25 outubro, 2011

Correr na areia: descalço ou de tênis?


Deixar as suas pegadas registradas na areia da praia é uma das melhores sensações do treino à beira-mar. É também um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular. Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar fortalece tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho.

No último final de semana aproveitei o clima quente em Floripa e fui correr na areia. Fiz 45 minutos num pace de 05h40. Hoje ainda sinto uma dorzinha nas panturrilhas. E após o treino fiquei me perguntando se o ideal seria correr descalço ou de tênis. Eu sempre corri descalço (o que gera um assado na ponta dos dedos, principalmente se você for pela areia fofa). Pensando nisso, achei um artigo da Revista Contra-Relógio que me esclareceu muita coisa. Veja só:

Areia fofa e areia dura - Treinadores explicam que a corrida na areia cansa muito mais; portanto vá devagar. Não adianta achar que você correrá seus 10 km matinais na praia no mesmo pique que corre no parque, debaixo das sombras das árvores. Segundo Diogo Andrade, diretor técnico da Assessoria Esportiva Triação, em Salvador, explica que o trabalho realizado na areia fofa é de força especifica ou especial, onde a areia serve como uma resistência extra a ser vencida. "Isso gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida". Já na areia batida, diz o treinador, não existe muito impacto, quando comparado ao asfalto, e isso diminui o stress nas articulações, o que é muito bom para o inicio de temporada.

Isso significa que você pode alternar entre areia fofa e dura e fazer um excelente trabalho de base para começar seu ano correndo bem.

O protetor solar também é imprescindível, diz Andrade, da Triação. Isso porque na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares na areia o que proporciona uma maior exposição ao sol. Portanto, protetor solar, boné e óculos são itens indispensáveis.

Fuja das inclinações - Em muitas praias, especialmente "as de tombo", a inclinação pode ser alta, até inviabilizando a corrida, ou pelo menos não a recomendando, porque podem causar lesões. De acordo com Cury, as lesões no joelho são as mais comuns nos atletas que realizam treinos em terrenos. Se não houver opção de uma praia ao lado plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.

O ideal é com tênis. Tênis de corrida e areia. Isso combina? De fato, não, mas o ideal é que você não faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, explica o ortopedista Cury, não existe contra-indicação, porém, na areia batida -a mais próxima à água- o ideal é o uso de um tênis com amortecedor. "A terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé". Além disso, explica, aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações.

Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, a chance de processos inflamatórios diminui. Porém aumenta o risco de entorses, já que o terreno tem menos estabilidade.

Melhor horário - Antes das 10h e após às 16h. Em algumas praias iluminadas pode-se correr no início da noite, porém evite fazer essa prática sem companhia.

Hidratação - Lembre-se que, apesar da brisa do mar, você não terá sombras. Portanto, não descuide da hidratação, após a corrida, ou mesmo durante se achar necessário. Se estiver muito calor, beba até a cada 10 minutos, mas se a temperatura estiver agradável e a corrida for numa boa, nada impede que você faça seu treino e só depois vá se hidratar.

Quem quiser ler o artigo na íntegra pode acessar aqui

22 outubro, 2011

Corrida em família

Com a chegada da primavera e o horário de verão, cresce ainda mais o número de novos adeptos na corrida e caminhada. Por conta disso é bastante comum ver a beira-mar e as avenidas (São José, Floripa e Palhoça) repletas de gente se exercitando - independente da hora do dia. Bem diferente de dias de inverno, onde era difícil cruzar com um ou no máximo dois corredores. Estes são os famosos atletas de verão. Eu não critico, acho até legal. Para mim, o importante é estar em movimento; fazer algo do que se gosta. Aproveitar o tempo livre, em família e se exercitando. Nossa, é perfeito!!
Depois de dois anos participando de provas, somente agora (e acho que tudo tem seu tempo) é que estou contando com a presença do meu irmão Guilherme e minha sobrinha Ana Gabi. Já tivemos treinos juntos e agora tem sido cada vez mais frequente. É muito legal correr em família. Realmente, não tem preço. Se tudo der certo, em dezembro iremos correr a Meia Maratona do Trânsito, em Floripa. Como são iniciantes será na rústica de 5K, mas já está valendo. Acho que depois de participar da primeira prova e ganhar o batismo da corrida, eles se empolguem e curtam demais este esporte. Vocês tem alguma dúvida??!

Valeu gente e bons treinos!!

