24 abril, 2016

Do anonimato ao estilo de vida

Buenos Aires: o clima que inspira uma corrida

Em tempo de redes sociais, como instagram, twitter, facebook, snapchat, periscope, google + etc, estar ausente desse universo virtual, para alguns, cria a sensação de se tornar invisível. Se você deixa de postar as atividades na rede é compreendido como se não tivesse treinado. Comentários como "você sumiu", "não está mais correndo?" acabam surgindo em antigos posts.

O fato de correr sozinha e não estar inscrita em nenhuma assessoria esportiva acentua a questão. É estranho pensar que para você estar treinando (seja correndo, pedalando ou nadando), você precisa postar alguma foto. Que época louca essa. Dá uma sensação de ser engolido pela rede social. 

Diferente do virtual, no ambiente em que se vive/treina, as pessoas sabem ou reconhecem que você é um corredor. Elas veem. Percebem que é seu estilo de vida. Tem coisa mais gostosa do que ser rotulado por algo que você gosta de fazer? Seja numa ida na feira, farmácia ou loja do bairro, ser surpreendida com a frase "deve ser difícil correr com esse calor", queria ter essa disposição" ou "pra você que sempre se cuida, chegaram verdes fresquinhos". São frases soltas, mas que reforçam o que você é.

Quando bate a pressão velada da rede social, gosto de sair pra rua e sentir a vibe boa da corrida. Se por algum momento, surgir a dúvida, ela cai por terra. Nada como sentir a endorfina correndo dentro de ti e ter a certeza que vai chegar o dia em que vou voltar a correr com um velho tênis surrado e uma calça de abrigo. Cada dia percebo que a corrida não é meu esporte, mas se tornou meu estilo de vida.

Forte abraço e bons km's!!

8 comentários:

  1. No começo a gente tenta incorporar o esporte. Depois, se houver persistência, o esporte nos incorpora e vira nosso estilo de vida. Independente de usarmos o tênis da moda, o melhor equipamento, um número de peito, se postamos ou não postamos nas redes, o que nos define é o que fazemos repetidamente (já dizia Aristóteles). Compartilhar nossa vida com outras pessoas pode ser bom, mas se a foto ou o vídeo tem apenas o propósito de nos autoafirmar isso causa o efeito contrário e mostra que no fundo ainda nos falta alguma coisa para alcançarmos essa felicidade que estamos tentando mostrar nas redes sociais.
    Eu sou da opinião que manter a essência das coisas ainda é o melhor caminho. E, falando em corrida, existe algo mais autêntico do que sair pra correr apenas pelo puro prazer de competir consigo mesmo ou com o vento?
    Ótimo post!! #LoveU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc!!!Correr vira paixão! !!

      Excluir
  2. Penso exatamente assim Helena. As pessoas saem para correr já pensando na foto que vão postar na volta ou do relato de superação do treino.

    Mais corrida menos selfie!

    Ah..em junho eu irei correr os 21k da meia de floripa e Ursula os 10k, você vai?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Helena,
    tenho feito poucos posts e treinado muito,faz algum tempo que não me importo com números,recordes e coisas do gênero.
    Meu objetivo é a qualidade de vida,senpre foi,e como diz o Fabiano "...independente de usarmos o tênis da moda,o melhor equipamento,um número de peito...",quero me divertir,viajar e curtir uma prova,correr pelo prazer de correr, no dia que isto virar uma questão de matemática e vaidades eu estou fora.
    Essa semana já ganhei minha melhor medalha de 2016: meus exames médicos disseram que minha saúde vai muito bem!
    Os treinos ajudaram e muito para este resultado,isso é o que mais almejo, que me faz feliz.
    Bons treinos e seja feliz!!!

    ResponderExcluir
  4. Helena, depois que meio que abandonei o blog, me perguntam o tempo todo se eu ainda estou treinando. A verdade é que por eu ter pouco tempo pra treinar, o blog me tomava grande parte desse tempo, agora estou treijando mais, e de verdade, não tenho sentido tanta falta dele rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,
    de fato manter um blog dá trabalho, tem que se dedicar muito. Não consigo me ver vivendo da profissão blogueira. Tenho feito posts apenas uma vez por semana, estou trabalhando muitíssimo ultimamente e treinando bastante também, mas ainda dá tempo de fazer o registro no Instagram, principalmente para incentivar a família a levar uma vida saudável.
    Adoro seus posts.
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena!!!! Como sempre, seus textos são excelentes reflexões. No início, eu infestava o meu Facebook com as imagens dos treinos e das provas em si. Depois, fui vendo que esse estava sendo o sentido da corrida, o que não deveria ser. Atualmente, tenho fotografado bem menos e compartilho bem pouco o que ando fazendo, pois percebi que o importante é vivenciar a experiência e a ânsia de registrar tudo atrapalha (e muito) essa vivência! Não sei se você assistiu ao filme "A Vida Secreta de Walter Mitty", mas me sinto como aquele fotógrafo que esperou o momento único para a foto, mas que na hora resolveu não tirá-la e apenas vivenciar o instante, he he he he... E aí é engraçado, porque como eu postava até a foto "dos pensamentos", as pessoas acham estranho o fato de ter "dado uma sumida"! Sumida das redes, mas presente na vida real!
    Um super beijo e bons treinos...
    Carolina
    Blog Viajar correndo
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Helena, disseste tudo, agora ... Sabe, tenho repensado muitas e muitas coisas a respeito deste teu post ... As tais redes sociais, na maioria das vezes nos proporcionam estas situações que descreveste, fazendo a gente pensar e repensar muito ... Verdadeiramente, concordo contigo. Beijo grande, obrigada por aparecer ... Ando sumida, já te conto o motivo.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...