18 julho, 2013

Correndo com a lesão

Extensor de joelhos, meu exercício preferido (quadríceps)
Não é segredo pra ninguém, que fui pra academia forçada. Estava com uma lesão inicial na virilha e fui atrás de fortalecimento muscular para curar esta "zica". Se fosse outros tempos, eu mesma teria feito uma aposta em mim que não duraria três meses lá. Porém, venho aqui afirmar pra vocês, com sorriso no rosto, que estou prestes a completar meu 4º mês de musculação.
Comecei com três séries de 10 repetições em oito aparelhos, treinando duas vezes na semana. Hoje faço quatro séries, em 12 aparelhos. Novos tempos. Quem diria. E adivinhem, estou gostando. O que fica ainda mais esquisito.hahaha Inclusive, para o mês de agosto quero me planejar para fazer três vezes na semana.
Alguém pode estar se perguntando, mas da onde vem essa animação toda para treinar na academia (leia-se musculação). A resposta é simples. Deu resultado. Além de ter certeza que estou fortalecendo a musculatura, eu não senti mais as dores na virilha. Sumiram as preocupações de correr forte e achar que no outro dia não conseguiria andar direito. Finish. Capito. Acabou!!
E como tenho lido e compartilhado da agonia dos amigos que estão lesionados, como é o caso da Diva Aninha, do Luiz Souza, da Yara Gomes, da Ana Clara, do Israel Cordova, Eduardo Hanada, Victor, Marco Aurélio Lima, do Fábio e tantos outros. Seja por uma lesão no joelho simples ou mesmo no quadril, coluna. Não posso deixar de dizer que esta fase vai passar. Com tratamento certo (fisio), gelo e fortalecimento muscular, a crise vai passar. Força, pessoal.
Já para turma que está no bem bom, sem dores, cuidem-se. Incluam um treino de força na semana, nem que seja um funcional, se vocês tem arrepio quando escutam a palavra "musculação" (eu tenho!). Existem séries ótimas de agachamento, saltos em banco, corrida na areia, que podem ser executadas na praia. Tudo de ótimo.
Nos próximos dias, vou compartilhar com vocês como são os meus exercícios. Lembrando que o fortalecimento muscular, além de evitar lesões, dá gás extra para as provas, afinal a pessoa vai ficando mais forte. E vamos que vamos!!

Forte abraço e bons treinos!!

22 comentários:

  1. Que legal, Helena. Um injeção de ânimo para mim. Eu já ia começar essa semana a fazer musculação. Agora vou muito mais animado. Acho que o meu sentimento era igualzinho ao seu antes...rs. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.
      Sempre fui avessa à musculação. Não gosto nem do nome. Prefiro dizer que faço fortalecimento muscular. Mas, vai com fé. Quem sabe você não começa a gostar também. Garanto que essa dor no joelho vai embora. ;)
      força aí!!

      Excluir
  2. O meu sentimento continua o mesmo. Academia, não tenho dúvida nenhuma, bem feita, mal não vai fazer. E ainda pode ajudar (o que acontece na maioria dos casos) Mas é muitoooo chaaaato haha. Eu não consigo pagar para estar lá.

    Vou levando do jeito que der até onde der. Enquanto estiver sem dor que me impeça de correr e alguns recordes, dá para viver. Se precisar de academia, vou seguir suas dicas e lembrar deste poste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, falaste uma grande verdade. O exercício precisa ser bem executado, se não pode gerar até uma nova lesão. Bem feito só traz benefícios.
      Vou torcer que tenhas saúde para se manter firme nos treinos da maratona e encarar cada vez mais recordes. Deus te ouça e te ajude. ;)
      abraços

      Excluir
  3. Helena,

    Penso que o fortalecimento muscular é parte essencial para se trabalhar a musculatura acessória ao gesto motor da corrida. Acredito também, que a Academia tem o seu devido espaço para o corredor de longa distância, considerando sobretudo o recrutamento de outros músculos não exercitados na nossa tão amada corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dionísio.
      É bem sabido que quem corre gosta mesmo é de correr. No entanto, fortalecer a musculatura se faz muito necessária, seja em distâncias menores ou ultramaratonas. Imagino que sendo ultramaratonista, tenhas sua série de força semanais em prática.
      Obrigada pela visita e forte abraço.

