24 janeiro, 2013

Postura na Corrida

Não sirvo de exemplo de melhor postura na corrida. Tenho conhecimento que ela garante uma maior qualidade nos movimentos e acaba reduzindo o gasto de energia se executada corretamente. No entanto, contrariando as teorias dos profissionais da saúde, acho que lutar contra um movimento nato acaba revertendo na liberação de maior quantidade de ácido lático e consequentemente antecipando a fadiga durante a corrida.

Tenho 1,10cm de perna, isso mesmo! Elas são enormes. No entanto, minha passada não corresponde ao tamanho e me considero com uma passada curta (nada queniana). Ouvi uma entrevista na CBN onde o médico do esporte informava que a passada não iria aumentar consideravelmente com os exercícios educativos, o máximo dois centímetros. Talvez para Usain Bolt seja excelente, mas foi ouvindo a entrevista que percebi que o meu esforço de ganhar estes centímetros não valia a pena.

De lá para cá observo ainda mais o modo como a galera anda correndo nas ruas. Olho a postura, elevação dos braços, o modo como ficam as mãos, essas coisas de corredor. Cada um tem o seu jeitinho. Uns até engraçados, mas todos estão correndo. Me chamou a atenção a postura da queniana que venceu a São Silvestre este ano. Ela corria com os braços em zig zag e tinha a passada relativamente curta para uma corredora do Quênia. Foi ali que percebi que cada um tem a sua assinatura. Afinal, ela era da elite e com certeza tem uma mega equipe de profissionais em cima. No entanto, ela tinha o seu jeito de correr.

Longe de lançar uma polêmica aqui, mas fiquei aliviada e decidi manter os exercícios educativos para melhorar a pisada e assim garantir um melhor desempenho. E abri mão de aumentar o tamanho da minha passada. Deixo cinco dicas de postura para corrida. Coisa simples e que podem ajudar, principalmente para quem está iniciando nesse mundo de corredores. Aí vão elas:

*Formar ângulo de 90º entre braço e antebraço;
*Manter o tronco ereto, levemente inclinado à frente;
*Olhar fixo à frente, mas com o pescoço relaxado;
*Movimentar os braços ritmadamente para auxiliar no equilíbrio e movimentação das passadas;
*Elevar os joelhos a uma altura média, levando os pés à frente.


Quem quiser ver outras dicas, pode ler esta matéria publicada pela Revista W Run.

E vocês, procuram corrigir alguma coisa na sua postura enquanto correm?

Forte abraço e boas corridas!!!!

25 comentários:

  1. Essa questão é delicada mesmo... sou menos estudioso ainda do assunto. Nem tenho muito para comentar. Só sei que vi um vídeo interessante esses dias e como fala um pouco do mesmo assunto (técnica) vou deixar também como ilustração:
    http://www.youtube.com/watch?v=b3Nt4WgQed8
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Obrigada pela sua participação aqui no blog. Vou lá conferir o video. Acho que tudo que acrescenta ao assunto é válido. Nem que seja para esquentar ainda mais a discussão...
      Forte abraço
      Helena

      Excluir
  2. Excelente, amiga, também costumo observar bastante a postura das pessoas (quando não estou correndo, procuro olhar). Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivana.
      Eu tenho uma imã para corredores. Estou passando de carro, a pé ou de bike sempre me chama a atenção ver os outros correndo. Não sei explicar... Acho demais!!!
      Até mesmo ver os outros na pista...
      super beijo

      Excluir
  3. Olá Helena,

    Ótimo tema que você levantou. Já assisti a vários vídeos sobre pisada e postura, mas ainda tenho uma certa dúvida se existe "A" postura/pisada correta. Em conversas com meu treinador ele também falou que não há algo que seja totalmente universal.

    Porém, seguindo as orientações é possível correr usando todas as melhores práticas. Eu tento levar as seguintes coisas em consideração:
    - Tronco ereto e levemente inclinado para frente;
    - Braços em 90º e com movimentos paralelos ao corpo;
    - Mãos relaxadas;
    - Evitar saltos elevados na vertical;
    - Evitar entrar na pisada com o calcanhar. Tentar usar o o "peito" do pé;
    - Olhar fixo à frente;
    - Levantar bem o calcanhar ao tirar o pé do chão e elevar o joelho para iniciar a passada;
    - e algumas outras coisas;

    Mas, o problema é que durante os treinos mais longos ou quando perco a concentração, percebo que vou aos pouco deixando de lado uma coisa ou outra.

