12 agosto, 2012

Mudança de foco

Talvez tenha me influenciado assistindo as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres. Vendo que provas de 100 metros podem brilhar mais do que uma maratona. Talvez. Mas a verdade é que ter um objetivo na corrida sempre me fez correr mais e melhor

Passada a conquista dos meus 10k, eu me senti meio perdida. Não sabia se estabelecia a meta de correr a distância sub50 ou se me lançava no sonho de ser meia maratonista. Sabia que tanto para um quanto para outro eu teria que dar tempo ao tempo. Treinar muito. No entanto, percebi que assumindo como objetivo qualquer uma dessas opções eu perderia o encanto pelo mundo das corridas. Não me sentiria competitiva. Pelo menos para mim, quanto mais participo de provas, mais competitiva me torno. Gosto de ver a evolução dos meus tempos, colher resultados. Então me dei conta que a dedicação para uma prova menor me consumiria menos ausência em casa e me traria a felicidade tão desejada.

Me lanço oficialmente em um novo desafio. Deposito minhas fichas nas provas de 5k. Meu foco é ficar fera nesta distância (ser sub25). Já estou com a planilha nova na mão. Garanti que tivesse muitos treinos “no pain, no gain”. Tem tudo pra dar certo.   
Ah! Fica um registro; vou manter meu longões de 16k nos sábados e vou continuar participando de provas de 6k, 7k, 8k ou 10k e revezamentos. Aceito convites. Mas a menina dos olhos será sempre as rústicas de 5k.

27 comentários:

  1. E aí menina Helena blza ., obrigado pela visita em meu Blog ., e obrigado pelo elogio do titulo do Blog ., esse espaço é onde aprendi muito com corredores mais experiente ., graças ao blog e aos amigos que acessam ., Eu me mantenho firme a mais de 5 anos no mundo das corridas ., gerando saúde bem estar e mantendo amizades pelo Brasil inteiro .,
    Agora quanto a sua meta ., vc fez a coisa certa muitos corredores e corredoras correm qualquer prova qualquer distancia e querem se superar em todas ., na verdade temos que ter um foco , mas nunca abrindo mão das outras distancia ., o meu foco é 10km ., a sua é 5km e é nessa distancia que temos que se superar e ser sempre melhor ., Mas sempre se monitorando pra isso não se tornar uma paranóia ., se não deu pra se superar em uma prova ., pasciencia vão vir outras e outras ., O MAIS IMPORTANTE É SER FELIZ NAQUILO QUE A GENTE FAZ .
    Felicidade pra vc e sua falmilia ., qualquer dia corro aí em sua região !!

    Abraçoss e bons treinos

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romildo,
      O importante para mim é estar correndo com motivação de uma forma saudável. A corrida me faz feliz e é isso que conta. Obrigada!!
      Um abraço,
      Helena

      Excluir
  2. Ter foco. Isso é importante. Melhorei meus tempos no 5 km treinando para as outras provas. Particularmente, acho 5 km a prova mais desgastante. É o tempo todo a 150%. Ou mais.

    Com treino, esse sub 25 vem fácil, fácil. E depois a meta vai abaixando. Pena que não tem tantas provas de 5 km. Ou tem e eu que não percebo mais, por participar sempre das distâncias alternativas maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ênio!!
      Ser sub25 é o meu desafio. Fiz uma planilha com oito semanas de treinamento. Pretendo alcançar a marca na Corrida Pague Menos de novembro. Enquanto isso, me divirto nas provas que vierem antes...
      Abraço,
      Helena

      Excluir
  3. Adoooro as de 5 km, amiga !!! Que venham as provas, então. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivana. A prova de 5k é uma prova rápida e super competitiva. Aqui em Floripa, o nível de preparo dos atletas na distância é forte. Obrigada pela torcida!!
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  4. Na minha opinião tomou a decisão certa. Este é o caminho ser mais rápida nas provas curtas e depois pensar nas provas mais longas. Isto ajuda muito a "sofrer" menos na Maratona. Parabéns pela decisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo apoio, Leo. Nem todos entendem a decisão. Não estou correndo menos, pelo contrário, estou correndo é mais. Obrigada pela visita!!
      Abraço,
      Helena

      Excluir
  5. Concordo com você Helena, também sou um pouco competitivo comigo mesmo e estou sempre buscando baixar tempos em provas. Eu também estava perseguindo o sub25 nas provas de 5k mas acabei decidindo passar a correr as provas de 10k.

    Fiz um post no início de julho lá no blog onde eu falava sobre minha mudança de foco ( link ). Lá eu falo que a mudança foi mais pensando na perda de peso. Atualmente já estou pensando novamente em mudar o foco, quero treinar para concluir bem minha primeira meia-maratona, se tudo der certo será em novembro.