      Excluir
  4. Eu JURO que vou tentar de novo em 2013. :-)
    Abraço e bons treinos... na academia e na rua. :-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, estou de olho em ti. hahaha
      Até fim do ano, vou passar em casa blog para ver se a galera está cumprindo as promessas. ;)
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  5. Caraca.
    Quanta gente no DM rsrsrs.
    Valeu Helena pelo incentivo sempre presente, sucesso e vamos pra "cadimia"!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, pra veres que não estais sozinho.
      Aguenta firme, meu amigo. Vai na manha que vai dar tudo certo.
      Estou na torcida pela sua recuperação.
      abraços

      Excluir
  6. Na academia um dos meus equipamentos prediletos também era o extensor de joelhos.
    Eu até gosto do treinamento de fortalecimento na academia. Mas, atualmente, estou dando preferência para o treinamento funcional. Sinto mais o resultado. E minha condromalácia patelar agradece =)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,
      Gosto do extensor de joelhos porque sinto "queimar" a musculatura. E quanto mais sofria parece que melhor é.hahaha
      Os funcionais são ótimos também e existem séries que dá pra fazer em casa, no quintal mesmo. O importante é gostar do que faz.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  7. Adorei o post, Helena! Eu estava conversando justamente sobre a importância dos exercícios de força com os meus amigos nesta semana. Não adianta muita coisa treinar sem fortalecer a musculatura! Não existe corpo que aguente o tranco. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      Não tem mesmo. O nosso corpo é uma máquina e volta e meia precisa dar umas calibradas nas engrenagens. Nem digo para fazer todo dia, duas séries por semana é o ideal. Até porque temos os dias de treino de corrida. O importante é fortalecer os músculos e dar o devido tempo de repouso para assimilar toda essa prática esportiva.
      Obrigada pela visitinha.
      beijos queridona.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Gostasse, Isa?!!
      Pra veres como estais no caminho certo. ;)
      super beijos

      Excluir
  9. Falasse tudo Helena!

    Tinha os mesmos sentimentos em relação a academia que vc! Mas também mudei minha relação com ela e hoje gosto de fazer musculação... Ops, reforço muscular!

    Gostei! vou adotar esta nomenclatura também...

    Abraços

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Fábio.
      Pra reforçar o time dos corredores que frequentam a academia (e gostam!).
      Bora zerar essa lesão aí. Força, amigo.
      Abraço ;)

      Excluir
  10. Sinceramente ? Eu sempre gostei, já estou fazendo o tal do reforço há tempo. E depois da descoberta da condromalácia, mais, ainda ... Estou me sentindo ótima em relação ao joelho. É TUUUDIBOM. Beijo, excelente teu post, bem motivador para quem ainda tem dúvidas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho, Ivana.
      Mais uma para reforçar a ideia que academia pode ser "tudibom".
      beijos queridona.

      Excluir
  11. Olá Helena quanto time que não te look! Eu to no time dos lesionados...buáá minha ultima prova foi a Adidas inverno e bem de boa...to parada paradinha a mais de um mês e to só academia...descobri que além da condropatia tenho uma edema no côndilo femoral to bem deprimida com minha atual situação, to tenho muito medo de nunca mais poder voltar a correr como corria to tomando Disfor e all flex espero q de resultado a dor diminuiu mas ainda está aki...segundo o ortopedista se não melhorar com esse tratamento podemos operar e se eu operar corridas esse ano já era, 1 mês e meio sem por o pé no chão...to inscrita para adidas seja o que Deus quiser.

    Grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha.
      Bom ter notícias suas. Pena foi saber que estais no time dos lesionados. :(
      Ainda bem que consigas fazer os treinos de fortalecimento muscular. Muito importante para recuperação. Vou torcer para que não precises operar. Força, amiga! Não desanima não.
      Estou na torcida para ficares boa logo.
      beijinhos

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...