01 março, 2013

Check up


Por hábito, todo mês de março agendo uma consulta com meu médico para exames de rotina. Aquele bom e velho "check up". Saber se os níveis de glicose, triglicerídeos, colesterol estão dentro da margem esperada. A cada ano marco ainda um exame ergoespirométrico para checar se está tudo ok com coração e se posso seguir firme nos treinamentos. Não é porque corremos, que devemos descuidar da saúde. Pelo contrário, perdemos muitos sais e vitaminas durante a prática esportiva. E ter um acompanhamento médico é sempre importante.

Podia dizer que estava me preparando para o calendário de provas deste ano, mas na verdade já corri três eventos este ano. E isso foi inédito para mim. Nos anos anteriores, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis é quem sempre abria o meu calendário de provas. Mesmo assim, encaro este evento como um desafio. Gosto de testar meus treinos nesta importante competição.Então, porque não conferir se está tudo em dia com a saúde? Vou pedir exame para detectar ferro e outros sais. Tenho percebido um desgate grande nos treinos. E como não faço suplementação, talvez possa estar em baixa de algo.

Pensando nisso tudo, achei bem bacana e compartilho aqui a dica no blog do Wanderlei de Oliveira, da ESPN, - ele explica a importância de cada exame médico para treinar e competir na temporada de 2013. Confira:

Hemograma completo (mais glicose, ferritina, ácido úrico, colesterol e frações, urina tipo 1 e parasitológicos) - serve também para diagnosticar casos de colesterol alto, diabetes, anemias e outros problemas que precisem ser tratados antes de se submeter a qualquer esforço físico.

Teste de esforço (também chamado de potência aeróbia ou ergoespirométrico) - realizado em esteira ou bicicleta ergométrica, vai detectar se existe ou não alguma anomalia cardíaca durante o esforço físico e também vai indicar qual seu atual nível de condicionamento.

Check-up dentário - Ao se submeter ao programa de treinamento, você vai utilizar todas as suas reservas. Sendo assim, qualquer tipo de infecção, por menor que seja, pode ter seu quadro agravado.

Avaliação nutricional - Checar os hábitos alimentares e adequá-los às novas necessidades calóricas impostas pela carga e volume de treinamento são providências mais do que bem-vindas. Além disso, se você estiver com um índice de gordura mais alto do que o normal para a prática da corrida é importante seguir uma dieta.

Avaliação ortopédica - Dor ciática, anormalidades na coluna, obesidade, má postura, lesões antigas nos meniscos ou nos ligamentos ou até mesmo um formigamento são algumas pistas que podem levar o ortopedista a detectar problemas que podem se agravar quando colocados à prova.

Era isso, gente.
Forte abraço a todos e bons treinos!!

24 comentários:

  1. Olá, Helena.

    Eu também estou nessa fase de check-up. Apesar de ter 33 anos, como praticante de corrida (e que aspira intensificar cada vez mais os treinos e ampliar as distâncias) é necessário saber se está tudo em ordem.

    Até o momento fiz os exames de hemograma, na semana que vem faço a consulta com o cardiologista para agendar os testes de esforço.

    Também tenho intenção de ainda no primeiro semestre (abril, maio) consultar dentista e nutricionista para completar a avaliação geral.

    Em paralelo, tento cumprir meus treinos (3 vezes por semana correndo na rua + 3 vezes por semana fazendo fortalecimento muscular na academia).

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brunno.

      Início de ano é bom por isso. Renovação, novas metas e planejamento; - e a saúde precisa estar entre elas. Seus treinos (corrida e fortalecimento) estão ótimos. Queria ter disciplina para ir até a academia. :/
      Abraço e bons km's!!

      Excluir
  2. bom mesmo manter os exames em dia!
    já tá na época de eu refazer os meus!

    sucesso aí nos treinos!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis Querida!
      Passa tão rápido o tempo, que a gente nem percebe que faz tempo que fez os últimos exames. Estar em dia é bacana, nem que seja para dar mais gás ainda na corrida. ;)
      super beijo pra ti, Sua Linda.

      Excluir
  3. Eu também sempre faço, amiga !! Beijo, boa dica.

    ResponderExcluir
  4. Legal Helena, isso mesmo, exames importantes. Meu cardiológico já está vencido, preciso refazer.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Como bom triatleta, você sabe da importância dos exames né. Muito bom!
      Abraços e bons treinos.

