11 junho, 2013

Correndo em círculos: a importância da concentração

Foco antes mesmo da largada
Além do condicionamento físico, a corrida exige concentração. Manter a mente focada durante o exercício é essencial para quem busca um melhor desempenho. Tive a prova disso nos meus dois últimos treinos. Por situações diversas, tive que correr perto de casa em dia de longão e de treino de ritmo. O lugar onde moro não tem nenhuma pista de corrida, avenida beira-mar ou parque próximos, então o jeito foi por a criatividade em prática e correr pelas quadras do bairro.
No dia do longão, estipulei um percurso que desse pelo menos 1000m em uma volta (uma das vantagens de ter o garmin é calcular exatamente a distância). E assim, me lancei do desafio de fazer 12 km. Gente, não foi fácil. Na terceira volta eu só pensava "faltam mais 9". Torturante fazer isso, não recomendo. Foi então, que criei um jogo mental. Via uma pessoa sentada no banco e pensava "vou dar a volta e ver se ela continua ali". E foi nesse jogo de "gato e rato" com personagens durante o treino, que concluí com louvor o longão. 
Nesta segunda fiz um treino de ritmo e usei uma avenida movimentada como percurso bate-volta. Já era tarde quando fui correr e estava frio. Dei cinco lances de 1400m monitorando a frequência cardíaca, já que o treino era de ritmo contínuo. Diferente do último treino, este me senti mais concentrada no exercício. Consegui manter a respiração, postura e bpm. Foi uma experiência nova correr em círculos, mas devo admitir que no fim eu gostei. A lição aprendida aqui é que se quisermos conquistar nossos objetivos é necessário ter foco neles. O corredor precisa saber exatamente o que busca e depois é preciso fazer acontecer. Posso afirmar, que depois de voltas e voltas, a sensação pós treino é recompensadora demais. Vale insistir cada passada nessa corrida em círculos.
Encontrei um artigo muito legal, publicado na revista O2, que fala sobre o foco e a concentração na corrida, onde o treinador Marcello Butenas diz: "Quanto maior for o autoconhecimento e o controle da situação por parte do corredor, mais evoluído na capacidade de concentração ele está”. Vocês podem ler o artigo na íntegra aqui.

"E vocês, já correram ou correm em percursos que exigem voltas?"


Forte abraço e bons km's turma!!!

33 comentários:

  1. rsrsrs ... lembrei de mim ... bem no início, quando comecei a correr, era no entorno de uma praça, perto de minha residência ... cada volta tem 500 metros ... eu queria correr 5 km, então tinha que dar dez voltas ... pra não me perder, eu levava gravetinhos na mão rsrs ... dez gravetinhos pequenos - e ia largando em determinado lugar rsrs ... este era o meu foco ... Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, fiquei imaginando você com os "gravetinhos". Cada corredor com seu método. Não importa como, o importante é correr. ;) super beijo

      Excluir
  2. Já. E não gosto... Para correr em círculo tenho que me distrair a ouvir música e a pensar na vida.
    Acabo por tomar grandes decisões na minha vida nesses treinos. Penso no dia de amanhã, o que tenho que fazer, etc...

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baby, quando atingimos o estágio de correr de maneira natural, como se não sentíssemos o chão, eu considero o ouro da corrida. Mesmo com foco no exercício é quase inevitável não pensar em outro assunto da vida cotidiana. Dominar a mente é uma tarefa e tanto...
      Obrigada pela visita aqui. Seja muito bem-vinda!!!
      super beijo

      Excluir
  3. Ótimo texto, essa é a parte que mais pega, no fundo a gente sabe que tem perna, que tá tudo legal, mas sempre existe aquela nossa parte que nos quer desafiar a desistir...
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, Sua Linda!!!
      Sob esforço, a mente entende que o corpo está entrando em "colapso". Natural, que influencie no resultado, na força das pernas. Por isso, insistir, se desafiar se torna bacana (sem exageros também, né). Acho fascinante tudo que envolve a mente humana. E se alinhado com a corrida fica ainda mais legal. :)
      super beijo pra ti.

