02 julho, 2013

Quando cinco viram dez (ou vinte e um)

imagem_thinkstock
A um ano atrás, eu corri minha primeira prova de 10 km. Até então, todas minhas provas foram de 5 km. Na época, fiquei nervosa de imaginar se conseguiria percorrer "todo aquele" dez mil metros. A ideia de correr sobre a Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, fez com que eu me inscrevesse na distância alternativa, da Meia Maratona de Floripa e me lancei no desafio. Foram semanas, até meses de preparo para o grande dia. No fim, correu tudo bem e fechei os 10km em 59 minutos.

Este ano, sinto o mesmo frenesi, só que agora com a Meia Maratona de Buenos Aires. Os treinos nunca foram tão prazerosos. Não que não haja desgaste e cansaço. Pelo contrário, mas o que sinto é que sobra motivação para sair e correr. Foi com objetivo da meia maratona que percebi que a preparação para prova é de suma importância. E se antes eu cuidava dos treinos, agora eu monitoro ainda mais. Pode até ser por medo ou dúvida se realmente vai dar tudo certo, afinal é uma distância nova pra mim e requer certo período de treino. Penso que não deve ser encarado como o simples fato de colocar o tênis e ir.

Nessa ideia, tenho evitado participar de muitas provas para não "fugir" da planilha de treinamento e até mesmo sair do foco. Tenho corrido uma prova por mês, no máximo. Neste mês de julho, farei a prova de 10 km do Circuito Floripa Run. Vou usar como treino "longuinho" da semana e de quebra vou conferir como anda meu tempo na distância (não corro nos 10k desde a minha estreia), rever os amigos e manter aquele ritmo de prova. Agradeço aqui a Ingrid por ceder a cortesia. =)

Para quem ficou a fim de saber mais do evento, o Circuito Floripa Run é uma prova exclusivamente feminina e está na sua segunda edição. O evento vai acontecer na beira-mar continental, em Florianópolis, no dia 14 de julho próximo e promete ser ainda melhor. Cheio de mimos, agitos e atenção com as corredoras. Informações no site oficial www.circuitofloriparun.com.br 

DIA DA PROVA
Percursos: caminhada 2,5 km e corrida 5 km e 10 km
Local: Beira Mar Continental – Estreito – Florianópolis/SC
Largada: 14/07 às 08h30

ENTREGA DE KITS  PARA CORRIDA E CAMINHADA
Os Kits serão entregues na LOJA DECATHLON de SÃO JOSÉ/SC.
Endereço:  na Rua Cassol, nº 330 – Bairro Kobrasol (anexo ao MundoCar Mais Shopping –  http://www.decathlon.com.br/encontrar-lojas) nos dias:
11/07/13 (quinta-feira), das 14h às 22h
12/07/13 (sexta-feira), das 14h às 22h
13/07/13 (sábado), das 10h às 20h

ENTREGA DE CHIP (APENAS PARA CORRIDA 5 km e 10 km)
A entrega de chip acontece no dia da corrida, 14/07/13 (domingo), na arena do evento - Avenida Poeta Zininho (Beira Mar Continental) – Estreito / Florianópolis, das 06:30h às 8:00h

A novidade para esta edição é que haverá uma prova kids, no sábado dia 13, para criançada. A inscrição é gratuita. Acesse o site e confira.


E vocês, já tem alguma prova em vista para o mês de julho?

24 comentários:

  1. Correr na Bela e Santa Catarina deve ser tudo de bom, não é mesmo, amiga ? Um dia vou aí correr ... Grande beijo, boa quarta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanaaaaaa, venha sim querida. Vai ser uma alegria de receber aqui.
      beijo no coração!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Será uma delícia, amiga. Vai vendo e se anima aí!! beijinhos

      Excluir
  3. Sensação boa essas transições trazem. Tomei pavor pelo ritmo assustador dos 5, vou deixar para fazer vez na vida.
    Hoje passei dos 10 em provas oficiais. Um turbilhão de pensamentos sobre o que realmente quero em corridas.
    O que você falou sobre preparação é verdade... Acho que isso tudo faz parte do amadurecimento do corredor; quanto mais se quer, mais se planeja.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, a gente vai mergulhando na corrida e cada vez mais vai se apaixonando. Vem muita coisa na cabeça, mas observe e questione o que te motiva. Às vezes, é muita informação e acaba que fugimos do propósito de correr de bem com a vida. Valeu pela visita e bons treinos pra ti também!!!

      Excluir
  4. É isso mesmo! Dobrar praticamente as distâncias exige certa paciência e muito treino! Estás no caminho certo! Acabei de realizar esse passo e consegui fazer minha estréia nos 21k com total êxito!
    Fico na torcida para que alcance teu objetivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Acompanhei seu treinamento para estreia na golden four, em Porto Alegre. Parabéns pelo resultado. Completar os 21k em 01h45, logo na estreia, é pra poucos. Parabéns meeeeesmo.
      Valeu pela sua torcida!!! ;)

      Excluir
  5. Oi Helena,
    é muito bom quando os treinos são prazerosos e ainda mais com um objetivo como seu que é a Meia de Buenos Aires. No segundo semestre começo a preparar para a minha terceira meia maratona! Sinto que essa é a minha distância, não tenho pretensão de fazer uma maratona, mas não direi que jamais correrei os 42km.
    Bons treinos!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani.
      Bom saber como vão os treinos dos amigos e entender o que inspira e motiva cada um. Vou acompanhá-la nos treinamentos para sua meia maratona. o/
      beijinho e bons km's!

