18 dezembro, 2012

Resultado: Corrida Contra o Câncer de Mama

"Abrir mão de um treino mais forte para acompanhar um amigo". Esta é uma das sugestões apresentadas na edição nº. 100 da Revista O2, na qual traz dicas de 100 coisas que todo corredor deveria fazer. Considero uma das sugestões mais bacanas que a revista propôs. E pra minha alegria tive a oportunidade de fazer isso neste domingo. Tem coisas que a gente não planeja, elas simplesmente acontecem.

Floripa recebeu neste domingo, 16 de dezembro, a terceira e última etapa do Circuito de Corrida e Caminhada Contra do Câncer de Mama realizado pelo IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. O evento, que mescla esporte e solidariedade, teve um circuito de 5 km montado na Beira-Mar Continental, no bairro Estreito, reunindo bom número de participantes. Todo valor arrecado com evento foi doado para o Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis.

Participar deste evento tem dois fatores motivacionais. Primeiro, em razão da prática de uma atividade física e a preocupação com a qualidade de vida. E em segundo porque é muito bom apoiar uma causa tão nobre e poder ajudar os projetos desenvolvidos pelo IBCC.Quando vi a propaganda deste meses atrás já sabia que iria correr esta prova.

A Prova - Esta foi a minha última corrida de 2012 e teve um gostinho muito especial. Correr dosando o seu ritmo é uma coisa, mas correr marcando o ritmo de outra pessoa é totalmente diferente. Quando cheguei na beira-mar continental faltava pouco mais de 40 minutos para largada. Do estacionamento até ao local do evento fui aquecendo e logo encontrei o Enio e o Eduardo. Aproveitei para colocar o número de peito e chip enquanto conversava com os amigos sobre as últimas participações deles na Pampulha, Corrida do SESC e Sindilamp. Na sequência, foi uma sucessão de encontros com as meninas da "Just Run". Não tinha muita gente no evento. A organização divulgou o número de 650, mas pelos resultados foram 302 atletas na modalidade da corrida. Ainda havia os caminhantes.

Janaina, Antoniella, eu, Fernandinha e Monike (meninas Just Run)
No pórtico de largada, reunimos as meninas da equipe e foi onde conheci a Janaina. Até então nunca havíamos nos visto. Usar a camiseta da equipe tem dessas vantagens. O pessoal vai se reconhecendo, se apresentando e logo se enturmando. Ela me contou que seria sua estreia em provas de corrida de rua. Não hesitei e me ofereci para correr com ela todo percurso. Gente, quem já fez, imagina o que eu estou sentindo. E quem nunca correu assim com alguém, faça um dia. É uma sensação incrível ajudar alguém numa coisa que tanto gostamos.

Já no primeiro quilômetro estipulamos um pace abaixo de 6:00/km e de vez em quando eu perguntava se estava tudo Ok. Fomos falando do percurso, dos corredores conhecidos, do garmin, enfim quando vimos já estávamos voltando. Afinal, correr 5k conversando passa muito rápido, meesmo. Faltando pouco menos de dois quilômetros pra concluir a prova, alcançamos a Amanda, mais uma da equipe Just Run, e fomos as três controlando o ritmo. Muito legal isso. A poucos metros da linha de chegada, levantamos os braços e chegamos as três abraçadas no pórtico. Emocionante.

Amanda, eu e Janaina - Uhuuu

[É necessário abrir um parágrafo de agradecimento aqui.] Correr com as meninas foi muito legal e só aconteceu porque elas participaram disso. Meu mais sincero obrigada a Janaina e a Amanda. Foram tão gentis e animadas. Correr já é uma alegria e com os amigos se torna inesquecível. 

Novas amizades - Antes de largar conheci pessoalmente a Gilmara Heil, amiga do twitter. Uma simpatia de pessoa. Batemos uma foto após a prova, já com a medalha. Mais uma corredora para trocar figurinhas deste mundo corrida.
Amigas virtuais que viraram reais (eu e Gil)
Resultado - Como as três chegaram abraçadas o que contou foi o tempo líquido da prova. Cheguei com tempo de 28:24, ficando em 27ª colocação de 83 corredoras. E na 7ª colocação na categoria 30-34anos.

Antoniella, eu, Monike e Amanda - já com as medalhas.


Resultados Oficiais

Masculino
1) Jose Rodrigues da Fonseca Jr. 00:14:41
2) Marcelo Colaço do Rosário, 00:15:44
3) Julio Cesar Rodrigues, 00:17:44
4) Leonardo de Paula, 00:18:01
5) Pedro Keller de Souza

Feminino
1) Marisa Perico, 00:18:21
2) Ana Claudia Maria de Jesus, 00:19:01
3) Fernanda Stahelin, 00:21:08 (Equipe Just Run)
4) Dilene Campos Raulino Gubler, 00:22:52
5) Morize Monteiro Ruivo, 00:23:14

Momento da Largada


Com Eduardo
Bate papo com os "Loucos por Corrida"

Pontos Positivos - Pontualidade da largada, linda medalha, funcionou bem o guarda-volumes, marcação de quilometragem, teve um ponto de hidratação (água estava gelada) e amplo estacionamento (free). Ah, o kit veio com número de peito, chip descartável, squeeze, camiseta da hering da campanha (já dei de presente, #hohoho)

Pontos Negativos - Senti falta de frutas na linha de chegada (ganhamos duas barras de cereais e água). A organização promete um certificado no site oficial da Yescom, mas não está funcionando. :/

Que venha 2013 com novas provas.

Forte abraço e boas corridas!!

23 comentários:

  1. Já fiz isso. É bom demais. Você ajuda alguém que tem mais dificuldades. No meu caso, eu acompanhei só, não dava para fazer em um ritmo. Mas foi bom igual. A satisfação foi imensa, ainda mais depois da prova, recebendo o agradecimento.

