03 outubro, 2012

Tênis: quando e onde comprar?


Talvez muitos de vocês já tenham se perguntando "quando devo comprar um tênis novo?" Infelizmente, a validade do tênis de corrida não vem estampada na caixa. Os fabricantes mencionam que com 500km rodados, você deve comprar um novo produto (não sei se é uma jogada de marketing ou existe verdade real nisso). No meu entendimento, a troca depende da assiduidade e da intensidade dos exercícios. Para muitos amadores, um bom tênis pode durar até um ano de treino.
Há várias formas de comprar um tênis de corrida e cada corredor tem as suas preferências. Assim como há aqueles que não abrem mão de ir à loja especializada para escolher e testar o produto, existem aqueles que já conhecem o modelo e preferem comprar via internet. 
Eu já fiz parte dos dois grupos. Comprei dois modelos em loja e dois pela net. Só que em Floripa, infelizmente, não existem lojas especializadas onde acharíamos diversos modelos e no seu número (calço 37, difícil sempre de achar). Lojas esportivas sim, mas das marcas dos tênis, não. O último "pisante" que comprei é este aí na foto que recebi esta semana. Comprei para me ajudar nos treinos de velocidade, visto que a proposta do Speedstar 6 da ASICS é exatamento isso. Fiz ontem a estreia dele na pista. É sempre bom correr com calçado novo, afinal o amortecimento está fresquinho, fresquinho. Senti muito a leveza do material e o ajuste no pé. Pra mim, parece sob medida.
Uma dica é comprar após o lançamento de novos modelos. Geralmente, a indústria do tênis lança novos modelos duas vezes por ano: em fevereiro e agosto. Isso significa, que tanto em loja convencional quanto nas prateleiras virtuais, você pode garantir o modelo dos sonhos mais barato. Basta escolher a versão anterior a do lançamento. A Revista Contra Relógio do mês de setembro trouxe uma reportagem super bacana sobre o tema. Com os prós e os contras da compra virtual. Vale a pena a leitura. E na próxima edição, eles estão trazendo um guia do tênis explicando o custo-benefício de 18 modelos. No site da revista, achei esta matéria também.
Diga aí, qual o seu tênis...

Forte abraço e bons treinos!!

40 comentários:

  1. Quando comprar? Na promoção do começo ao ano. Tem uns que ficam muito baratos devido às novas versões. Onde comprar? Aqui, nas promoções e uns 45 pares quando viajar para o exterior. Meu próximo está vindo de Londres e vou economizar muito.

    Aliás, pra comprar tem que ser na internet. Como você falou, é onde tem mais opção e mesmo assim não se compara com tudo que tem na Amazon ou outros sites de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 45 pares? Nossa, e o excesso de bagagem?? kkk
      Quer dizer que o seu novo tênis será londrinho? Que chique. Só faltou contar o modelo. Fiquei curiosa...
      Abração!!!

      Excluir
  2. Esta marca é MARAVILHOSA, adoro ... Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana querida. Sou suspeita pra falar. Meus pés se encontraram com a Asics. kkk
      Beijão

      Excluir
  3. Tenho um Speedstar 6 tb. Levei um tempo para amaciar. Treinava com o nimbus 13, que agora uso somente em provas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Escuto muitos elogios do Nimbus. Quem sabe será meu modelo do futuro. Aff Esses corredores compulsivos (...) kkk
      Abraços e bons treinos!!

      Excluir
  4. Gente!!! Eu iniciei no mundo corristico com Mizuno, quando resolvi trocar de marca me arrependi pra caramba...atualmente to com creantion 13, e como nosso amigo ai acima falou assim q forem lançar o 14 vou correndo comprar mais um 13 em promoção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha!!
      Aproveitar as promoções é tudo de bom. Alguns modelos chegam a custar quase a metade do valor. Vale muuuito a pena.
      Beijão

      Excluir
  5. Pois é Helena... eu tbm acho q dura muito mais q 500Km. É mto rápido correr 500Km em menos de 1 ano. Se vc computar só de treino: 5k 3x por semana em um ano dá 720km. Faltam as provas. Tbm tiro uma média de durabilidade de 1 ano pra cada tênis pra corredores amadores!! ;)

    Bjão
    PS: seu tênis é lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!!!!
      Tem gente aí da lista de comentários que faz 500km em dois meses. Imagina trocar de tênis com esta frequência?!! Meu bolso ia doer muito... Eu uso até ver as raspinhas de gasto mesmo.kkk
      beijão e obrigada pelo elogio. Eu tbem AMEI o meu novo modelinho. Meu marido diz para sair com ele.kkk

      Excluir
  6. Todo lançamento da vontade de comprar, mas os preços altos não torna isso possível. Como já disseram acima, sempre que possível espere lançamento de modelo novo, o modelo anterior é quase 50% mais barato. Reparei que em agosto tem bastante promoção. Tenho um Asics Blur 33, paguei 360, vi esses dias por 199. Deu uma dor no coração, mas faz parte.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor!!
      Tem cada novidade, novas tecnologias no solado, cabedal, amortecimento. Fico impressionada!! A dica de comprar modelo antigo no lançamento do novo é muito boa. Só depois do meu segundo tênis é que me dei conta nisso (tbem passei pela situação da dor no coração) e foi então que comecei a comprar pela internet. :)
      Abraços e bons treinos!!