    Acredito que com o tempo e com bastante treino educativo vamos aos poucos aprendendo a correr aproveitando ao máximo o movimento para melhorar a performance.

    Sobre observar postura de corrida, hoje em dia é até engraçado: Não posso ver alguém correndo na rua ou até mesmo num filme, que na hora fico observando essas coisas todas. Sempre comento com minha esposa e ela fala que eu não tiro a corrida da cabeça =)

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Muito interessante as suas colocações. Acho que a medida que "entramos" no esporte vamos enxergando a dimensão do assunto. Saber o correto e tentar fazê-lo já mostra um avanço para o corredor.
      Observar os outros tbem tem lá seu aprendizado. Nem que seja para nos lembrar de corrigir em nós mesmos.
      Obrigada pelas dicas!!
      beijo
      Helena

      Excluir
  4. Fiquei pensando em qual seria o tamanho das minhas pernas. Vou medir depois.

    Tento fazer tudo isso, mas meu foco maior está em coordenar os braços nos 90º. No entanto, quando estou muito rápido fica tudo errado se eu me desconcentro. Ainda não está natural e estou trabalhando nisso.

    Acho que melhorando os braços, quase todo o resto vem junto e o desempenho também já evolui. Tenho muita vontade de falar para todos que vejo correndo com os braços cruzando que eles podiam gastar menos energia, mas daí meu treino ia ser intervalado. Corre 100 m e para haha. É muita gente correndo "errado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Enio.
      Acho que quando estamos muito rápidos, o foco acaba sendo a passada e a respiração. Aos poucos vamos dominando os movimentos e seguimos para um auto controle maior.
      Com tempo e disciplina, a tendência é melhorar.
      A ideia de avisar os outros sobre a postura é bacana, mas nem todo mundo está aberto a ouvir certas coisas de pessoas com quem nunca falou antes. Acho melhor falar só para os conhecidos, soa mais simpático. ;) hehe
      forte abraço!!

      Excluir
  5. Helena, sempre me pergunto se estou com a postura correta, ando observando muito as pessoas, e tem cada um viu, tem o bracinho coisinha de jesus, tem o cara que corre chutando, tem vários tipos. Quanto a minha postura, parece que fico tenso tentando correr da maneira que acho correta. Tenho muito adificuldade em elevar os joelhos. Tenho que focar nos educativos.

    Muito boa sua matéria.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor.
      Tudo bom?
      os educativos prometem ajudar bastante. Eu gosto muito de fazê-los. Mesmo sendo repetitivos. Sou da filosofia de que tudo é válido, se for para melhor.
      Forte abraço e boas corridas!!!

      Excluir
  6. Helena,

    Se entendi bem vc quer 'aumentar o tamanho da passada', é isso ? E quanto à cadência (passadas por minuto) ? Acho isso o mais importante, e pra que seja possível uma cadência alta a 'largura' da passada vai diminuir...

    Realmente, a técnica da corrida 'parece' ser simples, mas é das mais complicadas. E tem que treinar sempre, prestar atenção. Outro dia comecei a me ligar no 'barulho' que o pé faz ao aterrissar, impressionante a diferença que faz se você se atentar a esses detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael!!

      A intenção inicial era aumentar a passada. Hoje penso que a cadência é beeem mais importante. Sua observação de analisar o som da aterrissagem do pé no asfalto mostra o quanto estais em sintonia com a corrida. Acho muito legal isso. Eu tenho mania de observar a minha respiração. Sei exatamente o ritmo de acordo com som que saí pela boca.
      Aos poucos a gente vai se conhecendo melhor e, sem querer, ganha qualidade na prática esportiva.
      Abraço e bons kms!!

      Excluir
  7. Olá Helena.Não tenho conseguo deixar o braço esquerdo bem paralelo ao corpo, isso é muito estranho.

    E no cmeço eu achava a pisada frontal "impossível" hoje ela está se tornando natural.

