17 fevereiro, 2014

Os benefícios do Alongamento

2014: Na vibe de alongar sempre após o exercício.
Pra fugir da lesão muscular, decidi incluir o alongamento na rotina de treino. Coloquei no calendário de casa os dias destinados a prática e tenho seguido à risca. É cedo para dizer se sinto alguma melhora na postura, mas o fato de alongar me deixou ainda mais animada. Afinal, vale o ditado, prevenir é o melhor remédio.

Segundo a fisioterapeuta Carolina Vicaria Rodrigues Daurea, os exercícios de alongamento oferecem inúmeros benefícios ao corpo, como melhora da circulação, aumento da flexibilidade e do relaxamento muscular, prevenção de lesões e dores musculares e melhora da mobilidade articular e postural.

"É importante lembrar que o alongamento não é sinônimo de dor e nem deve ser realizado de forma abrupta e, sim, de maneira lenta e suave. O correto é sentir que o músculo está alongando gradativamente; balanceios e trancos apenas prejudicam a musculatura.  O mais importante é assumir uma posição confortável e sustentá-la, por no mínimo, 30 segundos, respirando de forma lenta e controlada. As séries de alongamentos podem ser repetidas durante o dia, quantas vezes forem necessárias ou desejadas. A regularidade é fundamental para que os benefícios sejam obtidos", explica Carolina.

Existe uma discussão de quando fazer o alongamento. Se antes e depois ou apenas depois. Eu tenho feito exclusivamente após os treinos. Não sou muito adepta a alongar antes dos exercícios, principalmente da corrida - desta eu aqueço trotando. Gosto de trabalhar em cima do grupo muscular que esteja envolvido com a corrida, ou seja, os adutores, a região do quadríceps e da panturrilha. O site da O2 divulgou algumas dicas de exercícios:

Adutores
Fique de pé com as pernas bem afastadas, os pés paralelos e alinhados um à frente do outro. O tronco deverá se manter reto, enquanto o abdômen ficará contraído. Apoie a mão em cima do joelho direito e o flexione o máximo que conseguir. Mantenha a posição por 30 segundos e repita o mesmo movimento com a perna direita.

Quadríceps
Com o corpo em pé, mantenha o abdômen contraído e flexione o joelho esquerdo puxando a ponta do pé para trás. Permaneça com o tronco reto e alinhando por 30 segundos, depois faça o mesmo com o joelho direito.

Panturrilhas
Também em pé, deixe o corpo reto, levemente inclinado à frente e com abdômen contraído. Mantenha a perna direita estendida e flexione o joelho da esquerda apoiando em alguma parede ou árvore. Fique na posição por 30 segundos, sem tirar o calcanhar do chão, depois repita o movimento trocando de pernas.

Importante dizer que não sou profissional da saúde, mas que sempre busco a orientação deles. Talvez o que seja melhor pra mim, não seja pra você. Cada um tem um biotipo e uma limitação natural. Com dúvida, procure um especialista.

E vocês, também costumam alongar depois dos exercícios?


Forte abraço e bons treinos, turma!!!

22 comentários:

  1. Ótima orientação, amiga ! Ando com algum problema no pé esquerdo e percebo que, quando alongo bem e corretamente, melhoro bastante ... Beijo carinhoso, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, eu acho a combinação do fortalecimento muscular e o alongamento essenciais para o tratamento e a prevenção de lesões. Se faz bem, porque não, não é mesmo? Melhoras nesse pé. beijinhos

      Excluir
  2. Bacana mesmo.

    Era a parte mais chatinha (do alongamento) mas lendo este post bateu uma saudade das minhas aulas de patinação..
    Sempre patinávamos um pouco, depois começava o alongamento no chão e assim a aula continuava.
    Tinha/tem um (as vezes faço na academia) que é esse da tua foto, mas abre a outra perna também e estica o corpo/cabeça pra frente, até encostar a testa no chão.. E depois de alongar assim, é hora de encostar o queixo no chão. kkkk

    Hoje ao fazer exercício físico na rua vario, as vezes alongo só depois, as vezes antes.. Na academia alongo assim que chego e após o treino. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado Isa, eu sempre gostei do alongamento. Desde criança o estica e puxa fez parte da minha rotina. E te confesso que prefiro alongar no chão do que em pé. Não sei se é pelo contato com solo, mas sei que flui bem melhor. Pareço esta em energia total. (mó viagem kkkkkk) beijinhos

      Excluir
  3. Excelente Helena.
    Estou para escrever algo sobre o alongamento também, pois tem muita gente falando coisas erradas "por falar". E eu sei a falta de alongamento me prejudicou. Às vezes esqueço de alongar depois e dá um peso na consciência.

