03 junho, 2011

Não corra da Corrida

A corrida é um esporte simples, ótimo para a saúde, excelente para emagrecer e manter o peso. Mas tem gente que acha que a corrida, simplesmente, não serve para ela e citam alguns obstáculos como: falta de fôlego, sobra de quilos, excesso de idade, paixão por outro esporte, incapacidade de persistir. Tudo isso pode ser superado.

O ponto de partida para entrar no mundo da corrida é entender que nenhum ganho acontece de uma hora para outra. “Uma das coisas que mais caracterizam o iniciante é a ansiedade. Ele chega querendo emagrecer rapidamente ou imagina que poderá correr uma maratona em poucos meses”, diz Marcelo da Mata, coordenador técnico da NS Assessoria Esportiva, de São Paulo. Embora o corpo comece a sentir os benefícios desde os primeiros dias (maior disposição, melhora no humor e no sono), os resultados mais significativos com relação a perda de peso e aumento de fôlego, por exemplo, aparecem gradativamente. Os prazos variam de pessoa para pessoa, mas geralmente os bons efeitos aparecem entre quatro a oito semanas. Para potencializar os efeitos positivos, é importante definir também por que você quer correr. “Sem um objetivo claro e metas viáveis de serem atingidas, as pessoas se perdem, podem se machucar ou acabam desistindo”, diz Vanderlei Carlos Severiano, o “Branca”, professor de educação física e responsável pela equipe Branca Esportes, de São Paulo.

Antes de começar passe por uma avaliação médica, combine atividade física com uma dieta equilibrada e conte com orientação de um profissional habilitado para os treinos.

Tome nota

Fazer anotações sobre os treinos é uma maneira eficaz de seguir um programa de exercícios. Coloque um calendário na geladeira ou em frente ao computador. Marque toda vez que for correr e orgulhe-se ao ver o número de corridas aumentando ou perceba o quanto está adiando seus objetivos quando isso não acontecer.

Não pare

Até os medalhistas olímpicos e recordistas mundiais já deixaram de treinar conforme o planejado. O importante é se manter concentrado no objetivo maior. Deixe os dias ruins de lado, volte para o programa e ainda assim você atingirá suas metas, seja emagrecer, seja ter mais energia, melhorar a saúde ou correr distâncias maiores. Persistência é fundamental. “Quando os iniciantes desanimam, digo para se lembrarem do tempo e do esforço investidos e do progresso que já conseguiram”, afirma a treinadora de corredores iniciantes Jane Serues, da Pensilvânia (EUA).

Encontre um parceiro

“A companhia de um amigo ou um grupo de corrida pode ser o incentivo de que você precisa para começar e a melhor forma de não parar”, diz o técnico Branca. Quando um corredor está contando com você, é muito mais difícil faltar a um treino (mesmo depois de um dia de trabalho). Não precisa que todos do grupo sejam estreantes, mas é importante que os avançados respeitem o ritmo dos “café-com-leite”. Um corredor mais experiente pode funcionar como uma referência positiva para quem está começando.


Fonte: Runners World

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...