Runners divulgou recentemente uma matéria contendo um guia para iniciantes (ou um curso de revisão para veteranos) sobre o que fazer e o que não fazer no dia da prova. O texto é do jornalista Jen A Miller e a ilustração é de Nigel Buchnam

A tira abaixo foi retirada desta matéria e traduz bem o que falei acima.

Ter um amigo como coelho

 Talvez não. Se um colega que é mais rápido já ia participar da prova, não tem problema, diz Matt Helbig. "Se ele o levou até o km 30 e depois saiu da maratona, isso é totalmente legal", diz. Mas se ele entrou na prova no km 30 para acompanhá-lo até a reta final, há uma preocupação com segurança. Imagine se todos numa prova de milhares de atletas adotassem um puxador de ritmo.

E vocês, acham que deve existir um manual de conduta na corrida?

Forte abraço e bons treinos!!

22 comentários:

  1. Não vejo tanto problema, mas se o cara precisa de alguém puxando ele pra correr bem e chegar na frente, ele tem que treinar mais o psicológico. Alguma coisa não está funcionando bem.

    Aliás, na próxima edição do podcast vamos falar dessa matéria aí com nossas opiniões abalizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.

      Acho que este assunto precisa ser mais difundido. Muita gente corre meio "sem noção", para não dizer que hajam sem educação. Vou ficar atenta ao podcast e divulgar aqui.
      Abraços

      Excluir
  2. Acho que sim.

    Achava que era proibido personal acompanhar na prova.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!!!

      Tem tanta coisa por trás da corrida... Não é simplesmente botar o tênis e correr - pelo menos numa prova oficial.
      super beijo e obrigada pela visitinha!!!

      Excluir
  3. Creio que o bom senso é sempre importante ... Bom post, dá pra gente refletir bastante sobre o assunto. Grande beijo, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida!

      Também penso assim. A educação vem de casa, não é mesmo?
      Obrigada!!
      super beijo

      Excluir
  4. Mais do que o exemplo, vamos ao manual.
    Acho válido sim um "manual" por já ter visto e vivenciado situaões de corredores atrapalhando os demais. Inclusive tenho conversado com algusn colegas sobre isso. Há muito "sem noção" e não é crítica a novato não. Tem muito "carteira permanente" que comete barbeiragem nas corridas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.

      Eu imaginava que o que eu vinha pensando não era uma coisa isolada. Acho que muitos corredores passam por situações semelhantes e acabam sendo lesados. A proposta aqui é propagar a ideia de educação em casa e na rua. ;)
      abração

      Excluir
  5. Acho que em prova não deve ir treinador/pacer do lado. Que ele fique em algum(ns) ponto(s) da prova para incentivar e dar alguma dica, mas correr junto acho que vira uma certa bagunça. Assim como vôlei, no futebol, etc. o técnico está ali mas tem seu lugar determinado. No caso da corrida acho que não é na pista, a não ser como fala ali em cima que ele vá participar da prova também e queira "comprometer" a prova dele em prol da tua, mas mesmo assim acho que deve ser com um certo bom senso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Gostei da sua comparação da corrida com outros esportes. O técnico faz parte da equipe, mas na hora do jogo quem entra em campo é o corredor. Bem por aí. O chato é que estas pessoas que eu citei correram outras provas ainda com seus treinadores. Nada a ver...
      abração e bons treinos.

      Excluir
  6. Tem coisas que realmente não pode acontecer em uma prova: usar numero de peito de outro corredor, largar com bichinhos e tirar sarro do vizinho, estas para mim são as piores coisa que um corredor pode fazer. Quanto ao filme Django Livre, eu assiti sim e recomendo, muito sangue e violencia bem ao estilo do Tarantino. Vale resaltar a performace do Jamie Foxx. Assiti também o filme O Mestre, um drama muito bem dirigido e com otima atuação dos atores principais(que concorrem ao oscar). Bom a supermaratona é um negocio a parte, mas vou deixar para falar depois da prova...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar número de outra pessoa é praticamente correr na pipoca. Afinal você não pagou a sua inscrição. E como fica na lista dos resultados? Afinal, o tempo que uma mulher faz é diferente do que o do homem. E agora José??

