29 maio, 2012

Aumento gradativo

Depois que visualizei meu objetivo na corrida vejo como ela se tornou mais fácil e prazerosa. Ter foco naquilo que a gente quer e gosta faz toda diferença. Correr uma prova de 5K pode ser mais difícil do que correr uma maratona. O que muda é a forma como você corre o percurso. Provas curtas automaticamente dão a ideia velocidade. Basta ver os resultados, os homens chegam na casa dos 15 minutos e tem mulher (lembro bem aqui da Cacá da Udesc) chegando em 18min. Mas para quem está começando é a prova ideal.

Hoje meu objetivo são as provas de 10K e quem sabe um dia a meia maratona. O que importa é treinar de forma gradativa aumentando a rodagem aos poucos. Eu não tenho pressa. Com tempo, sei que os resultados virão. Na corrida, ter uma boa base aeróbica é o mais importante. E estou levando isto a sério. Este final de semana fiz meus primeiros 15K em treino. E para minha felicidade, as pernas corresponderam e cheguei "inteira" em casa.

A sensação de bem-estar pós treino só me fez pensar de como quero isso para toda minha vida. Correr pelo simples fato de sair correndo. Acho que tem tudo a ver com nome do meu bloguinho: correndo de bem com a vida. Uma prática mais free-run. O dia que eu fizer 21K num treino talvez seja mais incrível do que numa prova, afinal não existe o elemento de auto-cobrança ou ansiedade. Hoje me considero uma fundista e tenho orgulho disso.

Forte abraço e bons treinos!!

12 comentários:

  1. Helena, tenho sempre em mente que meu maior adversário sou eu mesma. E sempre me considero vencedora quando consigo atingir minhas metas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju.
      O mais legal é poder compartilhar estas histórias com os amigos e saber que todos torcem por ti. Vencer numa prova é um feito e tanto...
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  2. Que bacana seu depoimento Helena.
    A cada nova distância que eu completo em um treino, eu faço um post: "x km, eu consegui". "y jm, é possível".
    Realmente é muito gostoso chegar bem ao final do treino, isso signigfica que podemos mais.
    Então vamos lá!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, estabelecer metas torna a corrida mais real. Ver os resultados depois de tanto treino, nem se fala. Obrigada pelas palavras.
      Forte abraço,
      Helena

      Excluir
  3. Já aprendi que preciso de objetivos, mesmo que sejam meio impossíveis. Só assim pra evoluir.

    ResponderExcluir
  4. Você tá certíssima Helena. A quilometragem tem que ir aumentando gradativamente e ir correndo por prazer como você está fazendo. Somos atletas amadores e não vivemos em função da corrida e por este motivo devemos corrê-la sem pressa. Apenas apreciando a paisagem e o vento no rosto que nos dá a sensação de libertade.
    Grande abraço e bons treinos.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena voce falou tudo no teu post, também sou assim corro mais as provas de 5K e estou baixando meu tempo que já foi na casa dos 29 hoje estou na casa dos 24min, mas também corro 10K as vezes, um dia quero correr 15K e também 21K, ainda não consigo me ver correndo 21K e nem treino para isso meus treinos são curtos e rapidos, como no ultimo post que fiz.....

    Forte Abraço

    Léo

    http://pisandoporai.blogspot.com.br/2012/05/voltei-sim-eu-voltei.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena,
    Parabéns pelo excelente treino. Lembro que no dia em que nos conhecemos na Corrida Rústica Praia da Pinheira, depois da prova em um agradável bate-papo comentamos sobre a Meia Maratona Internacional de Florianópolis, disse que estava insegura pois havia me inscrito nos 21km, e vc respondeu "se seus longões atingem 17, 18km vc vai conseguir completar a prova com certeza"...Pois vc estava certa, consegui e hoje faço minhas as suas palavras, com seu treinamento e sua evolução as cnquistas pessoais são certas e estamos aqui na torcida enviando vibraços e energias positivas para isso.
    Um abraço, até breve!!
    Simone Vieira.

    ResponderExcluir
  7. Helena, isso mesmo!!
    Focada e sem pressa alcançará seus objetivos, fique atenta ao seu corpo e o restante virá, o prazer!!!
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
  8. Que legal Helena! É muito bom ler textos assim e ver pessoas apaixonadas e realizadas com a realização de suas metas. É como você diz "correndo de bem com a vida". Parabéns pelos treinos cada vez melhores.

    Abçs,

    ResponderExcluir
  9. é essa a ideia Helena, runforfree. Pescou direitinho. Os km são conseguência. Você vai longe!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...