30 setembro, 2014

Por que fazer avaliação postural?

Imagem: Google

Na primeira semana que voltei a correr junto da equipe Just Run, meu treinador questionou se eu já havia feito o exame de avaliação postural. Sendo sincera, eu nunca havia pensado a respeito. O assunto veio a tona porque ele percebeu que eu tenho o costume de jogar o pé direito para dentro enquanto corro. Diante disso, resolvi marcar o exame na clínica de fisioterapia da equipe.

O teste pode ser feito por qualquer pessoa, sendo esportista ou não. A intenção é avaliar a anatomia e possíveis desvios posturais. É feito um questionário sobre a sua saúde, atividades físicas realizadas, histórico familiar ligado a problemas de saúde etc e exame da postura propriamente dita. Bem completa a coisa. Você é avaliado literalmente dos pés a cabeça.

Para minha felicidade descobri que sou meio torta, mas não muito. Tenho uma hiperlordose cervical, uma pisadinha meio pra fora e uma rotação nos joelhos. Coisa leve. Nada que precise de uma RPG (Reeducação Postural Global) ou tratamento mais específico.

Porém, segundo o fisioterapeuta David Homsi,"a avaliação postural tem como finalidade prevenir e futuramente corrigir possíveis alterações posturais existentes. Consiste em determinar e registrar, se possível através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos", conta do artigo Avaliação Biomecânica, Postural e Teste de Pisada.  

Uma vez diagnosticado algum problema maior de postura é bacana corrigir para não agravar com a prática da corrida. Algumas retrações musculares podem levar a lesões articulares de caráter mecânico. Fica dica!

Forte abraço e boas corridas!!

14 comentários:

  1. Super dica, amiga ! Hoje fiz a minha, junto com a avaliação física (aumentei 1,5 kg de músculo uebaaaa). Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana.
      Seguro morreu de velho, né? O lance é prevenir e tratar quando sentir logo alguma alteração no corpo/organismo. Parabéns pelo ganho de músculo. Tá ficando ainda mais linda. beijos

      Excluir
  2. Otima dica Helena !!!
    Vou procurar fazer, tenho problemas em manter a postura por ser alto, melhorei muito depois da musculação, acho que ainda sou meio torto rsrsr

    Bjos e Bons treinos por aí

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo.
      A fisioterapeuta que aplicou o exame disse que todo mundo é meio torto. Com tempo, vai-se perdendo a postura devido a sentarmos e/ou nos apoiarmos errado. O jeito é corrigir antes que se agrave. ;)

      Excluir
  3. Legal, Helena, nunca fiz uma avaliação postural.
    Hoje fiz uma sessão de fisioterapia por conta de uma lombalgia que apareceu no lado direito da minha lombar, e a fisioterapeuta falou que meu quadril tá fraco! Isso deve também estar refletindo na minha postura. Depois dessas sessões de fisio vou procurar saber mais sobre a avaliação postural.
    Obrigada pela dica.
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani.
      Sabia que o quadril, juntamente do músculo dos adutores, é aquele que exigimos em todos os movimentos da corrida. Fortalecer essa parte é essencial. Só quando dá aquela "travada" e a gente vai atrás para saber o porque que descobrimos. Mas, antes tarde do que nunca né. Espero que se recuperes rápido a tempo da sua meia maratona. Estou na torcida.
      beijos

      Excluir
  4. Oi Helena!!!
    Estou pensando em fazer já faz um tempo, mas nunca virou prioridade. Vc fez em alguma clinica aqui em São Paulo? Foi caro?
    Beijão!
    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, vale a pena fazer. A maioria das clínicas de fisioterapia realizam este exame. Eu fiz em Floripa. Como tinha convênio com a minha assessoria paguei apenas R$ 30,00, mas é baratinho. beijão

      Excluir
  5. Respostas
    1. Eu fiquei meio sem graça de ficar sendo analisada, mas o que a gente não faz para saber se é torta mesmo. hahahaha beijos

      Excluir
  6. Muito bom Helena. Pra muita gente é botar o tênis e correr, mas pra ter longevidade é preciso alguns cuidados para não encerrar a carreira tão cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo cuidado é importante quando falamos em saúde. Correr é bom, mas com saúde é perfeito. abraço

      Excluir
  7. Helena, Bom Dia,
    A Ivana disse que aumentou 1,5 Kg de músculo!
    Eu com trombose venosa profunda tb posso fazer esta avaliação?
    Agradecido,
    marcelo frota lassarot
    @runner_rocker_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo.
      O processo de avaliação é bem simples. Acredito que possa fazer sem problemas. É só ficar parado e fazer alguns movimentos que a fisioterapeuta irá solicitar. No mais, é torcer que não esteja tão torto, afinal com tempo é inevitável que nos curvemos a ele. hehe abraço

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...