    Parabéns pela disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz. Não és o primeiro a me dizer que a falta de alongamento resultou em algum problema. A gente levanta o tema e descobre o que a turma tá passando. O lance é incluir na rotina do treino e ficar de boa, sempre. abraços

      Excluir
  4. Bom dia Helena, adorei a dica e nem sempre consigo um "tempinho" para o alongamento. Bom, com a sua dica vou colocar em prática. Outra coisa que quero te falar. Não sei se você ficará chateada :( Coloquei o link do seu blog em minha FanPage no FaceBook só para mulheres. Caso você me dê autorização, posso divulgar as suas publicações e dicas? ´Preciso de referencias de blogs de mulheres.

    https://www.facebook.com/eaivamoscorrermeninas?ref=hl

    Super beijo e ótima semana :)

    Lily Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lily.
      Pode divulgar sempre as postagens. A ideia é ter essa interação com as meninas. Vamos trocar figurinhas sim. ;)
      super beijo e bons treinos!!

      Excluir
  5. Helena,

    Muito boas a tuas dicas.
    Tenho procurado fazer alongamento somente após o exercício.
    Penso como vc em relação a fazer antes do exercício.

    Abraços,

    Julian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julian.
      Tem treinador, educador físico que orienta a fazer antes e depois. Eu acredito que após dá o resultado que precisamos. Cada cabeça uma sentença...

      Excluir
  6. Oi Helena,
    Adorei o post, adorei a foto, vc está linda, bronzeada e em forma, parabénssss
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone. Saudades mil de ti. Este ano ficarei de fora da corrida da Pinheira e já estou lamentando por não te ver. :/ Mas sei que o evento será um sucesso. super beijo e feliz 2014!!

      Excluir
    2. Oi gata,
      Também estou com saudades...
      Este ano ficarei de fora também, neste find é aniversário de minha mãe e vamos comemorar com a família reunida lá nos Ingleses. Somando a isso, esse find que passou realizei mais uma loucura, participei do 30 km Ponta do Papagaio na modalidade individual, acreditas? Foi assim sem esperar, no susto, mas completei, uffa!! Depois vou relatar lá no blog.
      Beijos, nos vemos onde então menina? Qual a próxima corrida?

      Excluir
    3. Simone, que notícia mais incrível. 30 km é uma marca e tanto. Fiquei muito curiosa para saber como foi. De antemão, já posso adiantar meus parabéns. Estou muito orgulhosa.
      Minha primeira corrida do ano será em São Paulo, na W Run. Em Floripa farei a wings for life. Até lá apenas treinos. beijo carinhoso

      Excluir
  7. Não sei como funciona nos outros esportes mas no jiu-jitsu o alongamento é parte obrigatória antes do treino. Mesmo que alguém chegue atrasado vai ter que alongar, é regra pra gente. Depois do treino é opcional, apesar de também ser importante, não é cobrado com a mesma rigidez do início da aula. Sei que existem teorias a favor e também contra o alongamento pré e pós treino. O que eu posso dizer, no meu caso, é que mal não faz. Já vi pessoas se machucando por não alongar, mas nunca o contrário. O alongamento além de preparar o corpo pra atividade física também é aquele momento onde a gente trabalha a respiração e o psicológico, focando a mente no treino que vem a seguir. Só por isso já vale a pena.
    Mais um ótimo post com excelentes dicas. Parabéns amor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cada um precisa conhecer os seus limites e saber o que é melhor pra si. Se alongar antes faz parte de um ritual e traz benefícios, porque não fazê-lo? Bora treinar!!!
      beijo loveu4ever

      Excluir
  8. Tenho feito exatamente como vc.
    Alongar faz bem e ajuda a tirar o cansaço.

    Excelente post.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falasse tudo, Fábio. Tira o cansaço mesmo. Me acostumei tanto a dar aquela alongada, que saiu "quase" zerada do treino. Quase...kkkkk

      Excluir
  9. Preciso urgentemente aprender com os amigos corredores!! Kkkk
    Parabéns Helena.
    Bjs
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milton.
      Se eu fosse listar tudo que preciso aprender com os amigos triatletas.... kkkkk bons treinos!!!

      Excluir
  10. ...pois não costumo alongar não !
    e que falta fazem :D

    obrigado pelo post , vou já tratar disso ! eheheh...

    bjs
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Artur.
      Que bom que gostou. Depois conte o que achou de incuir o alongamento na rotina de treinamento. abraços e bons treinos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...