14 maio, 2013

Nossos Heróis


O início da minha relação com a corrida não tem o brilho de um filme de Hollywood. Não tive o incentivo de amigos, de algum professor (infelizmente) ou parente na família para dizer "Vamos correr, Helena?". Na verdade, foi numa velha esteira de academia quando eu me perguntei se conseguiria correr mais de cinco minutos. E isso aconteceu apenas quatro anos atrás. Este foi o meu start.
Até este momento, minha referência no atletismo tinha sido João do Pulo, Robson Caetano (até hoje é o detentor do recorde sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 31/05/1988), Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa. Estes foram os meus heróis de infância. Brasileiros, que uma vez por ano, seja no campeonato mundial de atletismo, na São Silvestre ou numa maratona a gente via na emissora plim-plim, na tevê. Eu até achava legal, mas por motivos diversos (seja ligada a outro esporte ou desligada mesmo) eu não me animava com a corrida.
Hoje, com alegria, posso dizer que esta lista cresceu. Os nomes vem nas mais variadas modalidades do atletismo. Tenho muitos heróis que me servem de inspiração. Admiro os atletas Marilson Gomes dos Santos, Ana Claudia Lemos, Solonei Silva, Márcia Narloch, Adriana Aparecida, só pra dizer alguns. Nem tem como listar todos!! Suas histórias me enchem de garra e foco nos treinos. Fico imaginando a rotina de treinamento e a disciplina que eles tem. 
Esta semana acontece o Grande Prêmio Internacional Caixa Sesi de Atletismo 2013, em Uberlândia (MG). Oportunidade de conferir de perto os nossos atletas do Brasil. A entrada é franca. E a programação conta com lançamento de disco, salto em distância, arremesso de peso, corrida de pista, entre outras modalidades. Queria eu estar lá... Pra quem é da região, eis aqui o programa.
Enquanto isso, fico eu aqui, curtindo esta vibe e torcendo para os nossos heróis.

Forte abraço e bons treinos!!!

24 comentários:

  1. Excelente post!!! Imagino que todo mundo tenha alguma referência, seja alguém anônimo que nos inspira ou atletas consagrados que fizeram e fazem a história. No meu caso tenho como inspiração um senhor que se chamava Carlos Gracie, criador do jiu-jitsu brasileiro. Bons treinos a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler seu comentário me enche de alegria. Sua opinião é sempre muito importante. Fico feliz que tenha gostado do post. Acho que todo mundo tem seu herói. Carlos Gracie é uma lenda!
      Super beijo #loveu4ever
      Nena

      Excluir
  2. Olá Helena,
    Adorei os seus relatos, em especial, aquela parte que você menciona que estamos sempre em mutação. Também tenho essa sensação. Acabei de me incluir na sua lista de seguidores. Caso você queira ler algo sobre Ultramaratonas acesse o blog "Correr é Pura Paixão".
    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dionisio.
      Seja muito bem-vindo ao bloguinho.
      Obrigada pela visita e suas gentis palavras. O post Mutantes é um dos meus preferidos do blog. Acredito que estamos em constante transformação. Vou visitar seu blog sim e obrigada por seguir aqui. ;)

      Excluir
  3. Rapaz, eu curto as mulheres do atletismo. Os homens são dotados de mecanismos que com bastante treinos e uma vida saudável podem torná-los bons corredores.

    Paula Radcliff, a fantástica Grete Waitz que não sabia nem como contar em milhas e ganhava todas largando de trás do elite... Elas rendem histórias de fazer chorar, não desmerecendo nosso Solonei e outros que também apertam nossos corações. É só minha preferência mesmo.

    (www.runnerhostil.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivan.

      É fato que as mulheres "penam" mais para garantir aqueles segundos a menos na corrida. Tenho admiração pela velocista Ana Claudia, assim como pela fundista Adriana Aparecida. Essa turma da elite é power. As suas "musas" gringas tão estão na minha lista. ;)
      abraços

      Excluir
  4. Otima lista minha amiga, a minha também vai crescendo, eu tirei umas fotos da Adriana correndo aqui em SP, na Wrun.

