20 março, 2016

Certos treinos deveriam valer uma medalha


Há algumas semanas, li no perfil do instagram de uma amiga (@mcrodini) a sua felicidade em completar os primeiros 12k. A Ciça está no ciclo de treinamento para sua primeira meia maratona.

A sensação de cruzar essa marca é a mesma de quem sai dos 3k para os 5, dos 5k para os 10, dos 21 para maratona. Afinal, você está indo além da sua última marca. A partir daí tudo se torna novo e desafiador. Só por isso, esses treinos de rodagem já valeriam uma medalha.

Eu me recordo de concluir os meus primeiros 12k e chorar de emoção. Não tinha plateia. Era um dia frio de inverno. Éramos o garmin e eu. Ali eu tinha percebido que podia ir muito mais longe. Foi como um atestado de garantia de vitória. O engraçado é que no treino dos primeiros 15k (e a própria estreia na meia) eu não senti a mesma coisa. O doze foi muito mais marcante.

Ultrapassar um obstáculo (como os muros de km's) é sinônimo de coragem e força de vontade. Cada um sabe os seus limites e encará-los se torna um grande desafio. Importante é ter uma boa base, seguir firme nos treinos e acreditar. Fazer o seu melhor já faz de você um vencedor.

Forte abraço e bons treinos!!

7 comentários:

  1. Helena, esses dias alguém me perguntou: Qual é o limite de distancia que vc consegue correr? Não soube responder a pergunta, depois de tantas provas longas correr até chegar ao limite não assusta mais, mas isso fez eu me lembrar exatamente do dia em que eu disse: Chega de adiar, vou começar a correr. Foi quando corri mais ou menos 400 metros com meu irmão, e quase morremos, voltamos andando, mas foi a melhor sensação da vida saber que eu conseguia correr 400 mts e que depois daquele dia minha vida não seria mais a mesma.
    A lição é: Não importa a distancia, o importante é se mexer, e cada dia um pouco mais. Essa é a superação, todo dia ir um pouquinho mais longe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, adorei sua história com seu irmão. Muitos que não correm e vão tentar uma primeira vez se assustam com grau de dificuldade. A falta de fôlego é o primeiro obstáculo pelo caminho. Compartilho do seu pensamento que não existe distância específica e sim a sequencia dos treinos. abraço e bons kms!

      Excluir
  2. Olá Helena.
    A sensação de conseguir ir além é muito gratificante. Quando percebo que a endorfina fez efeito solto um sorriso durante a corrida que só quem corre entende aquela sensação. Há muito tempo não sei o que é superar meu limite em distância, cheguei nos 21 e fiquei neles, mas lembro direitinho dos primeiros 10k e dos primeiros 21k, principalmente do misto de alegria e emoção (com lágrimas) após o término da primeira meia maratona!
    Boa sorte para sua amiga!
    Beijo e bons treinos,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      A meia maratona é a queridinha de muitos brasileiros. Distância aparentemente confortável diante da maratona ou de uma prova de triathlon. Mas, que exige muito foco e treino para seguir pelos 21km. Parabéns pela sua determinação. Esse ano com a dieta, vai voar ainda mais. beijos

      Excluir
  3. Olá Helena! Estou para ler a sua postagem desde quando recebi a notificação, massss estava muito "aloprada" com a corrida lá no Araripe. E agora, ao ler, ela caiu como uma luva no meu momento atual. Justamente por essa prova, eu entrei tão "no automático" dos treinos que não estava mais sentindo a alegria de correr, de superar as distâncias e de me orgulhar do que estava fazendo. Estava algo meio vazio, sabe? E eu adorava treinar e superar os limites (dentro das minhas normalidades, claro, já que não sou muito rápida não ha ha ha). Devido a tudo isso, tomei a decisão de diminuir as distâncias para que meus treinos voltem a ter qualidade e eu consiga alcançar a felicidade novamente. No sábado, corri meia hora, sem compromisso. Terminei muito bem e senti de novo a sensação boa que tinha no início. Pode ser que no futuro eu volte às longas distâncias (e aos treinos de horas e horas), mas por agora, acho que terei treinos mais motivantes com menos Kms, he he he.
    Um super beijo e bons treinos !!!!!
    Carolina
    Blog Viajar correndo
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Carol, ter uma boa base faz de você um corredor mais rápido. Eu sempre planejei meus treinos de acordo com as distâncias. Vou encarando degrau por degrau no pace hard. Mas, sei também que quando se relaxa ou para por um tempo o condicionamento vai todo embora e é necessário começar debaixo novamente.
      Existem treinos motivantes até nas curtas distâncias (treino de ritmo, fartlek). Inclua um ou dois por semana e divirta-se! beijão

      Excluir
  4. E nós, corredores, somos dotados desta coragem, não é mesmo ? Fico feliz que estejas gostando da nutricionista, como relataste ali pra mim. PA RA BÉNS. Elas sempre vão nos orientar de maneira legal e proporcional à nossa realidade. Amiga, ando ausente porque aconteceu um fato bem triste ... Minha sogra faleceu, agora no início de março ... Este acontecimento nos deixou desestabilizados ... e assoberbados com algumas coisas (eu e meu marido), por isso meu sumiço ... Mas olha, guria, não sumi dos meus treinos kkkkk lembrei da outra postagem tua a respeito de colocar fotos e afins rssss ... as pessoas acham que não treinamos, não é mesmo ? Só porque não estamos na mídia ... mas não é bem assim ... quando temos a real consciência da vida saudável, não há necessidade de fotos e ficar falando pra todo mundo ... Beijo, guria linda, aos poucos retomo as leituras.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...