21 junho, 2013

Incontinência Urinária e a Corrida


O assunto é mais comum do que se imagina. Contudo, a questão acaba sendo "maquiada" pelo tal constrangimento de falar com seu treinador, com médico ou colega de treino. O alto impacto da corrida  pode sobrecarregar a musculatura do assoalho pélvico, o grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdome e acaba acontecendo a incontinência.
Tenho uma amiga corredora, que me relatou que passou pela situação, mais de uma vez em provas. Ela já é mãe e segundo os especialistas, mulheres pós parto são mais susceptíveis a ter o problema. A notícia boa é que tem tratamento. A dica é fazer exercícios de contração, similar quando se quer segurar a urina.

Achei uma reportagem bem bacana que fala sobre a incontinência e os corredores, publicada no portal O2 por minuto. Separei alguns trechos para compartilhar aqui. Confira:

A perda involuntária de urina, problema conhecido como incontinência urinária, é considerada comum entre as chamadas mulheres que já fizeram dois ou mais partos, que retiraram o útero ou que se encontram no período da pós-menopausa. Porém, em mulheres que praticam algum tipo de atividade física de alto impacto, como é a corrida, é possível que o problema ocorra até nas corredoras mais jovens. 

Por ser uma atividade de médio a alto impacto, a corrida também contribui em alguns casos para a incontinência, dependendo da carga de treino da mulher. O que muitas corredoras não sabem é que o distúrbio pode ser tratado. Há uma série de exercícios fisioterápicos que “preparam” a musculatura pélvica para o impacto da corrida. 

Segundo o urologista Flávio Trigo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ao correr, a região da pélvis é altamente solicitada, fazendo com que toda essa região “vibre” bastante. Assim, se a musculatura pélvica não estiver forte o suficiente, ela não aguenta a pressão da urina na bexiga. Esse tipo de incontinência é conhecido como “incontinência por esforço”. 

A fisioterapeuta Laura Grechi Della Negra, especialista disfunções do assoalho pélvico pela Unifesp, explica que a avaliação é simples. “A primeira coisa a se fazer é avaliar em que estado está a força do assoalho pélvico. Acompanho as atletas na esteira e fazemos os exercícios de contração da musculatura”, diz.

Segundo Laura, o tratamento varia conforme o estado da musculatura feminina: “Os primeiros exercícios são de contração, ou seja, simular o esforço feito para segurar a urina e as fezes pela vagina e ânus, ‘puxando para dentro’. Se for necessário, fazemos um eletro-estimulação, que é uma sonda intravaginal, que ajuda a contração. Ou ainda pode ser feito o uso de cones vaginais, que são como absorventes internos, porém com pesos, para que se possa exercitar a musculatura.” 

Um bom motivo para se tratar é que um problema dessa dimensão tende a piorar a performance. “A queda de rendimento é inevitável, pois ao perder urina durante a corrida, perde-se também a concentração e desempenho da corredora”, conclui Laura. 

Doutora em ciência da saúde pela Unifesp, a ginecologista Maíta Poli de Araújo desenvolve um programa de tratamento de atletas mulheres que sofrem do problema. “O objetivo do meu trabalho é alertar treinadores e preparadores físicos da importância do exercício direcionado ao assoalho pélvico, juntamente com o aquecimento, antes de correr”, diz.

Maíta dá mais uma dica para a prevenção da incontinência: “Realizar o treinamento em gramado ou terreno aclive diminui o impacto na musculatura”. Se a atleta perde urina com frequência, o ideal é a interrupção da prática do exercício durante o tratamento. “Depois, o recomendado é que a atleta retorne às atividades, começando por um esporte de baixo impacto”, sugere. Nos esportes de baixo risco se enquadram a natação, ciclismo e remo, por exemplo. Cirurgia só em casos extremos. Assim, aos poucos, a atleta pode voltar às atividades esportivas. 

Quem quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui

Forte abraço e bons km's!!

10 comentários:

  1. Realmente, é um problema bem comum na população. Que bom que tu compartilhas este tipo de assunto, para os leitores é ótimo. Beijo carinhoso e bom findi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, fui dar mais atenção ao tema quando minha amiga relatou o que acontecia com ela.Acho que divulgar o assunto é uma ótima maneira para evitar o problema.
      beijos querida e boa semana!!

      Excluir
  2. Será que também não tem algo a ver com over-hidration (super-hidratação)? Há tantos fatores por trás disso. Pena de vocês mulheres; sempre encontram empecilhos para a prática esportiva. Genética cruel. Meus parabéns a quem insiste nela. tem que teimar, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, pra tudo da-se um jeito. Com atenção aos sinais, podem ser evitados muitos constrangimentos e até os sintomas. Observar o corpo é uma arte.
      Ainda bem que a mulherada não desanima por pouca coisa. ;)
      abraço e boas corridas.

      Excluir
  3. De fato, é coisa bem ruim. Eu que só fico com vontade já acho ruim, imagina quem tem a tal da incontinência.

    Não que eu queira ter incontinência, mas se na maratona de POA a urina saísse quando quisesse e não me fizesse parar por quase 1 minuto no banheiro seria bem melhor haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, tu tens cada ideia.
      Tem que botar mais sebo na canela e não cortar a ida ao banheiro.hehe
      abraços ;)

      Excluir
  4. Li que a musculação também ajuda a previnir o problema... Bora malhar mulherada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha/Fer, musculação ajuda muita coisa. Fortalecer a região pélvica é uma ótima ideia. =) #Vamosmalhar

      Excluir
  5. Excelente tema Helena.
    Parabéns por ajudar divulgar isso. É importante estarmos atentos a tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luiz.
      Observar é o primeiro passo para evitar algo maior.
      abraços ;)

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...