10 setembro, 2012

Disciplina

Com os catorze dias de "molho" devido a gripe tive que reformular minha planilha de corrida. Decidi colocar dois dias de treino intervalado (fartlek) na semana, em busca do meu projeto sub25, nos 5k. Esta segunda previa o treino de tiro com 6 séries de 200 metros. Saí de casa com este pensamento, mas percebi já nas primeiras passadas do aquecimento que por mais que eu quizesse eu não conseguiria. Tomei a liberdade e troquei o treino intervalado por treino de ritmo. 
Talvez tenha sido o tempo parada, mas senti um peso enorme nas pernas. Parecia que os calcanhares estavam acorrentados. Enquanto corri pensei na importância do treino e na disciplina que precisamos ter para obter nossos objetivos.
Tenho ciência de alguns praticantes que não seguem à risca a sua planilha de treinamento, desconhecendo a  importância por trás de cada semana de treino (microciclo) onde será possível determinar o volume semanal, a intensidade do esforço, estimativa de demanda energética, associação de determinados treinos, levando em consideração tempo de recuperação (6hs, 24hs e 72hs), que determinará o mais importante: o tempo adequado do ciclo de supercompensação. Ufa!
O erro está em fazer demais do que é proposto ou fazer de menos. Mas sei que é preciso ser coerente e não ser escravo de números. A corrida acima de tudo precisa ser prazerosa. A disciplina é legal para se manter focado no seu objetivo ou projeto, mas de maneira harmoniosa. Nossos desejos devem estar em acordo pleno e mútuo com nosso físico e emocional.

Um abraço e bons km's!!

20 comentários:

  1. Helena,

    A corrida tem que ser prazerosa. Assim como os treinos também têm que ser. Não é fácil manter a disciplina das planilhas. Talvez seja por isso que mantenho distância das assessorias e procuro fazer o meu próprio treino.

    Abrs

    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CLEBER.
      Entendo a sua opinião e acredito que eu nunca tenha entrado para uma assessoria esportiva por medo da cobrança. Monto minhas planilhas de acordo com meu desempenho e objetivo. Tudo de forma equilibrada. E até então tenho ganho resultados: pelo menos na alegria de correr.
      Abraço,
      Helena

      Excluir
  2. Helena/Cleber,

    Acho que correr com ou sem assessoria é uma questão pessoal e não creio que seja isso que vai determinar seguir ou não os treinos.

    No MEU caso específico, quando comecei a correr não sabia coisa alguma sobre treinos, objetivos, distâncias, etc e corria como me dava na telha. Até tive alguns progressos mas cheguei a determinado ponto que não evoluia mais. Só fazia os mesmos treinos, correr determinadas distâncias, normalmente de 8 a 10km.

    A evolução só se deu quando entrei na assessoria, onde tive uma orientação maior e passei a entender melhor tudo que envolve a corrida. Em nenhum momento me senti cobrado a aumentar volume, ou participar de alguma prova.

    Para quem está iniciando eu acho fundamental.

    Até hoje não toparia fazer minhas próprias planilhas, não tenho conhecimento suficiente.

    Mas esse é o MEU caso e cada um com seu cada qual não é mesmo?!

    Agora, sem dúvida, disciplina é fundamental. Estou no dilema a alguns dias pq não estou correndo bem, tem sido mais doloroso que prazeroso pq a cabeça não anda legal. Mas sei que é passageiro e tento manter o treino o mais próximo possível do programado.

    Vamos em frente.

    @cassiuscoelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassius.
      Obrigada pela "enorme" contribuição com blog. Suas considerações me fazem refletir sobre a possibilidade de pegar uma assessoria por experiência, inclusive já falei até com eles. Mas ainda assim não gosto de me sentir pressionada, sabe. Sou free run. Gosto de correr pela essência de calçar um tênis e ir adiante. Mas te conto da minha experiência no futuro.
      Forte abraço e força aí. Não desanime, por mais que a cabeça não ande legal. Estamos juntos!!

      Excluir
  3. Depois de 2 semanas fica meio pesado mesmo. É só questão de readquirir o ritmo de jogo hehe. Na corrida da paz já vai estar rendendo mais.