      Excluir
  7. Minha pisada é bem para fora (supinada) então o desgaste acaba sendo bem desigual, o que força a comprar um tênis mais ou menos com essa quilometragem mesmo senão começa a atrapalhar.
    Faz uns bons anos que venho seguindo fielmente os Asics Nimbus. Estou acostumado com a linha e vou no certo, inclusive facilita para comprar pela internet porque o número é sempre o mesmo e sei que vai cair bem.
    Para comprar algum de outra marca o ideal é provar numa loja física para ter certeza que fica legal, mas realmente nem sempre isso é possível, especialmente se o tênis for de alguma marca mais específica que nem sempre se encontra na loja.
    O importante é se sentir confortável e cuidar com o desgaste.
    Abraço e bons treinos! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Nesses casos, você tem razão. Com desgaste assim é super preciso a troca por um modelo novo. Comprar em promoções torna-se até necessário. E quando achamos o tênis ideal, que ajusta ao pé e corresponde ao que você procura, é bacana continuar com a mesma linha.
      Valeu pelas dicas!!
      Abraço e bons km's!

      Excluir

  8. Oi Helena,

    já testei as maiores marcas e agora me acertei (para sempre) com o mizuno wave pro runner. Partindo daí, eu pesquiso na internet e no comércio local. Por princípio eu prefiro comprar na minha cidade, assim deixo os impostos aqui, mas se a diferença for muito grande, compro pela internet.
    Quanto à duração: quando a sola está quase furando rsrsrsrsrs
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alison!!
      Adorei o seu PARA SEMPRE. Eu não me adaptei a mizuno. Não sei se comprei o tênis errado ou sou eu mesma a errada. kkk
      Quanta a sua dica de duração, achei demais!! Tenho tênis raspadinho assim. E uso na praia...kkk
      Beijão

      Excluir

    2. Marca de tênis é muito pessoal mesmo... eu tenho o meus "quindins" que é o Mizuno, um asics nimbus 13 (que deixa meus dedos com formiguinha), um Nike Vomero (para distância curta) e um Nike para pista - mas na real uso 90% do tempo o Mizuno. Sem falar que a cor é demaisssssssssssssssssssss (um vermelho escuro super lindo). Sorry, falei pelos cotovelos.

      Excluir
    3. Pode falar a vontade, Alison. Eu ADORO. Aliar conforto, preço e estética no tênis é muito bom. Esse vermelho deve ser lindo mesmo.
      Beijão e boa semana!!

      Excluir
  9. Olá Helena.
    Eu também sou adpeto às compras pela internet. Comprei um e em menos de 30 horas recebi em casa.
    E o esquema de pegar o modelo anterior no lançamento do novo é muito bom também para ajudar o bolso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz!!!
      Eu não quis comentar no post, mas já que tocaste no assunto (...) Este meu último tênis eu comprei pela internet e chegou depois de 15 dias. Tive problemas porque faltou no estoque e me avisaram só depois de 5dd. Troquei por este modelo (da foto) e levou mais dez dias para chegar. Foi com um portal bem conhecido e que não farei mais compras com eles. :/ Uma pena!
      Abração

      Excluir
  10. Helena bunitona!!!
    Ja ouvi treinador falando na internet sobre seis meses de duraçao, alem da importancia de revezar o pisante para q ele possa respirar....
    Eu particularmente. So uso asics. Fiz o teste da pisada la na store pq antes comprava os modelos errados... Gosto de comprar os lançamentos, mas so compro qdo alguem vai pra fora e traz uma encomenda... basica....

    Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!!!!
      Conseguisse postar. Que linda!

      A história de por o tênis para respirar eu já li também. Diz que qualquer calçado (entende-se tbem por sandália, bota etc) deve ganhar um ar por 24hs antes de voltar para as ruas.
      Pedir para alguém de fora trazer é uma dica ótima.

      beijão

      Excluir
  11. Helena,
    Só compro o tênis da promoção pra economizar.
    Amei o seu novo, lindo demais.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!!!
      Esse último tinha um valor de 399,90 e saiu por 299,90. E eu estava louca para aliar conforto e resultado com estética. Fofo, né?!
      Beijão

      Excluir
  12. Oi Helena,
    Então, no momento tenho dois pares de tênis em uso, e um terceiro amaciando(fez calo),vou revezando, mas meu companheiro de longões e provas é mesmo o mizuno wave, os outros dois são asics. Comprei dois pela internet, tudo certinho, entrega rápida.
    O seu modelo está lindoooo.
    Esses dias rolou um debate no grupo sobre como higienizar os tênis, a maioria seca na sombra, eu nem sabia disso, coloco os meus no sol, ou colocava, não sei rsrs, não os lavei depois disso...
    Os meus uso até cair a sola rsrs, quando fica bem velhinho coloco pra correr na praia tbém.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindona.
      Recebi as fotos. Obrigadaa! Vou colocar aqui no post da corrida, depois. Uma dica para o calo é usar fita/band-aid antes no tornozelo. Sempre que começo a usar um calçado novo faço isso. Xô bolhas!!! kkk
      Eu sempre lavo o tênis e tbem seco a sombra, mas em dia de sol e vento. Por que, cá para nós, o cheiro do tênis pós-lavagem não é legal... Tem que ventilar muuito. E quando o tênis não tem mais conserto, ou jeito pra corrida, eu faço doação. Sempre há uma boa alma que queira o "surradinho"...
      beijão

