10 abril, 2012

Corrida: Mulheres devem ter cuidados especiais

* Por Fabiana Coletta

Não são apenas os joelhos ou tornozelos que sofrem com o impacto da corrida. Muitas mulheres se queixam também das dores nas mamas depois de uma sessão de treino. O incômodo muitas vezes é causado pela falta de ajuste na sustentação das mamas, e pode ser prejudicial à saúde.

O exercício repetitivo, aliado à ação da gravidade e ao impacto que exerce no corpo podem ser responsáveis pelo rompimento de algumas fibras das mamas, causando dor e flacidez.

A solução para esse problema é tão simples que chega a ser óbvia, porém não menos importante: optar por tops esportivos que proporcionem sustentação eficaz. É importante ressaltar que sutiãs não são indicados.

O mesmo vale para as nádegas, que são pouco lembradas nessas horas, já que também possuem fibras que podem ser rompidas caso se use uma roupa pouco apropriada para a prática esportiva.

O ideal nessas situações, como orienta Sílvia Casseb, médica ginecologista do Setor de Ginecologia do Esporte da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), é utilizar um top de boa sustentação e lembrar-se de proteger também as nádegas, com um short mais apertado. “O mesmo cuidado com a mama tem que ser feito com a nádega”, aponta Silvia.

É o caso dos shorts "molinhos", que são comuns para a corrida. “Não que ele não deva ser usado, mas, por baixo, é interessante colocar outro short mais justo para melhor compressão”, o que evita os danos às fibras musculares, explica a doutora.

Mulheres com mamas mais volumosas ou mesmo com próteses podem ter um pouco de dificuldade de encontrar tops adequados. Às vezes, os mais apertados podem dar a sensação de nem conseguir respirar. A dica nesses casos é usar dois tops sobrepostos, que juntos serão eficazes para sustentar corretamente as mamas. Sentir-se confortável é condição indispensável para correr sem maiores transtornos ou dores.

Fonte: site Webrun

2 comentários:

  1. Olá Helena!!
    Estou visitando alguns blogs de corredores amadores como eu e achei o seu muito bacana, já estou te seguindo!! Inclusive compartilhei essa matéria!
    Visite meu blog, estou apenas começando, mas vamos desde já trocar experiências.
    Seja minha seguidora também!!
    bj
    Link: corridapraquetequero.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karinne.
      Seja muito bem-vinda ao mundo dos "corredores blogueiros". Será um prazer trocar figurinhas. Vou visitar seu blog sim.
      Beijo e ótimas corridas!!

      Helena

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...