18 agosto, 2011

Benefícios da esteira


Correr na rua difere de correr na esteira em muitos aspectos. O principal deles é que na rua precisamos empurrar o chão para vencer a inércia e a resistência do ar, enquanto na esteira a máquina move-se sob os nossos pés.

Uma boa dica para minimizar as diferenças biomecânicas entre rua e esteira é correr com a esteira a 1% de inclinação. Este ajuste praticamente iguala o custo energético da corrida em esteira com a da rua.

Outra dica interessante é não ficar totalmente dependente da esteira e realizar os treinos mais longos na rua, pois desta forma você não estará sobrecarregando a musculatura. A mecânica de movimento na esteira não muda, pois não temos curvas, pisos irregulares e diferentes como na rua.

Benefícios da esteira
- tente esquecer os preconceitos e aproveite ao máximo as vantagens de uma esteira. Para os iniciantes a esteira proporciona um ambiente seguro e controlado. Para quem está voltando aos treinos é ótima após uma lesão ou ganho exagerado de peso.

Geralmente ela oferece menos impacto que a rua diminuindo o risco de lesão. Uma das dificuldades para quem corre é determinar o ritmo certo para cada distância e principalmente manter-se nele. A esteira, além de desenvolver a noção de ritmo, estimula o corredor a sincronizar braços e pernas distribuindo as passadas de maneira uniforme. Outra vantagem importante é que na esteira fica mais fácil corrigir erros de postura através de um espelho.
E para mim a maior vantagem é que não tem tempo ruim: sem vento sul, sem chuva ou neve!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...