      Excluir
    2. Mas porque não pode secar no sol? Eis a pergunta que não quer calar...
      Ficaram lindas suas fotinhas, a corrida pela paz postou no facebook, tá na hora da senhorita aparecer por lá..
      Beijinhos.

      Excluir
    3. Oi, minha flor!!
      Reza a lenda que secar ao sol faz com que acelere o processo de danificação do produto. E, se não tirado bem o sabão (mesmo neutro) amarela. Será?
      Eu ainda não tinha visto estas fotos. Inclusive, comprei da Foco Radical uma bem parecida. Legal, né. Já sobre o face... não dá pra mim. O twitter e o blog me ocupam tempo e atenção. Mas adoro ter as notícias de vocês de lá.
      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá Helena, adorei seu blog!! ótimas matérias.

    Bjoss

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!!

      Obrigada pela visita e pelo elogio. Não sabe como fico contente em saber. O bloguinho é feito com a ajuda de vocês.

      beijinhos

      Excluir
  14. Oi Helena!
    Sempre compro tênis em promoção. E também pela internet, alguns sites enviam cupons de desconto no mês de seu aniversário. Atualmente tenho quatro pares (me disseram que é pouco, é mole?!), todos da Asics também. Não dei certo com Mizuno, nem tentei outras marcas. O queridinho é o Gel Hyper Speed 5, muito, mas muito leve! Mas também tenho o Gel Blur 33, o Nimbus 13 e o Gel DS Trainer 16 W. Amo todos!!! Um de cada cor diferente hahahaha
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Tbem estou na turma dos 4 pares. E já ouvi de outros corredores que o número é até o dobro. kkk Achei ótimo os teus modelos. Vou pesquisar...
      beijos e bom finde!!!

      Excluir
  15. Marcelo N. Schlickmann06 outubro, 2012

    Oi Helena!
    Belo texto esse, como vários outros, ficou claro, explicativo e de leitura fácil. Parabéns!
    Quanto aos tênis, só uso Nike há um bom tempo. Para o meu peso (72 kg) acho o Vomero, o mais caro, muito "macio" e me adaptei muito bem ao Pegasus. É um tênis bastante tradicional, que já está no modelo 29, para pisada neutra e que tem um preço justo. Mas sempre compro o anterior, o que para quem puder comprar nos EUA, significa pagar uns 50 dólares.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo!
      Obrigada pelo comentário aqui no blog. Fico feliz que esteja gostando dos post's! A sua dica do Pegasus é ótima. Conheço outros amigos corredores que usam e elogiam tbem. ;)
      beijo e boas corridas!!

      Excluir
  16. os meus tênis têm pelo menos uns 1000km rodados:)
    quando eu gosto de um modelo, vixxi, só troco quando a telinha tá toda esburacada, ou quando a sola já tá toda comida rssss
    geralmente eu uso um só tênis o ano todo, e o mesmo, nos treinos e nas provas, por isso eles rodam tanto e ficam tão... tão... detonados:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk
      Quando a gente dá para amar um tênis é assim, Elis. Usamos até não dar mais meeesmo... =D

      Excluir
  17. Oi Helena,
    Eu tô querendo comprar esse tênis e eu gostaria de saber se você comprou o n° 37,ou um número maior ou um número menor.E se você tiver comprado o nº 37,ficou justo?Obrigado!;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Achei o tênis ótimo. Já testei nos treinos de tiro e tempo run. Parece moldado para o meu pé. :D
      Eu calço 36 e comprei o número 37. Mesmo assim ele fica justinho no pé, mas ainda tem aquela folga de um dedo antes do dedão, sabe?!
      Tomara que você goste do tênis!!
      Abração

      Excluir
  18. Oi é a primeira vez que entro aki, e gostaria de fazer uma pergunta pra vcs adepto ao Asics nimbus 13 comprei um agora e estou correndo com ele e ele queima um pouquinho o peito do pé e perguntei pessoas que usam elas me disseram que sente a mesma coisa, será que estamos correndo pisando errado ou ele queima mesmo? bjos CYDYNHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cydynha.
      Obrigada pela sua visita aqui. =)
      Eu tenho três tênis ASICS, mas nenhum é o Nimbus. Posso consultar os amigos para saber se o que sentes é comum ou um caso particular seu. Minha sugestão seria para ligares no 0800 da Asics e tirar esta dúvida. Eu pessoalmente não sinto nenhuma queimação ao pisar com os meus modelos.
      Beijos e boa semana!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...