    Abraços

    Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Legal quando a gente começa a perceber a evolução no esporte, né? Fiquei curiosa em saber como apenas o braço esquerdo lhe incomoda. E o direito??
      Sobre a pisada, você está usando five fingers ou algum minimalista??
      Forte abraço
      Helena

      Excluir
  8. Olá Helena,

    Eu olho tantas coisas enquanto corro: cadência (aprox. 180 passadas por minuto), postura do tronco (ereta ou levemente inclinada para a frente), movimento dos braços (do mamilo ao quadril), pisada (com o antepé), joelhos (levemente flexionados sempre), etc.

    Não consigo tudo de uma vez, ao mesmo tempo. Mas a ideia é sempre estar ligado nisso para ter menos lesões.

    Adolfo
    http://professoradolfo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adolfo.
      Na verdade estamos em constante evolução. Se aperfeiçoar na corrida acho que é o desejo de todos nós corredores.
      Muito bacana teres levantado o assunto lesão. Cuidar da cadência, passada, inclinação tem tudo a ver com diminuição no risco de lesão.
      Valeu pelo toque!

      Forte abraço e bons treinos!!!

      Excluir
  9. Olá Helena !!

    Eu procuro (melhor) eu tento corrigir a postura, e percebo que rendo bem mais quando estou com uma postura proxima da adequada, no meio da corrida vou cansando e baixando a cabeça, com isso o rendimento cai mais ainda.

    Hoje mesmo consegui correr com a postura correta ou proximo disso, respirei melhor e corri mais, fiz até meu RP.

    Bjos

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que show heim, Léo.
      Tem coisa melhor do que correr bem?
      Parabéns pelo RP!!!!

      abraços

      Excluir
  10. Helena,
    Eu sei que tenho muito erros, tento sempre correr na melhor postura, não é muito fácil não, mas tento.
    Acredito que quando treino na pista eu consigo ter mais consciência.
    Beijão querida

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo:
    Acredito que treinar na pista me ajude a ter melhor consciência dos erros e tentar melhorar.
    Beijão querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.

      Ter consciência do erro e tentar melhorar já é um grande passo. Espero que consigas evoluir cada vez mais na corrida.
      Super beijo
      Helena

      Excluir
  12. Helena,
    Otima abordagem
    Eu fiz reeducaçao postural com fisioterapeuta pra conseguir entender o q acontecia c meu corpo. Minha dor na perna, lado interno, pouco abaixo do joelho nao sarava. Na ressonancia nada acusava.
    Resultado: procurei o medico do esporte. Gustavo Magliocca q me apresentou um programa onde eles filmam a corrida do atleta pra depois corrigir as possiveis falhas...

    Depois da gravidez meu quadril ficou pouco caido na hora de andar, ou correr, e eu chegava bater um joelho no outro... Sem perceber...
    Tudo isso melhorou, mas leva tempo. So descobri tb pq minha dor nao sarava.... Hj sinto bem menos dores....


    Ah, algo q aprendi q vc n mencionou....
    Durante a corrida, abdomen levemente contraído, como se estivesse segurando a vontade de fazer xixi... parte pelvica...

    Bom é isso.
    A sports care oferece tudo isso. Eu recomendo. Ainda trato com eles...
    Pena que fica aqi em sp.

    Bjao sua linda!
    Qdo vem pra sp?

    www.runningnews.com.br
    Blog run dani run

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani Querida!!

      Super bacana suas colocações. Muita gente ignora as dores e pode estar agravando ainda mais a situação. Adorei as suas dicas, mesmo.
      Estou com uma consulta com médico do esporte marcada. Já vou com mais algumas questões para ele.hehe
      Super beijo, Sua Linda.

      Excluir
  13. Nós sempre estamos preocupados com a melhor postura para correr enquanto isso vejo pelas corridas da vida que algumas pessoas correm de uma forma totalmente "errada", desengonçada e mesmo assim correm muitoooo...

    Um abraço do seu amigo

    O Corretor Corredor
    www.ocorretorcorredor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade seja dito, o que você escreveu reflete bem o que vemos nas ruas. Muita gente andando com os braços naquele zig zag e mandando muuuuito bem.
      Mas com uma melhor postura, heim. Seriam o próprio Usain Bolt do Brasil.hehehe

      Abraços e boas corridas!!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...