21 outubro, 2011

Estreia do Atletismo no Pan de Guadalajara


"Um estádio que ficará como legado para Guadalajara”. Estas são as palavras de Carlos Andrade Garín, diretor do Copag (Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos), em visita ao Telmex, estádio para as provas do atletismo finalizado esta semana. As provas iniciam neste domingo, dia 23, e a Rede Record transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara para a televisão aberta.

O atletismo é o esporte mais tradicional do Pan. Disputado desde a sua primeira edição, a modalidade distribui 47 medalhas de ouro, 24 entre os homens e 23 entre as mulheres. As provas são divididas em campo, pista, rua e combinadas. As competições de campo são as de salto e arremessos, as de pista são as corridas com e sem obstáculos, além dos revezamentos. As de rua são a maratona e as marchas atléticas. E, por fim, as combinadas, que reúnem 10 provas, no masculino, e sete no feminino em um único evento.

A abertura do evento para o atletismo é neste domingo a partir das 11h30 com a marcha atlética e às 19 horas com a maratona feminina. Vale a pena conferir. A transmissão é ao vivo. Para conferir os resultados, entre no site oficial do evento.

20 outubro, 2011

Corrida com cachorro



Acredito que muitos de nós temos um animal de estimação em casa. Eu tenho a Kita - uma vira-lata simpática com mistura ainda não reconhecida (rs). Sempre que o tempo está nublado, beirando a chuva, nós duas saímos para dar uma caminhada. Só que de uns tempos para cá, a Kita vem insitindo em dar uma corridinha. Nesta brincadeira, eu comecei a ir de tênis e instigar até onde ela ia. Hoje a gente saí mesmo é para correr. Nossa, muito legal a sensação de correr com um animal ao seu lado. Minhas voltas são pequenas, de três a quatro quadras, mas que já fazem o bicho ficar de sorriso de orelha a orelha.

Pensando que talvez mais algum de vocês faça estes passeios, achei uma matéria do site da VEJA que explica os cuidados que se deve ter com bichinho e qual o melhor horário e forma para prática esportiva.

Confira a reportagem no link

19 outubro, 2011

Super dica: palestra gratuita com ultramaratonista


Amanhã tem palestra gratuita com ultramaratonista Rafael Zobaran, em Floripa. O evento acontece no auditório da ACIF, localizado na rua Emílio Blum, no centro da cidade. A palestra "Uma lição de vida" é gratuita e começa às 19h30. O ultramaratonista Rafael Zobaran apresenta nesta emocionante palestra a história de sua vida, antes e depois de encarar uma grave doença que transformou-o para sempre. A temática, claro, é em cima da superação de limites e desafios.

Para participar basta levar 1kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.
Mais informações no telefone 48 3224-3627 e pelo email educacao@acif.org.br

Quer saber mais sobre Rafael Zobaran, acesse o site oficial

18 outubro, 2011

Curiosidade do esporte


Com direito a destaque no Guiness Book, o britânico de origem indígena Fauja Singh entrou para o livro dos recordes como o Maratonista mais velho do mundo. O Senhorzinho tem 100 anos de idade e completou neste domingo a Maratona de Toronto, no Canadá. O corredor centenário terminou a prova em pouco mais de oito horas.
Para quem acha isso muito, chegar ao centenário em boa forma, é porque não conhece a história do canadense Ed Withlock (foto). Ele tem “apenas” 80 anos e correu uma maratona em 03′15”50. Nem vale a pena aqui ficar falando dos outros recordes que ele ostenta, como por exemplo nos 10 km – meros 00:37:3O (ele é o detentor de mais de 13 recordes mundiais).
"Eu não meço o meu ritmo ou qualquer coisa assim. Eu apenas tento executar de forma conservadora sem castigar os meus joelhos ", diz Whitlock, que dirige-se para a Califórnia na próxima semana para competir no World Masters - evento de atletismo.
Estas histórias ficam de incentivo para nós corredores.

Ah! Quase ia esquecendo. A dica do "centenário" foi da minha amiga Elisa - estreante nas corridas. Valeu mesmo e fiquem a vontade para me ajudar com os post's.

Bons treinos!!

