04 setembro, 2015

Diga sim à Corrida


Tenho 38 anos, posso correr? - indaga um leitor do blog.

Mesmo considerando a pessoa estar em sobrepeso, sedentária, ter um vício (cigarro) ou alguma doença (diabetes, pressão alta etc), todo mundo pode correr. Independente da idade.

O segredo é não ultrapassar os seus limites, não pular etapas de condicionamento e persistir no seu objetivo. Você não vai querer sair do sofá num dia e ser um maratonista no primeiro mês. O problema é que nem todos que decidem dizer sim para corrida enxergam isso. Logo, muitos acabam desistindo diante de uma primeira dificuldade. 

Ninguém disse que correr era fácil. 

Tenho 35 anos e me sinto tão jovem e disposta, que não imagino que alcançando os 45 isso mude em alguma coisa. Quem lê o blog hoje, talvez não saiba quantas vezes eu disse sim.

Alguns fatos me marcaram muito nesse "universo corrida". O primeiro foi logo no início quando subi pela primeira vez na esteira da academia e não consegui correr mais de seis minutos. Ali pensei "essa máquina não pode me vencer". Dali em diante sabia que eu seria uma corredora.

Depois de um ano, quebrei na minha estreia em provas. Estava a poucos metros da linha de chegada quando desmaiei. Tive que ser amparada pela ambulância. Aquele dia achei que ia morrer. Entrei em choque. Talvez muitos teriam o motivo para dar adeus a corrida, mas eu disse sim. 

Tempos depois, decidi correr numa prova internacional. Nas edições anteriores da Meia de Buenos Aires havia a rústica de 10km, porém no ano que decidi viajar não abriram distâncias menores e (com pacote já pago) tive que me inscrever nos 21km. Foi difícil encarar o desafio pela primeira vez, mas foi sensacional tamanha superação.

No ano passado, com volume de treino altíssimo para meia de Montevideo acabei me lesionando. Foi bem triste ficar mais de seis meses parada. Você fica desmotivada e questiona se deve continuar. No entanto, degrau por degrau me reergui e hoje superei minhas marcas pessoais.

A vida nos coloca provas para que possamos superá-las. Diga sim para o seu sonho e corra atrás dele.

Parafraseando Kara Goucher, "nunca subestime o poder que um bom treino pode produzir em sua mente. Manter o sonho vivo já é a metade da batalha".

Forte abraço e bons treinos!

8 comentários:

  1. Ótima mensagem! Never give up!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa habilidade de se repaginar ante essas paradas que a vida nos obrigada a dar nos torna esses seres fortes e maduros. Parabéns! É dizendo sim a nós mesmos antes da própria corrida que terminamos vencendo. Vc é dez!

    ResponderExcluir
  3. Correr não tem limite de idade mesmo, tem limite de resistência. Eu acabei de inscrever meu pai, que tem 70 anos, para correr seus primeiros 5km. Depois vou contar tudo no blog.
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fantástico, Dani.
      Vou querer saber como foi. Tomara que ele tome gosto pelo esporte.
      beijos

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...