15 agosto, 2013

No cronômetro


Esta semana, marquei no cronômetro quanto tempo levo para fazer a série de fortalecimento muscular na academia. Cravou 38:07, ou seja, não levo nem 40 minutos para trabalhar os grupos musculares das pernas, peitoral, costas, ombros e abdômen. E de quebra, ainda me alonguei durante cinco minutos.
Sei que o tempo varia de pessoa para pessoa e tem gente que faz esteira, bicicleta e aproveita aquelas aulas fitness que a academia oferece. Mas, pra mim, que busca apenas o fortalecimento como um complemento à corrida, está de bom tamanho. 
É bacana destacar que todo exercício deve ter acompanhamento de um profissional de educação física. Estipule com ele o número de aparelhos, a quantidade de séries, a intensidade e o tempo praticado em cada exercício. Ah! E principalmente, defina qual seu objetivo se é ganho de massa muscular, perda de peso ou fortalecimento. Cada tipo de treino varia o ajuste de carga.
Localizei um video (abaixo) da Smart Fit, franquia de academias, que traz dicas de como realizar a prática da musculação. Pra quem está iniciando, vale conferir. Já pra aqueles que procuram dicas de como utilizar os aparelhos e saber quais são específicos para corrida, a smart fit disponibiliza vários exemplos no canal do YouTube, clique aqui.


Forte abraço e bons treinos!!!

19 comentários:

  1. Acabei de me sentir um preguiçoso Helena. 40 minutos e eu não consigo fazer musculação. kkkkk

    Abraço!
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, quanta modéstia. Um triatleta jamais pode ser chamado de preguiçoso, muito menos um ironman. kkkk
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  2. Meu recorde nos 8 km é quase esse tempo aí.
    A vida é muito curta para perder tempo na academia haha (brincadeira (mas eu penso isso)).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que você pense assim. Fortalecimento muscular é super importante para nós corredores. Experimente, quem sabe você não muda de ideia.;)

      Excluir
  3. É vdd Helena, esses 40min são tão importantes para complementação de qq esporte.
    Os que conseguem (além do tempo que tiram para a corrida) merecem total respeito! Aff amiga, tô fora desse respeito..hehe
    Bjos lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani Querida, que bom receber uma visitinha sua aqui no meu cantinho. Você fala assim, mas faz bike como complemento à corrida e ainda uns funcionais em casa. Tem todo meu respeito.
      super beijo lindona!!!

      Excluir
  4. Excelente postagem, amiga, bem certeira ! Eu tenho levado um pouco mais, ultimamente ... Tenho feito circuito ... Beijo carinhoso, obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, circuito é muito legal pois varia os exercícios. É uma excelente pedida!!! Vejo que já estais no time dos mais experientes com a "muscula". =]
      beijinho e bom final de semana.

      Excluir
  5. Oi Helena, descobri o teu blog na página da Drica, eu acredito muito no reforço muscular para a prevenção de lesão e melhorar a corrida, e em menos de 40 minutos não tem desculpa, incrível como tem gente que fica horas de papo se respeitar os intervalos entre as repetições o resultado é visível.
    Beijinhos
    Bons KM
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Acompanho seu blog faz mais de ano e lembro de receber visita sua aqui também. Talvez você não se lembre, porque ele "sofreu" uma repaginada.hahaha
      Agradeço pelo seu comentário. A Drica é uma queridaaaa.
      Respeitar o intervalo entre as repetições é super necessário para garantir o resultado com exercício. Do contrário, o efeito pode ser até o inverso.
      super beijo e bons treinos.

      Excluir
  6. eu treinador me deu "alta" da musculação para esse ano, mas em compensação dobrou meus treinos de tiro e escada, rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josa.
      Treinos na escada podem ser bem funcionais e os de tiro são específico para ganho de gás. Com certeza, vai ajudar na sua corrida.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  7. Eu em geral levo mais tempo pois meus intervalos são de no mínimo 3 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adolfo.
      O tempo de treino varia de pessoa pra pessoa. Dependendo da quantidade de repetições e da carga, os intervalos podem chegar a mais de 3 minutos mesmo. ;) O lance é fazer com supervisão e garantir o sucesso do fortalecimento.

      Excluir
  8. Bacana Helena.
    Levo um pouco menos por ter só parte do horário disponível, assim não sacrifico mais a presença com a família.
    Obrigado pelo video, verei em casa.
    ABraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Eu gostei bastante dos videos. Dá uma noção para quem está iniciando na academia. E conciliar a agenda do trabalho, treinos e família é o verdadeiro exercício do corredor.
      Bora lá e bons treinos.

      Excluir
  9. Levo 1h e 20min. (Saio igual a um alucinado para trabalhar). Tomei uma decisão esta semana! Estarei reformulando o meu fortalecimento muscular e provavelmente será fora da academia, ano passado fazia em casa, exercícios calistênicos(próprio peso do corpo), com halteres, bola suiça e elástico e deu muito certo. Não estou gostando dos resultados dos aparelhos, para esculpir corpo é legal, mas para corrida +ou-. Minhas opções: Em casa, pilates ou funcional na praia. Abs! http://www.sopensaemcorrer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erivelton.
      Pilates e funcional são excelentes opções de fortalecimento muscular. Parabéns pelas escolhas. Bons treinos!!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...