      Excluir
  4. Em 2010 me lesionei e fiquei durante um mês e pouco treinando numa area de 300 metros de grama... Mas para a cabeça foi muito importante, pois aprendi a aumentar a concentração, a ter paciência e ter persistência. Correr em circuito eh bom para isto...

    Fabio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      300 metros é uma distância bem pequena.
      Às vezes, o que pensa nem é tanto a distância que estamos percorrendo e sim a quantidade de voltas que fazemos. Parabéns pela sua dedicação e aprendizado. ;)

      Excluir
  5. Helena,
    meus treinos até uma hora de duração são feitos num "circuito" que compreende duas ruas num total aprox. de 2km, isso muito cedo, acompanhado somente pelas corujas,kombis de entregas de leite e pão, motoqueiros que arremessam jornais para as casas,etc...
    Única companhia é o MP4.
    Vantagem? Fortalece a mente,te "obriga" a focar no treino.
    Bons treinos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge.
      Correr cedo proporciona estas coisas aí que você listou. Observar in loco a rua, o bairro onde mora, acordando pra mais um dia. Acho demais isso!! Parabéns pelos seus treinos! =)
      abraços

      Excluir
  6. Já minha amiga, em treino e em prova. As duas ultras que fiz foram em uma pista de 400m. Imaginaaaaaaaaaaaaaa.

    Adoro, vou repetir uma delas este ano :)

    Parabéns pelo foco no treino, eu sei o quanto é desgastante dar voltas e voltas no mesmo lugar.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Drica.
      Ultra em Pista de 400m é pra doido. kkkk
      Parabéns por persistir na prova e acima de tudo GOSTAR. =)
      beijinhos

      Excluir
    2. Tenho 25 anos 1.81, 105 kg , Tem volta ? Quero tentar com os gravetos!

      Excluir
    3. Jotape, seja bem-vindo ao blog.
      Claro que tem volta. Comece devagar. Um passo de cada vez, mas não desista! Foco, força e fé.

      Excluir
  7. Não é fácil dar várias voltas no mesmo percurso, eu costumo dizer que abala meu psicológico. Mas corrida é físico e psicológico, né? Parabéns pelos treinos!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, bem por aí. Quem corre distâncias mais longas sabe bem como é preciso ter foco e garra para persistir. A cabeça manda mais que as pernas, sem dúvidas. Obrigada pelo carinho.
      beijinhos

      Excluir
  8. Helena, parabéns. Tirando os treinos de tiro que acho mais fácil fazê-los em local com marcação ou pista, eu não suporto dar voltas, gosto de no máximo ir e voltar. Com o garmin saio correndo pelas ruas até marcar a distância do treino.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor.
      Correr com garmin facilita por isso. Você pode mandar ver no longão, que o relógio vai mostrar a distância certinho no gps.Mas, vou te dizer, as "voltas" contribuem para uma maior concentração. Cada corredor reage de um jeito com treino.
      abraço e boas corridas!

      Excluir
  9. Helena,
    A maioria dos meus treinos é em voltas de 1,1km. 0s do fim de semana eu faço nos de 2,5km, mas já me imagino nos longões de 30km em voltas de 2,5km. Não é fácil, mas fico mais concentrada. Adoro
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju Querida.
      Eu achei que só eu que estava ficando doida de gostar de voltas. kkk
      Fazer um longão de 30km em circuito de 2,5km é forte, amiga. Mas, vaaaaai que dá.
      super beijos

      Excluir
  10. Na beira mar de são josé são voltas de 6 km. Mas aí é uma baita volta, não conta.