    Acho que ter uma planilha é importante, seja feita por você ou por qualquer outra pessoa. Só não pode ficar escravo dela. Eu tinha 10 km regenerativo hoje. Choveu, não fiz. Azar. Amanhã já tem outro tipo de treino. Ou não. A chuva meio que define meus treinos, ainda mais depois do longão haha.

    Rumo ao sub 25! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Enio, pelo apoio.
      Sei que vou ganhando aos poucos o ritmo. Amanhã tem tudo para ser diferente. A cabeça influencia também. Vou torcer para fazer uma prova na No Drogas, mas não vou botar pilha para o sub25.
      Abração,
      Helena

      Excluir
  4. Helena,
    Tento sempre seguir a planilha ao máximo, mas já aconteceu de várias vezes eu ter de adaptar o treino. Acho que isso é parte da rotina de todo corredor mesmo.
    Bons treinos e um super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana.
      Acima de corredores somos pessoas. Temos nossa rotina de casa, trabalho e família. Conciliar tudo se torna uma vitória. E melhorar no desempenho é um prêmio, um plus. Mas sei que as coisas vão melhorar!!
      Beijão.

      Excluir
  5. Logo, logo tu te 'aprumas', amiga ... Um beijo carinhoso e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena,

    Sempre que leio esses seus posts sobre treinos vejo o quanto eu tenho que estudar (rsrsrs) Acho que não sei praticamente nada sobre treinos.

    Ainda não fechei com nenhuma assessoria, mas tenho participado de uns treinões free e vejo o quanto é bom treinar com um acompanhamento profissional. Hoje o que me segura contratar o serviço ainda é a questão financeira.

    Acho que com o conhecimento que você demonstra eu também montaria meu próprio treino.

    O que você acha de fazer um post dando dicas de como montar treinos? Sei que é um tema delicado, visto que o ideal é ter apoio profissional. Porem, acredito que todo conhecimento usado com responsabilidade é benéfico.

    Desejo bons treinos para você e que venha o sub25.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, DANILO.
      Monto meu treino em cima das planilhas e vez ou outra apresento para um profissional de educação física. Até agora ninguém alterou muita coisa. Pelo contrário, ouvi até elogios pela "montagem". Vou estudar com carinho este tema e trazer aqui sim.
      Valeu pela sugestão...
      Abraços,
      Helena

      Excluir
  7. Eu confesso que falho um pouco nos treinos de velocidade. Séries, fartlek... evito o mais que posso! Mas sei que é importante para a nossa evolução.
    Como ainda não tenho muita experiência, quanto tenho uma prova tento seguir um plano mais rigoroso, para me manter motivada. Fora isso corro por instinto.

    Abrçs e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correr por instinto é excelente. Adoro esta sensação free run. Correr ouvindo o corpo e a alma, literalmente.
      Beijão e bons km's pra ti!!

      Excluir
  8. Olá Helena.
    Fiquei meio ausente das visitas nos blogs, mas voltei à ativa também e desejo muito sucesso no seu retorno. Vá com a sabedoria que Deus te deu e em breve você colherá muitos frutos!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, LUIZ.
      Nem sempre conseguimos dedicar o tempo que queremos com blog e amigos corredores. O trabalho e a rotina do dia-a-dia nos exige às vezes mais atenção. Mas ter o apoio de vocês é uma benção pra mim.
      Obrigada mais uma vez!
      Abração.

      Excluir
  9. Querida Helena!!
    Estive assim por alguns dias, sem vontade nenhuma para treinar... mas nada como um dia após alguns embaraços rs...rs...
    Força na peruca e vamos que vamos na disciplina que tudo dará certo.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karinne.
      Verdade, menina. Nada que um dia após o outro. Meu treino de ontem foi excelente perto do treino de segunda-feira. #aisim
      Estamos com saudades de ti já.
      Beijão
      Helena

      Excluir
  10. Oi Helena!
    Eu também monto minhas próprias planilhas, mas ultimamente ando pensando seriamente em procurar algum auxílio pois acho que muitas vezes acabo exagerando nos treinos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!!
      O ruim de exagerar nos treinos é o risco de lesão, além de esquecer do tempo de recuperação que o corpo precisa. Devo começar com a assessoria para pelo menos ter uma ideia de como vai ser. Depois conto pra vocês!!
      Beijão.

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...