16 agosto, 2012

Split negativo


Estou na segunda semana da minha nova planilha. Depois de ter definido minha nova meta na corrida, não furei nenhum treino e, quando consigo, até puxo um pouquinho mais. Ontem tive um treino fantástico. Consegui fazer um split negativo ou corrida progressiva (expressão usada no atletismo, para definir que a segunda metade de uma corrida de pista ou rua, foi mais rápida do que a primeira). Fiz 2 km de trote para aquecer, mais quatro tiros de 800 metros - a cada um deles o tempo ficou mais decrescente. Acho que estava muito na pilha para correr! Fiquei tão feliz com resultado do treino de tiro, que nem senti passar os dois últimos quilômetros até chegar em casa.

A corrida progressiva tem por definição a aceleração constante. Esse tipo de treino começa em velocidade confortável e vai ficando gradualmente mais rápido até o final. Essa aceleração dá ao corpo a oportunidade de se aquecer, ajuda a desenvolver a percepção de ritmo e treina o corredor a manter a velocidade constante, mesmo que esteja um pouco cansado.A Revista Runners publicou uma matéria específica sobre o tema.
Numa passagem do texto, ela menciona que um benefício da corrida progressiva é que ela aumenta a quantidade de quilômetros percorridos em ritmo rápido, sem provocar a mesma fadiga de um treino de velocidade completo. "Se no final de duas de suas corridas leves habituais você correr por 10 minutos, em ritmo de 10 km, por exemplo, terá acrescentado 20 minutos de tempo run à sua semana. Com o tempo, esse treino de qualidade adicional vai fortalecê-lo". Pra ler a reportagem na íntegra, clique aqui

Abraço e boas corridas!!

22 comentários:

  1. Parabéns pelo desempenho no treino, amiga !! Aproveito o ensejo pra agradecer a contante visita no meu cantinho. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana querida, tu és um amor. Eu que preciso agradecer por todo seu apoio. Beijos, Helena

      Excluir
  2. O sonho de todo corredor. Fazer a prova com split negativo. Nos treinos eu sou muito bom nisso. Ou sou constante ou sou progressivo. Chega na corrida, tudo ao contrário. Saio muito forte. Não me lembro de ter feito uma prova com recorde e split negativo. É tudo baseado no começo forte. Estou tentando mudar, mas segurar o ânimo na largada é muito difícil hehe. Estás no caminho certo. Depois da maratona, também vou me dedicar a fazer 5 km até chegar em uma marca decente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho mais fácil dar um gás e manter o foco nos treinos. A adrenalina da prova muitas vezes acaba atrapalhando o desempenho. Mas a prática pode mudar um pouco isso (é a minha esperança kkk).
      Parabéns pela Maratona de Blumenau. Uma prova ímpar entre os corredores de fundo. E que venha o recorde dos 5k.
      Forte abraço.
      Helena

      Excluir
  3. Oi Helena! Que 10 seu blog, vamos correr juntas agora! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marluce.
      Vamos correr sim!!!
      Adoro trocar "figurinhas" com os corredores. Apareça sempre.
      beijos e excelente fim-de-semana!

      Excluir
  4. Conseguir progresso continuo na corrida nao é fácil! Pelo contrario, é uma tarefa bem difícil! E talvez seja isso que nos motive mais a correr!
    Ótimo post!
    Que teus treinos sejam mais prazerosos do que estão sendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luciano.
      Foco na ação TOTAL. Estou muito animada mesmo. Força aí em POA também.
      Abraço e boas corridas!!
      Helena

      Excluir
  5. Oi Helena, que bom poder te reencontrar por aqui depois de quase sei lá, dez anos! Lembra de mim, Cláudio, da DP de Biguaçu? Se lembrar, me manda um e-mail, cauzin@gmail.com, saudade de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio.
      Claro que lembro! Tenho até hoje o cd de música house que você fez pra mim. E me diga, está correndo também??
      Beijão.
      Helena

      Excluir
  6. Olá Helena,

    Parabéns pelo seu blog, muito interessante essa matéria do split negativo. Vou adicionar o seu blog, aos meus favoritos.
    Bom final de semana,
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo.
      Fico feliz em saber que gostou da postagem e que irás incluir o blog entre os seus favoritos.
      Abraço e boas corridas!!
      Helena

      Excluir
  7. Parabéns pelo treino Helena. Por aqui, as vezes faço um Sprint Negativo nos meus treinos também. Porém, no momento estou precisando de motivação para treinar. hehe

    Beijo e bons treinos pra você.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tutta.
      Entendo a sua situação. Motivação na corrida é essencial. Recentemente troquei meus treinos para continuar na "pilha" da corrida. É outra energia. Vale a pena...
      Abração e boas corridas pra ti também!!
      Helena

      Excluir
  8. Ótimo post Helena, eu nem imaginava que era importante fazer treinos com esses objetivos. Vivendo e aprendendo (rsrs).

    Enquanto não contrato uma assessoria, estou lendo bastante sobre os tipos e formas de treinos. Valeu pela dica e parabéns pelo resultados.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Danilo. Eu também estou lendo bastante ultimamente sobre o mundo corrida. Muitos blogs e revistas especializadas trazem informações super úteis para nós amadores.
      Um beijo,
      Helena

      Excluir
  9. Helena!

    Mais para frente vou aventurar um treino progressivo, achei legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Obrigada pela visita no blog. Faça um treino desse e depois me conte como foi. Vou adorar saber.
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  10. Oi Helena, bom dia!
    Tenho um GRANDE sonho: ser corredora!
    Já dei o primeiro passo ou melhor trote. Estou iniciando treinos de corridas e caminhadas para adquirir condicionamento e quem sabe logo, logo estarei como vc, postando assuntos sobre corrida.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia.
      Obrigada pela visitinha. Que bom saber que você tem este sonho. Com a prática, você vai ganhar sim o condionamento e ainda mais ânimo para seguir nos treinos para corrida. Estou na torcida!
      Beijo, Helena

      Excluir
  11. legal o post!
    valeu pela dica da matéria!

    este ano comecei a fazer com regularidade treinos de velocidade, de ritmo, longões em ritmo mais forte que o que costumava fazer, e fiquei impressionada com a melhora que tive nos meus tempos, tanto nos treinos leves como no dia da maratona do Rio, minha prova-alvo na época! desde então, procuro sempre fazer pelo menos o treino de ritmo, os tiros em ladeira e o longão mais forte...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Elis.
      Quando levamos os treinos mais a sério, colhemos os resultados. O corpo vai ganhando mais força e vemos isso nas provas. Tenho acompanhado suas participações. Tu éis ótima!!
      Beijos.

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...