17 outubro, 2011

Corrida na terceira idade


No treino deste domingo tive a felicidade de encontrar um "velho" conhecido correndo pelas ruas da cidade. O encontro me fez pensar que a corrida sem dúvida é o esporte mais democrático que existe. Não fosse o simples fato de poder correr em qualquer clima e cenário geográfico, correr aos 70 anos é exemplo de disciplina e perseverança pra mim.
Apesar do índice de idosos vir aumentando a cada ano, acredito que uma parte destes dribla as dificuldades da idade e dá a volta por cima trabalhando, sendo útil à sociedade e praticando atividade física. Prova disso é que nas corridas rústicas a faixa etária acima dos 60 anos é a que recebe cada vez mais adeptos. E não é só isso. É a faixa etária que mais evolui os tempos na maioria das corridas mais importantes do país tais como a própria São Silvestre.
Porém, a evolução na corrida deve acontecer com amadurecimento e sabedoria, nunca almejando fatos além da capacidade atual ou na qual o corpo não o permita. Para que tudo ocorra bem é importante a realização de exames periódicos para avaliar a potência do seu corpo e qual carga ele pode suportar.

Fica a dica e bons treinos!!

Super-Humanos


O quarto episódio da série "Super-Humanos", do Esporte Espetacular, apresentou ontem Amy Palmiero-Winters, uma americana de 39 anos que disputa corridas de longa distância, muitas delas com mais de 200K. Incrivelmente, ela conseguiu adaptar perfeitamente a prótese que usa ao seu corpo e hoje dá muito trabalho aos atletas sem deficiência.

Confira a reportagem no link

Vale o registro!!!

14 outubro, 2011

1ª Volta do Balneário - Inscrições abertas!


A Associação Recreativa Cultural e Esportiva do Balneário - ARCEB realiza a 1ª Volta do Balneário no próximo dia 05 de novembro, no bairro Balneário, em Floripa. O evento contempla Caminhada e Corrida 5K. O valor da inscrição é de R$ 30 e pode ser feito no site oficial ou no site da WebRun até o dia 03 de novembro. O kit do atleta é composto por camiseta e número de peito.

A premiação oficial para o campeão geral masculino e feminino será troféu e um par de tênis Adidas. Haverá premiação com troféus nas categorias por idade do 1º ao 3º colocado tanto masculino quanto feminino e serão entregues medalhas de participação a todos os concluintes.

O número de participantes será limitado a trezentos inscritos.

Data da corrida: 5 de novembro de 2011

Local: Balneário Estreito, Florianópolis / SC ( em frente a igreja Nossa Senhora da Glória)

Largada: 15h50 para a Caminhada
16h10 para a Corrida 5K - na Praça Renato Ramos da Silva.

Entrega dos kits: das 10h às 15h no local do evento

Corrida Oktober


Para quem conhece a tradição do Estado de Santa Catarina sabe que mês de outubro é sinônimo de festa em diversas cidades catarinenses. E pensando nisso, muitas organizações aproveitam a época de maior movimentação de turistas para realizar eventos de corrida. A exemplo, a Meia Maratona de Pomerode (já publicada aqui) e a Corrida Oktober, que acontece na cidade de Gaspar.
A prova vai ocorrer no dia 27 de outubro, nas distâncias de 7.000m - Masculino e 6.000 - Feminino. Isso porque o evento acontece na Pista de Atletismo do Clube Bela Vista, situado na Rua Anfilóquio Nunes Pires, 5300 - Bela Vista - Gaspar/SC.

A largada é às 19h30.

Mais informações diretamente no clube pelo telefone (47) 3397-9797

13 outubro, 2011

Meia Maratona de Pomerode


A 4ª edição da Meia Maratona de Pomerode, considerada uma das 20 melhores provas do Brasil, será realizada no dia 30 de outubro e vai trazer Bernardo Fonseca, ganhador das duas maratonas da Antártica (42 e 100 km), como mostrou recentemente o Planeta Extremo, quadro do Programa Fantástico (foto).
Na edição de 2011, o evento traz parceiros que prometem deixar a prova ainda mais interessante. A Revista Contra-Relógio lança o projeto “Marcadores de Ritmo da CR” – com o objetivo de estimular grupos de corredores a tentar uma determinada marca. Marcadores (pacers), pessoas experientes que sabem dosar o esforço, garantem o ritmo para a conquista do objetivo final. A outra novidade é o mais novo parceiro do evento, a ESPN – respeitado veículo de comunicação esportiva, fará uma cobertura super especial com o programa Vamos Correr!

Venha correr na Cidade mais Alemã do Brasil e sinta os ares germânicos. As inscrições para prova vão até o dia 21 de outubro. Acesse aqui

Ah! Quase ia esquecendo, o ultramaratonista vai dar uma palestra sobre as experiências com a corrida. Uma ótima oportunidade de ficar "teti a teti" com ídolos do esporte. Para os inscritos na prova, o evento é gratuito. E para quem "ficou de fora", o valor é R$ 20.