      Excluir
  6. É normal essa preocupação com planilha e treinos quando a grande prova se aproxima, ainda mais quando a distância aumenta. Geralmente, encaixo as provas nos treinos.
    Pelo visto, é o que vais fazer dia 14. E acho que vais fazer um novo RP nos 10 km. Acho de ter certeza. Dia 14 devo ir lá olhar
    Gostei da ideia deles do Circuitinho para crianças. Pena que o preço para a corrida em si não é nada convidativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, nunca treinei tão sério para um objetivo. E acho que a prova do dia 14 vem com recorde novo sim, a não ser que aconteça se bater um vento horroroso. hahaha #mimimi
      Apareça lá, nem que seja para repassar aos "assistentes" do podcast. ;)

      Excluir
  7. Helena, quando comecei a correr achava loucura aquele povo que continuava no percurso de 10k. Mas com o tempo vamos ganhando confiança e ele se torna normal e prazeroso. Com a meia vai ser a mesma coisa, na primeira vai sofrer, mas logo logo vai se divertir e muito. O meu atual "10K" são o 42K da maratona, coisa que não me imagino tão cedo fazendo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor. Me recordo bem dos seus post's contando da transição de cada distância. Como é legal acompanhar a evolução dos amigos, seja no tempo, rodagem ou condicionamento. Assim como você, não me imagino correndo os 42k. É apavorante! Bons treinos!!!!

      Excluir
  8. Olá Helena,
    Estava com saudades de comentar nos blogs dos amigos. Hoje dei uma visitada em alguns e vim aqui justo nesse post que gostei muito.
    Sou desses que exaltam as provas, mas adoram treinar (preciso até falar mais sobre treinos lá no blog). Me divirto muito encontrando a galera e suando a camisa atrás da medalha do fim de semana, mas nos treinamentos sinto outro tipo de bem estar.
    Até por causa disso, hoje posso falar sem dúvidas que prefiro distâncias maiores. Gosto de treinos demorados (mais de 1h correndo).
    Curta esses momentos Helena, e saiba que a alegria de completar os 21k serão recompensadores. Mas, o caminho até o grande dia também é tudo de bom.
    Se bem que, pelo nome do seu blog, você já sabe disso, né =)

    Abçs, e boa prova/treino para você.

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, obrigada pela força e pela visita constante aqui no blog. ;)
      A alegria de correr está no dia a dia, seja em treino ou em provas. O importante é manter o foco e ter prazer correndo. Tenho curtido muito os treinos mais longos e entendo bem quando dizes que preferes os treinos com mais de uma hora de duração. =)
      abraço e bons km's!!

      Excluir
  9. Helena, quando a gente menos espera está nos 42K... e quem sabe pensando numa ultra. :-P
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, isso é papo de iron man. Por enquanto, a maratona é um objetivo bem distante pra mim.hahaha Abraço e bem-vindo de volta aos treinos!!

      Excluir
  10. Legal Helena. E que estreia na meia hein.
    Está muito bem e agora vcê vai sentir algo diferente da corrida.
    Confesso que é a distância que mais tenho gostado.
    Pena que ão é para "todo dia" rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Realmente, para correr uma meia maratona deve se ter planejamento. Há quem faça 2, 4 e até mais por ano. Legal saber a preferência dos amigos. =)
      abraço e bons km's!!

      Excluir
  11. Oi queridona!!!

    Vi que estás focada na planilha! Legal, as vezes é necessários focar para obter resultados satisfatórios numa prova.

    Desejo que faça uma excelente prova em Floripa!! (vou correr minha primeira prova feminina em Rio Grande, deve ser bem interessante uma prova somente com corredoras mulheres)
    Bons treinos!

    Beijos,
    Geisa

    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geisa!!!
      Estou bem animada com o circuito das mulheres. Será minha primeira prova de 10k do ano. Veremos como vai ser. Você vai amar a edição feminina aí de Rio Grande. É um mulherio tagarelando a prova inteira.hahaha
      beijos e boas corridas.

      Excluir
  12. Helena,

    Assim são os desafios. Quando nos propomos a fazê-los, parecem assustadores, enormes, quase impossíveis de se atingir. Sair de 5 kms para 10 kms parece ser uma barreira intransponível. Mas não é...

    Do mesmo modo, isso se aplica a outras distâncias. No princípio, exige mesmo mais esforço, mais dedicação, mais foco. Mas a sensação de superar um desafio nos dá a certeza de que vale a pena e que nenhum esforço é em vão.

    Você vai superar os 21 kms de Buenos Aires, e certamente vai se apaixonar pela distância e passar a correr outras provas dessas, até que passe a ser uma "distância comum". E assim vai...

    (E é assim que estou pensando, para dar o próximo passo - ou os próximos MUITOS passos - para em breve passar de meia para maratonista completo :)).

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunno,
      Muito legal as suas palavras. Me enchem de coragem e inspiração para seguir firme nos treinos. Acho que vou poder dizer isso também depois de completar a meia maratona. O período de preparação para prova tem sido muito gostoso, espero poder dizer o mesmo quando enfrentar esta marca.
      Valeu pelo apoio.
      abraço e bons treinos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...