      Obrigada por me dar o feedback dos filmes. Vou assistí-los depois... Valeu!!!

      Excluir
  7. Acho que prevalece o bom-senso. Se alguém quer correr acompanhado, que largue atrás. E siga pelo canto, assim não atrapalha aqueles que buscam tempos mais rápidos. Tão ruim quanto isso, são aqueles que não respeitam a divisão por ritmos.
    Uma corrida que fui em 2011 fiquei um pouco na frente, mas não muito para não atrapalhar quem corre mais rápido. Eu estava a menos de um minuto da largada (corridas cheias no Aterro no Rio lotam, já larguei quase cinco minutos após o início), e de onde eu estava, que era uma boa "posição" para largar, vi na minha frente quatro meninas com a sacolinha do evento nas costas. Ou seja, não deviam correr, porque aquilo atrapalha. Passei logo à frente delas, antes de começar, e então, já na corrida, quando fiz a primeira volta, prestei atenção na pista ao lado e revi essas meninas caminhando e conversando. Além do paredão (ou muralha?!) elas estavam MUITO devagar. Me irritei profundamente, e pensei na sorte de ter avistado antes de começar a corrida. Coitado dos que ficaram atrás, imagino quanta gente se atrapalhou por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.

      Este lance de paredão é bem chato mesmo. E é difícil uma prova que você não veja isso, infelizmente. Ainda bem que você estava ligada e não foi prejudicada, né?
      Super beijo

      Excluir
  8. Infelizmente muitos atletas usam esse artifício, alguns ainda utilizam bikes para acompanhar, piorando a situação. Tem tb aqueles que esquecem que estão dividindo espaço e formas uma muralha,não deixam ninguém passar.Já corri muita prova de 10km em que a largada dos 5km era depois e tínhamos que ultrapassar uma massa humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabel.

      Quem corre acaba assistindo muita coisa nas provas. Acho que tem que haver bom senso e educação. Talvez um pouquinho mais de respeito já melhorava bastante. Afinal, gentileza gera gentileza. Cada um na sua vibe, numa boa, né?
      Super beijo

      Excluir
  9. Oi Helena boa tarde infelizmente muitos corredores nao tem educacao e uma pena que isso venha acontecendo, saiu site abaixo o que aconteceu na Corrida em Itu - SP em que um corredor entra pela grade, derruba outro corredor. http://www.runnerbrasil.com.br/

    Um abraco e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge.

      Eu desconhecia esta notícia de Itu. Lamentável, não é mesmo??! Fica mais um exemplo para o post. Valeu por compartilhar...

      abraços e bons km's!!

      Excluir
  10. O bom senso sempre é bom, concordo com a Juliana. Já vi e aconteceu comigo de ser empurrado no túnel de chegada por outros corredores... falta de espírito esportivo, nem tanto pela ultrapassagem, já que na maioria dos regulamentos proíbe essa prática, mais pela falta de educação em empurrar.
    Boa reflexão.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo!!

      Acho que todo mundo tem uma história pra contar. Nem que seja de ter assistido ou vivenciado. Na corrida que fizemos (Night Run Costão) percebi que muita gente desrespeitou no funil da duna. Era um empurra-empurra... Alroroço total! Lamentei por isso tbem.

      abraços e bons treinos!

      Excluir
  11. Olá Helena,

    Acredito que é preciso mais consciência dos corredores nas provas. Não há porque num evento onde o que se preza é a saúde e a interação com outras pessoas acontecerem coisas como essas citadas na matéria ou nos relatos do pessoal.
    Acho ainda que deveria haver mais fiscalização nas provas e que se seguisse a risca o que diz os regulamentos sobre atitudes antidesportivas e retirasse da prova os maus educados.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.

      Também acho que deveria ter mais fiscalização da empresa organizadora nas provas. Teve uma prova que me senti super lesada, pois uma "menina" cortou caminho e chegou na terceira posição. Quando vi a lista do resultado geral e percebi meu nome em quarto, fiquei bem chateada. A pergunta que fica é se ela acha que realmente mereceu o trofeu, né?

      abraços e obrigada pela visita!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...