26 julho, 2012

Mudança de hábito

Há quem goste e até troque os dias de chuva e frio para ir até elas. Mas, definitivamente, a esteira deixou de ser a minha praia.

Quando comecei a correr eu fazia três treinos na esteira e um na rua. Achava difícil correr no asfalto. Gostava de saber que me equilibrava naquela lona e percorria o tempo leve e feliz. Hoje sei que muito se deve ao fato de que naquela época eu era uma iniciante no esporte. Corria por minutos e não por quilômetros. Correr 10, 15, 20 minutos na esteira me satisfazia.

Como as coisas mudam - Esta segunda-feira fui à academia e voltei intrigada. Fazia semanas que não corria no estilo hamster. Notei que correr 6k na esteira foram mais difíceis do que correr 15k no último longão. Achei monótono, meio incomodo e triste. Percebi que a esteira não era mais pra mim. A rua tinha me viciado. A sensação de estar livre, ter a paisagem como companhia e poder medir o seu próprio ritmo é tudo. 

Hoje faço todos os meus treinos na rua. Pode ser treinos de ritmo, fartlek e longões. Pode estar ventando, com sol ou com chuva. A rua ainda é mais confortável. Sei que é uma opinião pessoal e ainda existe muita gente correndo em academias.

Mas, e vocês, preferem a rua ou a esteira?

(foto: Getty Images)

Forte abraço e boas corridas!!

15 comentários:

  1. Eu nao curto esteira, mas me adapto bem a ela.
    Gosto de correr no parque bem cedo e sozinha...
    bjus

    Dani Valverde
    www.runningnews.com.br / blogs

    ResponderExcluir
  2. Esteira só em ÚLTIMA instância, e assim mesmo para coisa breve. A rua sempre. Pista só de vez em quando. RUA. Estrada. Asfalto. Trilha.
    Lindo teu cantinho aqui!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Esteira só para cabide. Mas entendo quem só tem essa opção e tal. Eu quero distância dela.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, amiga, na rua É BEM MELHOR ... Já estou ficando com esta sensação, há meses ... Nos dias muito frios e chuvosos, que fico na esteira, noooossa, é super enfadonho ... Um beijo e obrigada pelo teu carinho.

    ResponderExcluir
  5. Olha, Helena, eu até abandonei a academia tendo o Pq da Aclimação como quintal de casa, e com a opção de correr na Av. Paulista. Realmente correr na rua é tudo de bom.
    Além disso, algumas academias possuem um ambiente muito fechado, sem ventilação, enfim, um prato cheio para as bactérias que gostam de atacar nessa época do ano.
    Mas já cheguei a fazer treino de 32km em esteira... rssssss
    Ou seja, não tenho nada contra a esteira da academia, e em alguns momentos acho até boa a possibilidade de ter uma por perto, para aqueles dias em que você não tá a fim de sair na rua.

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena!

    Rua é claro, mas as vezes por força da ocasião a esteira quebra um galho, mas quando ela é a última opção!
    Ontem fiquei na dúvida, mas acabei fazendo esse treino aqui...olha que delícia hehehe
    http://correrparacrer.wordpress.com/2012/07/26/nao-reclame-de-barriga-cheia/

    ResponderExcluir
  7. Oi Helena! Quando o frio começou a apertar aqui no sul até pensei em me matricular numa academia para fazer os treinos na esteira, mas acabei desistindo em função da monotonia.E acabei descobrindo que quanto mais inóspito o clima para os treinos mais motivada eu fico, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. Voltei a academia para me condicionar melhor fisicamente. Mas gosto mesmo é da rua. Domingo estaremos lá na Lagoa.

    Abraços

    Cleber

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a correr na esteira também. Intervalava com caminhadas e aos poucos passei a correr constantemente. Demorei um pouco a tomar coragem de correr na rua, por causa do meu peso. Mas só foi correr os primeiros 5km no asfalto que comecei a abandonar aos poucos a lona preta.

    Hoje em dia quando quero fazer treino aeróbico na academia, dou preferência ao elíptico e/ou a bicicleta ergométrica. Mas a esteira continua lá, como uma opção quando quero diminuir um pouco o impacto nas articulações, ou quando o clima não está ajudando.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  10. Helena, ainda consigo fazer um treino de pelo menos 30min em esteira, são os dias que levo a filhota na natação e acabo fazendo um Indor.
    Certamente, nada se compara a um treino de pista!!
    Beijo no coração, bom final de semana e bons treinos.
    Karinne.

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal, obrigada pelo carinho de vocês e pelos comentários no bloguinho. Li todos e agradeço de coração... Vi que a pauta é boa e todo mundo tem uma opinião pra dar. E apesar das diferenças percebo o consenso de que independente de onde todo mundo gosta é de correr!!!
    Forte abraço em todos.
    Helena

    ResponderExcluir
  12. Realmente correr na rua é tudo de bom! nos dias de chuva e frio aki em Ctba me obrigo a ficar na esteira ..Já fiz treino de 15km parece uma eternidade o tempo não passa! Já na rua faço 20km e o tempo voaaaaaa.

    Bjs

    Claudia Ribas
    comsaudeireichegaraos30.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A esteira é estepe do reserva, backup para dias de tempestade. E olhe lá. Não consigo mais de 40-50 min a muito custo... talvez falta de prática.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvidas, os treinos na rua são muito melhores. Se bem que eu nunca fiz treinos em esteira. Só alguns excercícios quando me recuperação da última lesão no joelho e quando fui fazer um teste ergométrico. Mas, neste pouco tempo já foi o bastante para saber que corrida tem que ser na rua.
    Grande abraço e bons treinos Helena.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Helena,
    Na Rua sem dúvida, só vou pra esteira se tive de fazer um treino em um horário ruim pra correr na rua ou se estiver caindo um temporal.
    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...