Palestra Bernardo Fonseca
Data: 29 de outubro de 2011
Local: Teatro Municipal de Pomerode
Hora: 18h
Ingressos:
Atletas inscritos no evento e moradores de Pomerode - entrada gratuita
Demais interessados – R$ 20,00 na bilheteria do Teatro.

08 outubro, 2011

Corrida Viva Serra


Amanhã será realizada a Corrida Viva Serra. A prova acontece na arena do Viva Serra no município de Urubici - SC.

Haverá o percurso de 5K e 10K. As inscrições são limitadas a 200 atletas e custam R$ 20 por pessoa. Moradores de Urubici não pagam.
As duas corridas começam ao mesmo tempo, às 8h30min de domingo, com largada da Arena Viva Serra. As provas não são divididas em categorias por faixa etária, apenas por sexo.
Mais informações pelos sites www.vivaserrasc.com.br e www.ecofloripa.com.br ou pelos telefones (49) 3278-4245 e (48) 3233-6822.

06 outubro, 2011

CORRIDA ROSA

Domingo, dia 09 de outubro, acontece a “CORRIDA ROSA” em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Parque da Malwee, em Jaraguá do Sul. Haverá corrida nas distâncias de 5K e 10K, além de
Caminhada e corrida para crianças. As Inscrições podem ser feitas no site www.acorjs.org.br
O valor antecipado é de R$ 20. No dia do evento, a taxa para R$ 30.

Premiação na Prova de 10 KM Masc. e Fem.

1º Lugar Geral = R$ 80,00+ Vale Compra de R$ 70,00 + Troféu
2º Lugar Geral = R$ 70,00 +troféu
3º Lugar Geral = R$ 50,00 +troféu

Premiação na Prova de 5 KM Masc. e Fem.

1º Lugar Geral = troféu + Vale Compra de R$ 30,00

2º Lugar Geral = troféu
3º Lugar Geral = troféu
4º Lugar Geral = troféu
5º Lugar Geral = troféu

Obs: o primeiro colocado de cada categoria, receberá troféu + um Brinde, o segundo e o terceiro, receberão medalhão de classificação.
Todos que concluírem o percurso, receberão medalhas de participação.

E olha que legal, metade de todo o valor arrecadado nas inscrições serão doados para a Rede Feminina, que será revertido em exames de mamografia.

Corrida para mulheres


Em Floripa, até onde eu sei, não teve (ainda) corrida só para mulheres, mas vale fazer o registro aqui. A rede Mac Donald's está realizando simultaneamente em quinze cidades da América Latina uma corrida específica para mulheres. É o Circuito "M5K Mulheres em Movimento‏". Mais de 40 mil corredoras estarão reunidas em prol da campanha de combate ao câncer infantojuvenil (100% do valor da inscrição será em prol de centros beneficientes).
Inscrições e informações no site http://www.5kmcdonalds.com

03 outubro, 2011

Maratona Caixa Santa Catarina - resultados


Mesmo com três paradas estratégicas para ir ao banheiro e aliviar uma dor de barriga, o paulista Adriano Bastos, 33 anos, conseguiu ultrapassar Silvano Lima Pinto no último quilômetro da prova e sagrar-se tricampeão da Maratona Caixa de Santa Catarina, em 2h21min38,4seg. No feminino, a vencedora foi a curitibana Rosangela Gavinski, 36, ao completar o percurso em 2h55min22,7seg. Foi o primeiro título dela em uma maratona.

A Maratona Caixa de Santa Catarina movimentou a manhã deste domingo em Floripa. Foram 1500 participantes. Uma chuva no início da manhã parecia que ia atrapalhar a corrida. Só que antes da largada ela sumiu para não reaparecer. De quebra, deixou um clima excelente para prova.

Na categoria 10k, venceram os manezinhos Filipe de Oliveira, no masculino, e Ana Cláudia Maria(a Cacá da UDESC), no feminino.

CLASSIFICAÇÃO

Maratona masculina
Adriano Bastos 2h21min38,4seg
Silvano Lima Pinto 2h22min15,4seg
Paulo Rogério Braga 2h29min32,9seg

Maratona feminina
Rosangela Gavinski 2h55min22,7seg
Ela foi a única inscrita na categoria elite.

10 k masculino
Filipe de Oliveira 34min19,1
Alex da Silva 34min53,9
Bruno Boppré 35min15,5

10k feminino (foto)
Ana Cláudia Maria 39min52,9
Luciane Miranda 42min20,3
Doroteia Lima 43min36,4

A classificação geral deve ser divulgada nos próximos dias no site oficial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...