29 abril, 2011

Corrida e Ciclo Menstrual

Tive uma semana de poucos treinos. Para ser sincera, dois dias apenas. Não adianta: em semana de ciclo menstrual, a corrida é quem mais sai perdendo. Fica difícil conciliar o desconforto com a atividade física. Há especialistas que recomendam a prática da corrida para suavizar o sintoma, mas pessoalmente comigo não funciona. A dor de cabeça, inchaço e dor abdominal não me separam do colchão. Achei um artigo na O2 que pode ajudar a outras corredoras. Esta semana, só treinos com ritmo leve e cross-training...


MATÉRIA REVISTA O2

Quando se fala de ciclo menstrual, o que vem na mente são suas complicações, como dor de cabeça, inchaço e cólicas, originárias da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Se tratando de mulheres que praticam corrida, esses desconfortos geram algumas dúvidas de como relacionar a prática do esporte com o seu ciclo. A mais comum deles é sobre como adequar o treinamento para “aqueles dias”, quando é normal a queda no rendimento.

“Pode haver uma queda no desempenho da atleta durante os treinamentos ou durante a corrida, principalmente na fase pré-menstrual. Nesse período, a mulher tende a se sentir mais cansada, acumular mais água, e, por isso, essa queda é normal”, explicou Maíta Poli de Araújo, ginecologista, doutora em medicina pela UNIFESP e médica do Ambulatório de Ginecologia do Esporte da UNIFESP.

O melhor período
Um ciclo menstrual de 28 dias é dividido em quatro fases: menstruação (1º ao 4º dia), pós-menstrual (5º ao 11º dia), intermenstrual (12º ao 22º dia) e pré-menstrual (23º a 28º). É no período pós-menstrual que o corpo da mulher está mais “forte” fisicamente, por isso, ele pode ser considerado o mais produtivo para as atletas.

“Nesse período pós-menstruação, há uma melhora no desempenho da corredora, por causa do aumento da quantidade de estrogênio. A circulação melhora, e o metabolismo fica mais forte”, explicou Maíta. “Eu me sinto realmente melhor para correr depois desse período. Fico muito mais animada e sinto que meu desempenho melhora”, declarou Caroline Cruz, 22, estudante.

A treinadora Simone Machado, diretora técnica da Simone Machado Assessoria Esportiva, acredita que essa percepção de melhora também ocorre devido ao período anterior, quando a atleta tem mais dificuldade para treinar. “A sensação de melhora também tem relação com o sofrimento que a atleta teve no período de menstruação, com as dores, inchaço etc. Com o alívio da pós-menstruação, ela se sente melhor para correr”, disse.

Como lidar com as dores
Uma questão importante para as mulheres é saber lidar com as dores e desconfortos pré-menstruais, e evitar que elas interfiram no treino. Mas qual é a melhor decisão a tomar? Ficar de molho em casa até que as dores passem ou praticar um treinamento mais leve?

“Essa questão de dores e desconforto é algo bem pessoal. Cada mulher tem a sua individualidade. Se percebo que a atleta não conseguirá praticar o exercício de forma correta, indico que descanse até que se sinta melhor para correr”, orientou Simone. “Se as dores forem suportáveis e a corredora conseguir praticar o esporte, aconselho uma diminuição no ritmo, com exercícios mais leves. Nesse período, a progesterona deixa as articulações mais frouxas, a mulher se sente mais fraca para praticar o esporte e corre o risco de lesão, por ficar mais frágil fisicamente”, completou Maíta.

Mas isto tudo não pode ser um motivo para deixar de correr, principalmente porque a prática de exercícios físicos pode ser um grande aliado para combater as dores pré-menstruais. “Indico sempre quem sente cólica que continue a correr, pois essa atividade ajuda na liberação de endorfina, diminuindo a dor. Outra coisa pouco falada, mas que ajuda muito, é a exposição à luz solar. Praticar atividade ao ar livre, no lugar da academia, dá mais animo à mulher e também combate os desconfortos pré-menstruais”, explicou Maíta.

“Sofro de cólicas fortes há muito tempo, e sempre controlei com remédio. Depois que passei a correr, senti uma melhora muito maior nesse período pré-menstrual. Aliando o remédio com o esforço físico, minhas dores diminuíram consideravelmente”, declarou Carolina. “Posso dizer por mim mesma. Pratico esporte desde muito cedo e nunca sofri de cólica. Acredito que haja uma relação nisso, pois algumas alunas também sentem menos desconforto praticando o esporte”, concordou Simone.

o que evitar
Um cuidado que as mulheres devem ter no período pré-menstrual é com a alimentação, principalmente aquelas que costumam “atacar” as guloseimas. “Neste período, muitas mulheres sentem vontade de comer mais açúcar e abusam dos doces e chocolates. É preciso evitar o excesso de açúcar e produtos com cafeína, e dar sempre preferência a bebidas como sucos e água. Chás também não fazem tão bem nesse período”, explicou Maíta de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...