05 junho, 2012

Benefícios da Crioterapia

Depois de uma prova ou uma corrida longa, nada mais merecido que o descanso das pernas. E porque não aplicar uma bolsa de gelo ou mesmo fazer um banho de imersãoOs benefícios da crioterapia (nome da técnica) são muitos, como a ação preventiva antiinflamatória, diminuição de fadiga e a rápida ativação circulatória.
No último domingo, logo que cheguei do longão, pude comprovar isso. Sentei na beira da piscina, que pudesse deixar as pernas submersas, por dez minutos. A temperatura da água estava em torno de 5ºC (chegou uma frente fria em Floripa neste final de semana). Beirando quase ao insuportável. Posso afirmar, fiquei tão bem que a tarde estava pronta para outra corrida.kkk
Não é difícil ver esta técnica sendo utilizada nos eventos de corrida. Em provas grandes, como IronMan e Fast Triathlon, o atleta dirigi-se à banheira e fica imerso em água com gelo. A própria organização dispõe este serviço.

Saiba um pouco mais sobre crioterapia (Por David Homsi)

Efeito fisiológico - O efeito fisiológico da crioterapia sobre a dor se dá pela diminuição da velocidade de condução nervosa de forma proporcional à quantidade de resfriamento.

Contra indicação - Não deve ser usado quando há ferida aberta ou até mesmo em pessoas que possuam algum tipo de lesão nervosa, que faça com que tenha diminuição da sensibilidade. Infecções de pele e gastrointestinais, sintomas agudos de trombose venosa profunda, doença sistêmica e tratamento radioterápico em andamento, micoses, fungos dentre outros.

Quando usar - Em fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, etc., além de pós-operatórios ósseos e articulares. Após atividade física prolongada e de esforço físico máximo. Isso tudo de acordo com cada pessoa.

Resultados - Dentre os resultados podemos citar: benefícios como aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões, bem como incremento na força e resistência muscular, além de equilíbrio e propriocepção redução do tônus muscular.

7 comentários:

  1. Excelente o post!! Muito boa a lembrança do gelo como forma de recuperação muscular e tratamento de lesões.

    ResponderExcluir
  2. Helena, Muito bom, vou tentar usar mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Muito a propósito o teu post !! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano, Juliana e Ivana!!
      Obrigada pela participação de vocês.
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  4. Obrigado Helena pela visita e pelo comentário.
    Tento incentivar as pessoas a começarem uma atividade física.
    Se for corrida, melhor ainda.
    Também gostei das tuas publicações. Especialmente esta da Crioterapia. Queria te pedir permissão para reproduzir no meu blog.

    Obrigado,

    Julian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julian.
      Fique a vontade para colocar o material no seu blog. Obrigada pela visita.
      Forte abraço,
      Helena

      Excluir
  5. Muito bom esse seu post Helena. Nas próximas corridas durante o dia vou aproveitar a dica e pegar uma piscininha gelada depois.

    Abçs

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...