14 maio, 2014

Pilates e Corrida

Pilates entrou de jeito na minha nova rotina de treinos.

Adoro montar minha planilha de treino. Além da corrida, procuro fazer outra atividade nos dias livres como complemento. Vira e mexe invento uma coisa nova para sair da rotina. Em 2014, inseri o pilates na planilha de treinos. Estou fazendo duas aulas por semana. Não perdi um dia se quer.

Meus treinos tem sido com exercícios de solo, com ou sem bola/peso. Para quem não conhece, o pilates trabalha muito os músculos do abdômen, glúteo, quadril e dorsais. Dá para suar muito na aula (não ache que é moleza não). Mas, o legal pra mim é ter controle da respiração, o alongamento e o ganho de concentração e tonificação. Isso ajuda e muito na prática da corrida.

Incluir uma atividade complementar à corrida pode ajudar na melhora de desempenho e na prevenção de lesões. O Pilates é uma excelente alternativa para quem procura fortalecimento muscular. Confira os principais benefícios do pilates para corrida, reunidos pelo fisioterapeuta Fabio Paes Leme, no portal Sua Corrida:

- Fortalece a musculatura sem grande aumento de massa, mantendo a leveza, tonificando a musculatura menos utilizada na corrida e prevenindo lesões devido aos desajustes;

- Ganho de flexibilidade, diminuindo os índices de lesões como estiramentos e ruptura. Melhora a circulação sanguínea e sensação de relaxamento muscular, mesmo durante a corrida.

- Trabalhos específicos de alinhamento corporal, equilíbrio e controle motor. Recrutamento de fibras musculares, criando resistência para os tipos de contração muscular isotônica excêntrica (controle de retorno do tamanho da fibra muscular), isométrica (contração muscular sem encurtamento do ventre muscular) e isotônica concêntrica (encurtamento do ventre muscular).

- Desenvolve a força dos músculos do núcleo do corpo (profundo das costas, abdome e assoalho pélvico, ajudando no suporte do tronco.

- Aumento da concentração, redução da ansiedade e melhora na qualidade da respiração influenciando diretamente no rendimento do atleta.

E aí, se animaram? Quem mais faz ou já fez pilates?

Forte abraço e bons treinos!!


"Em dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença
 e em trinta sessões o corpo está modificado". (Josef Pilates)

6 comentários:

  1. Oie, amiga, pilates é maravilhoso. No início do meu emagrecimento eu comecei a fazer, gostava muito !!! Me ajudou muito. Mas depois, comecei a fazer musculação e fiquei mais para esta atividade (depois gastava muito também, né, porque o pilates que eu fazia era nos aparelhos também, e aula personalizada, muito caro ...) e sou um perfil mais próprio pra musculação, mesmo. Mas é muito bom, sem sombra de dúvida. Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana Linda.
      Fiz Pilates anos atrás e decidi incluir na rotina novamente. Saio renovada da aula. Sinto tudo durinho. Dá gosto praticar. ;) beijos

      Excluir
  2. Muito legal! =)
    Tenho uma prima que faz e adora. Vi uns videozinhos dela e deu pra ver o mega trabalho. Bem como tu escreveu, controle da respiração, o alongamento e o ganho de concentração e tonificação.
    No meu treino na academia tem um exercício com a bola. :]
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Só tu mesmo né Isa.
      Eu adoro ver videos de exercícios. Alguns dá pra fazer em casa. Vou fazer um post qualquer hora falando disso. Depois conta quais exercícios que fazes com a bola. É agachamento? Esse é super top! ;) beijos

      Excluir
  3. Muito massa Helena. O legal é que você não está só correndo. Está cuidando da vida. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz.
      Bem por aí. Minha resolução de 2014 é ter equilíbrio nas coisas. E saúde é essencial para ter isso né?! Bora ser feliz e ter uma vida tranquila. Bons treinos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...