    E vocês ainda fizeram um baita tempo. Eu só não gostei da prova ter 4.800 metros. Distância quebrada não vale recorde hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enio.

      Fazer o bem é o que há! A satisfação que toma a gente é demais.
      A distância da prova realmente não teve 5000 metros e assim não vale o tempo oficial, mas pelo evento em si valeu super a pena. Curti!!

      Excluir
  2. É bom partilhar este gosto que temos. A camaradagem e espirito de entreajuda sabe ainda melhor. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam.
      Seja muito bem-vindo ao blog e participe sempre que quiser.
      Correr com amigos por si só já é uma alegria. E nesta prova pude comprovar ainda mais este sentimento.

      Abraço e boas corridas!!!

      Excluir
  3. Oi Helena, acabei nem indo porque corri no sábado e aí domingo tinha que ir treinar de bike, quem sabe numa próxima. Com certeza ano que vem nos cruzamos em alguma prova aqui por Floripa. A propósito, conheço a Gilmara pelo Twitter também. No meu caso, somente pelo Twitter. Gente finíssima. ;-)
    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.

      A prova foi bem organizada e o dia estava pedindo uma atividade física. Acredito que pedal por Floripa tenha sido muito bom também.
      A Gilmara é uma querida. Na próxima, marcamos um encontro dos twittersrun; aliás o Enio e o Eduardo tbem estão na minha TL.
      Super abraço e boas festas!!!

      Excluir
  4. Obrigado pela foto, Helena. Muito legal a sua ação de acompanhar e incentivar outros corredores. Quando iniciamos no mundo das corridas o apoio é uma das coisas fundamentais para que possamos nos manter motivados. Além, é claro, de permitir que façamos novas amizades. Parabéns, e se você não for na Corrida do Papai Noel (no Abraão), boas festas e um ano novo de muitas conquistas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.

      Foi um prazer encontrá-lo mais uma vez na corrida. Depois, se puder, me envie a foto que batemos junto com Enio. Gostaria de publicá-la tbem.
      Você usou a palavra certa: incentivo. A todo momento a Janaina sabia que conseguiria completar a prova. Meu papel não era de ver se daria certo e sim de incentivar. Como uma equipe realmente.
      Foi muito legal.
      Não devo ir no Abraão, pois já tenho compromisso no dia. Mas agradeço os votos de feliz natal e retribuo a ti e seus familiares.

      forte abraço

      Excluir
    2. Oi Helena. Vê se você consegue acessar. Esqueci que vc não tem FB !!! http://migre.me/cs9AC.

      Excluir
  5. Helena, muito legal, acaba tirando o individualismo da corrida. Estou gostando muito do novo formato de relatos que adotou. Vou usar de inspiração.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor.

      Fico feliz que esteja gostando. A opinião de vocês é muito importante. Fique a vontade para adotar no seu blog.
      Forte abraço e boas festas!!

      Excluir
  6. Helena, mais um ano se foi e com ele fica as lembranças de cada treino e prova alcançados. Que venha 2013 e possamos estar com saúde e força de vontade para mais um desafio... e outro... e outro...

    Beijos e abraços a você e a todos que a seguem. Parabéns a todos nós que escolhemos esse esporte maravilhoso.

    BOAS FESTAS E TUDO DE BOM EM 2013.

    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleber.

      Que palavras mais gentis. Retribuo os votos de felicidade a ti e seus famialires. Que 2013 seja mais um ano abençoado, com saúde, paz e muitas alegrias!!!

      Forte abraço e boas corridas!!!

      Excluir
  7. Helena,
    Parabéns pela prova e por correr junto com as amigas. Isso é muito legal.
    Super beijos e feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Foi legal mesmo. Engraçado como cada corrida tem uma história diferente. Acho que é isso que nos cativa a se inscrever nos eventos. Adorei!
      Beijinhos em clima de natal #hohoho

      Excluir
  8. Oh Helena, que lindo. Adoro ler relatos assim. Me fazem gostar mais das pessoas e da corrida. Que em 2013 você tenha muita saúde e continue sendo esse amor de criatura.

    Um beijão!!! Parabéns pela prova :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aline,
      Que delícia ler um comentário deste em época de natal e quando renovamos votos de um ano melhor. Agredeço todo seu carinho. Tenha certeza que a recíproca é verdadeira.
      Beijo carinhoso e feliz 2013!!

      Excluir
  9. Oi Helena...
    abrir mão da competição para acompanhar uma amiga foi uma atitude muito legal da sua parte, parabéns...
    e corrida é isso ai... união entre os corredores...
    Boas festas e que venha 2013
    Rafael
    marroneocorredor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, valeu pela visita!!
      Muitas vezes quando fazemos algo de coração por alguém, quem sai ganhando acaba sendo nós mesmos. A experiência com a Jana vai ficar pra sempre na minha lembrança.
      abraços

      Excluir
  10. Só posso agadecer! Pelas belas palavras e pela força durante toda a prova! E hoje, por mais um incentivo! Só faz com que eu me motive e me supere a cada prova! Um gde bj e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda!!
      Adorei correr ao seu lado. Realmente, valeu cada passada. beijo super carinhoso <3

      Excluir
  11. Bom dia! Alguém sabe me informar onde foi confeccionado está medalha personalizada contra o câncer? Pois iremos organizar uma corrida em Rio verde Goiás, contra câncer de mama, e gostaria muito que o modelo fosse semelhante. Qualquer informação me mande um e-mail, fca.rv@ibest.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!
      Esta prova foi realizada pela Yescom, logo seria bacana entrar em contato diretamente com eles. Pode haver com direito autoral sobre o uso da imagem. Enviarei um email com site deles de contato.
      abraço

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...