02 fevereiro, 2012

Como lavar seu tênis de corrida


Aproveitando o tempo livre e o clima quente que nos brindou em Floripa nas últimas semanas de janeiro decidi lavar os meus tênis de corrida. Só que então surgiram algumas questões, como: "posso mergulhar o tênis tanque abaixo?", "devo usar que tipo de material de limpeza?", "pode colocar na máquina?" entre outras. Logo, lembrei que tinha uma edição da revista Runners em casa que tratou exatamente deste tema e achei super legal relembrar as dicas. Caiu como uma luva, ops, uma meia.

Caso vocês também queiram "arejar" o nosso amigo da corrida, aí vão as dicas:

Após o treino: limpe para conservar

Se você vence a preguiça para correr é moleza incluir alguns rituais no seu dia-a-dia para aumentar a vida útil do seu tênis. Após cada corrida, por exemplo, deixe-o em uma área ventilada. Tire a palmilha para que ela também “respire”.


É importante também manter o tênis sempre seco — o calçado úmido se deteriora mais rápido — e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-las com o tempo. Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, por exemplo, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeirinhas ou a areia que vieram junto.

Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário. “Coloque-o em local com boa ventilação e à sombra”, diz Juliana Terumi, assistente de produtos da Asics. E não se recomenda acelerar o processo com secador de cabelo, na secadora de roupas ou diretamente no sol, pois o calor resseca os materiais (especialmente espumas e borrachas), aumentando o desgaste. Para melhorar aquele cheirinho de “cachorro molhado”, um odorizador de tênis pode funcionar. Para guardá-lo, o ideal é um armário arejado e sem umidade.

Como lavar seus tênis

Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Só leve-o para o tanque (ou mande para a lavanderia) quando for realmente necessário

VOCÊ LIMPA

Se a ideia é conservar o tênis, você deve lavá-lo manualmente. Na máquina, apenas com uma bolsa especial. Siga este passo-a-passo:


1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.


2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.

3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.


4. Enxágue e repita a operação.


5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.

6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.


7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).

8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.

9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.

* Atenção – Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.

ELES LIMPAM

Se quiser fugir do estrega-esfrega, entregue seu tênis para uma lavanderia especializada como a Dryclean USA ou a 5àSec. O processo tem início com uma pré-lavagem com produtos líquidos neutros, seguida de lavagem com água e então secagem (na horizontal, em local fresco e à sombra). São usados ainda produtos bactericidas e fungicidas. Cada lavagem custa a partir de 13 reais.

Fonte: http://runnersworld.abril.com.br/materias/tenis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...