    Desejo bons treinos para você e que consiga chegar logo nos seus sub25'

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      O legal da corrida é que ela é um esporte muito individual. Você pode correr onde e quando quiser. E nas provas, a competição é mais com seu relógio do que com os outros corredores (pois cada um tem seu Plano A). O foco na corrida nos proporciona mais motivação para seguir nos treinos. Força, amigo.
      Um abração.
      Helena

      Excluir
  6. é, a gente tem que escolher, se quer melhores na distância, ou avançar na quilometragem...
    este ano eu tirei pra melhorar meu tempo na maratona... e foco é tudo! e é incrível como a gente evolui quando tem uma meta bem definida e trabalha por ela!

    sucesso nos treinos!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Elis!!
      No início do ano me questionei se existia a possibilidade de treinar resistência com quilometragem ao mesmo tempo. Hoje entendi como as coisas funcionam. Fiz minha planilha focando os treinos de tiro e resistência e deixei o "sábado animado" para os meus longões. Sei que logo logo alcanço a marca de 21Km nos treinos. E, quem sabe um dia, corra uma meia maratona. O importante é ter foco e seguir com a corrida.
      Obrigada pelas suas palavras, me inspiram a continuar SEMPRE.
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  7. Simone Vieira09 agosto, 2012

    Olá Helena, vc segue por caminhos que só te levarão a satisfação pessoal, és focada, segues rigorosamente seus treinos e principalmente amas correr. Então, independente da sua escolha, 5;7,10,21km... terás sempre sucesso, devido a sua dedicação. No momento estou sem essa meta, correndo o que aparece, inclusive me desafiando a participar de minha primeira corrida de aventura, meia maratona nas montanhas, trilhas, estradas de chão, praias... As provas de 5km eu adoro, porém são as mais sofridas pra mim. O importante é isso, se manter sempre motivado. Motivação é o que nos move!!!!
    Beijos Helena, saudades!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!!!
      Tenho certeza que vai dar tudo certo pra ti na K42, em Bombinhas. Tu nasceste com esta "pilha" de competição. Tenho muito orgulho da sua corrida. Obrigada pelas palavras de apoio e incentivo.
      Beijão.
      Helena

      Excluir
  8. Parabéns pela decisão Helena.
    Realmente o foco nos 5km serão bem valiosos para você e principalmente se você conseguir se divertir e relaxarcnas provas maiores.
    Está nascendo uma campeã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Acho que fiz a decisão acertada. Comecei os treinos do Sub25 ontem. Já sinto até outro gás. Estou muito feliz. Sobre ser campeã, acho que todos nós somos! ;)
      Abraço,
      Helena

      Excluir
  9. Oi Helena, sua decisão foi acertada. manter o foco nesse esporte é o ideal. Se mudarmos muito as distâncias poderão aparecer as lesões e é isso que não queremos.

    Corro provas de 5k só quando me recupero de um período sem corridas ou alguma lesão. A parte financeira pesa tb, pois, os valores são os mesmos para as provas de 5k e 10k. Prefiro então a inscrição nos 10k. Quero ficar mais tempo na "muvuca" da corrida, rsrsrs!!

    Abraços

    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleber. Minha opção pelos 5k ganhou força quando refleti sobre o tempo que precisamos dedicar aos treinos e consequentemente o desgaste do corpo. O risco de lesões é proporcionalmente maior.
      Em algumas provas já percebi valores diferenciais nas inscrições, como na Meia de Balneário Camboriú, por exemplo. Mas não é uma regra. E ficar na pista mais um pouquinho é bom tbem!!
      Um abraço e bons treinos.
      Helena

      Excluir
  10. Helena,
    Definir um foco é bom demais. Que venha o sub 25'.
    beijão

    ResponderExcluir
  11. Adoro os 5K, está sendo difícil partir para distancias maiores pela falta de tempo para treinos mais longos.

    To focando por enquanto no sub 22, já consegui um sub 24 (23:57) e a prova tinha um trânsito muito grande. Domingo agora tenho mais uma prova. Segundo vai ter o relato no meu site, vamos ver como vou me sair.

    Vai dizer que parece quase de outro mundo 5k em 15min, como aquele povo consegue? 3min/k... Quando chegar no sub20 eu me aposento nos 5K...rsrs

    Muito bom seu blog, parabéns

    Abraços.

    Victor

    http://www.victorcaetano.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Victor.

    Obrigada pela sua participação aqui no blog. Fiquei muito contente em encontrar mais uma "amante" das corridas de 5k. Também acho meio sobrenatural os feitos da elite nesta distância. Fazer 15min é quase inacreditável. Vou fazer uma visita em seu site e obrigada por me seguir.
    Um abraço e boa prova domingo.

    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz um sub 23... srrs 22:28... foi quase o vento atrapalhou..heheh

      Abraço.

      www.victorcaetano.com.br

      Excluir
  13. Olá Helena !!!

    As provas de 5K são show de bola, ainda mais quando nós conseguimos baixar o nosso tempo, consegui por uma vez inspirado correr os 5K em 24:25, me animou mais porém tive uns tropeços pelo meio do caminho e na minha ultima prova de 5K consegui fazer 25:01 fiquei super feliz e confiante novamente. Também corro outras provas de 7k 8k 10k mas as de 5k são as melhores. Claro tenho o sonho de correr 15K para depois 21K isso são metas para 2013 rsrsrs

    Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo.
      Que legal!! É tão bom quando a gente baixa um pouquinho o nosso tempo. Pode ser aquele um segundo (24:59), mas já é suficiente para deixar com sorriso de orelha a orelha. =D
      Abração e boas corridas!

      Helena

      Excluir
  14. Acho legal tu expor tua opinião desta forma! Temos que procurar o que mais vai nos satisfazer. Não adianta a gente se lançar em novos desafios se não vamos ficar contentes e satisfeitos.
    Como tu disse, qualquer um dos desafios é dificil, e temos que dar o tempo ao tempo! O importante é correr e ser feliz...

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano.
      Obrigada pela visita e participação no bloguinho. A minha decisão me deixou mais tranquila e confiante na corrida. Estou bastante satisfeita e feliz. Com tempo e mantendo meus treinos devo garantir o sucesso na minha meta.
      Obrigada mesmo!!
      Helena

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...