      Excluir
  5. Parece que só eu estou merecendo um puxão de orelha, nunca fiz nada disso... sei que está errado, mas é a vida, né amiga?
    Estou pensando seriamente em correr a meia de floripa, precisaria estar melhor treinada, mas se for, vou conciente das minhas condições...
    Beijinhos flor, até breve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone Querida.
      Você é da turma que corre e põe a conta em risco. Ai ai, sua danada, te pego pela orelha. Bora fazer exame de rotina.
      Quanto a meia, vai sim. Vai ser uma prova ótima. Tu sabes disso.
      Super beijo

      Excluir
  6. Helena, eu também faço check-up... inclusive minha assessoria exige um por ano ou pára de enviar planilhas... mas eu já vinha fazendo antes, por causa do meu nutrólogo.

    Ando meio ausente da net, pois o trabalho tá f*** ultimamente, mas sempre que posso dou uma olhadinha por aqui! Você é uma das minhas motivadoras! Um dia corro como vc! ;)
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha,

      Acho bacana que a assessoria cobre exames anuais, afinal a gente muda a alimentação, rotina de treinos e é sempre bom se precaver, principalmente quem é responsável por tantos alunos. Eu tbem vou apresentar meus exames para o coach. Ele sempre cobra a frequencia cardíaca (é o foco de análise dele rs).
      Sobre sua ausência, entendo bem. Às vezes acontece do trabalho e a casa nos cobrarem mais atenção. Mas não deixe de treinar. E quando der, conte seus planos para 2013.
      Super beijo e bons km's pra ti!!!

      Excluir
  7. Helena, sobre os exames cardiológicos, como foi a sua escolha de médico?
    Ano passado pedi um check-up para um mas como ele é geriatra não pediu teste de esforço, apenas o eletrocadiograma. Saí frustrada da consulta, e reparei que quase todos os cardios são geriatras. Aí desanimei :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana.
      Muito bacana a sua pergunta. Eu trabalho diretamente com médicos, mas foi ouvindo uma entrevista com médico do esporte que entendi a diferença entre eles. Me consultei numa clínica especializada em medicina esportiva aqui em Florianópolis. No próprio dia fiz o eco e o eletrocardiograma. E saí da consulta com ergoespirométrico marcado. Você tem que fazer este. Parece um exame da nasa (com monte de "plugs" e uma máscara de ar para medir o oxigênio que entra e sai dos pulmões). Achei muito legal. O exame diz o seu limiar aerobico e estipula quanto tempo leva para você liberar o acido lático e consequentemente sofrer com a fadiga. Procure um na sua cidade. Coincidentemente, o meu médico é cardiologista e médico do esporte.
      Se quiser conhecer o site é www.cardiosport.com.br

      super beijo e bons km's!!

      Excluir
  8. Legal...Ótimo post!
    Você é um exemplo. Todos deveríamos estar em dia com exames... Mas é muito importante, fundamental, que um esportista saiba como está seu corpo, sua saúde, para assim conseguir progredir sem lesões. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, Sua Linda!!
      Obrigada pelo seu carinho. Estar de bem com a vida requer alguns cuidados, não é mesmo? A saúde em primeiro lugar, já dizia minha vó.
      beijokas

      Excluir
  9. Olá Helena,
    Obrigado pela visita no blog. Os amigos sempre nos dão força. Um troca muito bacana. Parabéns pelo blog. Ainda quero correr provas bacanas dessa terra. Um abraço do claudio dundes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio.
      Obrigada pela visita e seja muito bem-vindo ao meu cantinho.
      Temos excelentes provas em Floripa. Se quiser, te passo o calendário...
      Um abraço e boas corridas!!

      Excluir
  10. Olá Helena.
    Eu tinha que fazer isso em fevereiro e esqueci.
    Caramba, deixa eu ligar lá pra agendar a conulta
    valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Bacana esta troca entre os corredores, né Luiz. A gente "sem querer querendo" ajuda os outros. Também já tive lembretes destes lendo o blog de vocês.
      Forte abraço e bons km's!!

      Excluir
  11. Ótimas dicas Helena!

    Estou justamente num período de check-up também. Eu acho importantíssimo fazer o acompanhamento médico, acredito que me dá mais segurança de me exercitar sabendo que está tudo em ordem.

    É engraçado que hoje tenho uma vida muito mais saudável, mas vou muito mais ao médico do que antes.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Falaste bem. A gente acaba indo mais ao médico quando sabe que está se cuidando mais. Será que é para ouvir "parabéns, sua saúde está ótima".hahaha
      Abraços e bons treinos!!

      Excluir
  12. Casa de ferreiro, espeto de pau! Meu pai é cardiologista e tô há tempos enrolando pra fazer um teste de esforço! Preciso me organizar pra colocar o check up em dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani.

      Ter um médico na família deve ser bom. Várias dicas, - muito mais um cardiologista. =)
      beijinhos

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...