    E a lista dos anonimos que admiro cresce a cada, dia o legal é que a corrida nos proporciona isso, participar da mesma prova que nossos idolos.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo.
      Tem gente que não curte fazer a tietagem. Mas eu acho muito legal. Correr "lado a lado" com os ídolos já dá aquela alegria. Este ano, corri na meia onde haviam quatro quenianos. Achei o máximo. Os caras voam muuuito... na verdade só via poeira deles.hahaha

      Excluir
  5. Helena, nunca é tarde para começar, o importante agora é por quanto tempo podemos fazer o que gostamos, e pode ter certeza, sua vida irá muito mais longe agora que você corre.

    Obrigado pelas palavras de incentivo no blog, faltam poucos dias e já está tudo pronto. Se estiver em Floripa dia 26, vá lá torcer.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      Grande verdade a sua. O importante é que estamos no esporte e fazemos parte do time de corredores. E uma vez, nessa vibe da endorfina, dificilmente me vejo fora. Valeu pela sua visita.
      Se der tudo certo, vou lá conferir a prova e dar um grito de incentivo sim. ;)

      Excluir
  6. Ahh, o João do Pulo, também era meu referencial. Beijos, lindo relato, amiga, emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivana.
      O João do Pulo morreu quando eu era criança, mas cresci ouvindo suas histórias. Lenda é assim... beijocas

      Excluir
  7. Tá aí uma coisa que também passei Helena. Comecei tarde no esporte e é algo que hoje me dá muito prazer. Uma pena, pois poderia ter iniciado antes e ter vivido mais esse meio mas... como disse o Fábio aí em cima, nunca é tarde para começar, o negócio agora é aproveitar.
    Abração e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Tenho esta sensação de lamento por não ter começado antes. Queria ter corrido na casa dos 15 anos, no gás da idade. Um pena. Acho que é porque gostamos tanto do esporte, que pensamos como eu não fazia isso antes. Como não temos a capsula do tempo, o lance é curtir mesmo. Bora aproveitar este IM aí.
      abraços

      Excluir
  8. Belo texto Helena!
    Aqui no RJ eu fico na torcida pelas atletas de ponta menos conhecidas, conheço duas que são velozes demais. Tomara que um dia elas estejam nas litas de atpetas conhecidos.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drica.
      No Rio de Janeiro deve ter muita gente boa nas pistas. E é uma questão de tempo, talento e sorte para entrar na lista nacional. Aliás, tem muito anônimo dando um banho por aí. Quero fazer um post sobre os meus heróis anônimos. Vai surpreender muita gente. ;)
      beijinhos

      Excluir
  9. Olá Helena.
    Seu post me fez lembrar as 1as São Silvestres que via na virada do ano e também no Joaquim Cruz, que tive a oportunidade de tietar já com 19 anos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Difícil não lembrar de alguém dos tempos de antigamente, né? Eu sou super fã do Joaquim Cruz, o atleta mais elegante das pistas. Também bateria uma foto com ele. ;) abração

      Excluir
  10. Oi Helena, gostei muito do seu Blog! Seus post são muito informativos!

    Um abraço,
    Geisa Luz
    http://correreuemeutenis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geisa.
      Seja muito bem-vinda no blog. Obrigada pela visita e o carinho.
      Já conferi seu blog de corrida e estou te seguindo.
      super beijo,
      Helena

      Excluir
  11. Pois é Helena, se eu estivesse em Uberlândia iria prestigiar o evento, com certeza.
    É uma pena não termos tanto incentivo o atletismo aqui no Brasil. Esses atletas que você citou são verdadeiros heróis, viver do esporte hoje em dia não é para qualquer um.
    Tive a oportunidade de falar rapidamente com o Solonei na Golden4 do Rio, eu já era fã e fiquei mais ainda ao perceber o quão gente boa ele é. Tirei até uma foto com ele =)
    Parabéns pelo post.

    Abraços

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Eu vi a sua alegria no twitter divulgando a foto com Solonei. Ter a oportunidade de conversar com "os caras" é muito bacana. Eles são heróis mesmo.
      abraços

      Excluir
  12. Correr por mais de meia hora era algo impensável para mim, Helena!
    Tão bom ter conhecido o mundo da corrida! Só me arrependo de não ter começado antes!
    Eu admiro demais vários dos atletas citados. Mas heroína mesmo é a velhinha que vejo correndo às seis da manhã na minha cidade! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Acho que muitos de nós tem essa sensação de arrependimento por não ter começado mais cedo na corrida. Mas, acredito que todos estamos felizes pela relação com esporte. A velhinha das seis da manhã com certeza é uma heroína. beijinhos

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...