04 agosto, 2015

Para voar nas pistas: treino de ritmo


Quem já ouviu falar no ditado "a dor ensina a gemer" vai entender quando eu disser que isso tem tudo a ver com a corrida. Na corrida, num treino de ritmo, a dor pode ensinar muito mais. O famoso tempo run tem a capacidade de melhorar o ritmo do corredor. 

Quem busca melhora na performance, seja para baixar o tempo numa maratona, meia ou prova de 10km sabe que precisa incluir alguns treinos que fujam da sua zona de conforto se quiser alcançar o seu objetivo.

Basicamente, o treino é feito a partir da metade da distância estipulada para sua prova. No meu caso, por exemplo, que quero baixar o tempo nos 5km, meus treinos de ritmo são na distância de 2,5km. A proposta do treino é correr de 10 a 15 segundos mais rápido a cada quilômetro. Ou seja, se faço 5km em 25 minutos, preciso correr 2,5km em menos de 12:30.

Lendo assim pode parecer fácil. Mas pense em correr com a faca nos dentes. Sinistro. Eu amo. Cabeça de corredor é uma "pilha" mesmo. kkkkkkk 

A série se repete de duas a três vezes, dando intervalo de 3-4 minutos de repouso. Ao final, pode desaquecer com trote de 10 minutos.

Para quem está começando (e corredores em nível intermediário), esse treino não deve ultrapassar uma vez na semana. Recomendo fazer logo no início, com corpo descansado. Assim seus próximos treinos da semana serão basicamente regenerativo e de rodagem. Um ciclo de um mês antes da prova-alvo é o ideal. 

Lembrando que esse treino é uma versão aplicada ao meu ciclo de treinamento. Na dúvida, sempre procure a opinião de um profissional de educação física. Mas, se posso dar um conselho, faça. Vai doer, mas vai valer muito a pena. Fazendo direitinho, o resultado é garantido.


Forte abraço e bons treinos!

4 comentários:

  1. Muito bom, amiga. Hoje fiz de ritmo !!! Beijo grande, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  2. Ivana, adoro os treinos mais duros. A sensação de conseguir completá-los é simplesmente demais. Parabéns pelo seu! beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena,
    nem nos meu sonhos consigo fazer 5km em 25 minutos.
    Parabéns pelo seu desempenho!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani!
      Vou te contar uma coisa: eu jamais imaginei que estaria correndo assim um dia. Tudo realmente é treino. Não sei se é a liberdade de correr como gosto. Mas, sei que tem dado resultado.
      beijo giga

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...