    O que eu faço é um percurso de 800 metros na grama, para aquecimentos ou trote regenerativos. Precisa muita paciência mesmo. E foco. 8 voltas eu consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ênio.
      Nem é uma questão de pernas, principalmente pra ti que encara as maratonas. É cabeça mesmo. Oito voltas de 800m já é um bom treino de concentração. Não conta tanto os metros e sim quantas voltas vc faz... ;)
      abraços e bons treinos!

      Excluir
  11. Olá Helena,
    Já corri e até competi em circuitos que exigem voltas. Seu texto diz tudo, o nível de concentração fará com que o exercício torne-se produtivo. Por outro lado, correr por correr, sem ter um objetivo... aí sim... se tornará um tédio.
    Ultra abraço,
    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dionisio.
      Acho que toda atividade que a gente se programa a fazer tem que ter dedicação. Correr sem objetivo, ou até para os outros, não tem graça mesmo.
      Ultra abraço pra vc tbem. =)

      Excluir
  12. Várias vezes Helena.
    Meu treino orientado é numa pista de 450 metros, os tiros numa de 250.
    A cabeça "pira"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      A cabeça pira, mas não falha né? Bora correr nessa pista aê!!!!
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  13. Em provas não, mas algumas vezes em treinos e também não vejo o tempo passar, como você disse, precisamos de muito mais foco e concentração. Mas não deixa de ser um desafio, né?!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bê.
      Eu acho realmente um desafio, uma provação de resistência. Não se compara com quem faz as ultras (e até alguns se manifestaram aí em cima), mas é um teste sim.
      Beijos pra ti e bons km's!!

      Excluir
  14. Já caminhei, corria muito pouco, (não que eu esteja correndo muito agora hiuahiuahiha) ao redor do campo de futebol do estádio da cidade que morei durante a faculdade... Ao redor do gramado tinha uma pista de pó de brita onde alguns faziam suas caminhadas e outros seus treinos de corrida. As vezes era chato, principalmente quando eu só caminhava, mas quando comecei a correr fazia testes, tinha uns quadrados de propagandas e aí eu me obrigava correr de tal até tal... tbm na parte atrás do gol... até conseguir correr a lateral e assim progredindo.. lateral toda e a parte do gol... kkkkkkk Mas era raramente que eu ia, sempre poucos metros...não me exercitava regularmente, nem cheguei a dar a volta inteira. huahasiuhaiuhah

    Ahh, tenho que começar aprender a correr na rua, o pouco que eu corro é na esteira. O que eu consigo correr na rua é a metragem que eu corria ao redor do campo.. heheh Ou seja, muito pouco. :/ Mas também nunca saí de casa só pra treinar corrida na rua. ¬¬ Não posso só reclamar. hsiuahiua Qualquer dia eu vou. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, não pude deixar de rir com seu comentário. Estais bem animada heim....kkk Correr nem sempre é uma questão de pernas. Vai devagarinho, segura um pouco o ritmo. Vai ver que vais conseguir dar umas passadas a mais. Força, menina. Confio em ti.
      super beijo e obrigada pelo carinho. =)

      Excluir
    2. huahiusahu xD
      Dias e dias... Alguns focada outros nada. kkkkkk
      Pode deixar. Obrigada pela força.. Beijo

      Excluir
  15. Também não gosto de correr dando voltas, principalmente quando são curtas, como no 1º exemplo que você citou. Aqui em Brasília, no parque da cidade, onde treino, na mesma pista exitem 3 opções de circuitos: 4, 6 ou 10km. Nos meus longos tento fazer o máximo para não passar pelo mesmo lugar duas vezes, mas às vezes não tem jeito. É o que você falou mesmo, precisamos ter concentração e foco.

    Abraços,
    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Nos últimos sete dias, fiz 3 treinos em circuitos pequenos. E posso afirmar que é uma questão de acostumar. Neste último, fiz 14k em círculos. Pensei que não fosse conseguir, mas até que foi tranquilo.
      Abraço e bons treinos!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...