22 novembro, 2012

Monitorando o seu ritmo

Monitore seus treinos


Uma das primeiras coisas que ouvi do meu treinador foi "Tem frequencímetro?". Aliviada, logo respondi "Sim!". Depois seguimos falando em zona de conforto, limiar aeróbico e etc etc (o papo fluiu, mas eu fiquei com assunto na cabeça). Até conhecer bem o nosso ritmo na corrida, muita gente desconhece que é importante usar/monitorar a frequência cardíaca. E falo por experiência própria.

Sempre fui avessa às tecnologias. Até começar a correr, mal usava um relógio. Meu primeiro "equipamento" foi um reloginho digital que tivesse cronômetro. Isso me bastava. Era o que eu precisava para saber quanto tempo corri. Depois de um tempo, via aquela gente correndo com uma cinta no peito e fui apresentada para o monitor cardíaco. Fui atrás e comprei um baratinho da Speedo e que tenho até hoje. Nele, monitoro a frequência cardíaca e a intensidade da atividade física. Funções básicas de um produto desse tipo.

Agora cheguei na terceira etapa da "corrida e seus equipamentos esportivos". Estou na busca pelo meu primeiro garmin. Para quem nunca ouviu falar, em tradução simples, Garmin é um monitor cardíaco evoluído que pode (depende do modelo) trazer gps. Ele permite a criação de sessões de treinos intervalados e ver o passo em cada intervalo. Ideal para realizar análises, armazenar e compartilhar com amigos (no meu caso, com meu treinador). O modelo que estou "namorando" registra velocidade, distância e calorias gastas e vem com gps (Forerunner210). Tive a ajuda de corredores mais experientes para chegar num modelo compatível com meu objetivo e meu bolso. Agradeço aqui a Ciça () e ao Enio () pois não foi fácil achar um.

A revista W Run fez uma matéria bacana sobre o uso dos frequencímetros. A dica que trago deles é de:

Como escolher – Como existem várias opções no mercado, sendo que alguns oferecem recursos que certamente não serão utilizados pelas iniciantes, muitos corredores ficam em dúvida sobre o que realmente é necessário.
Alguns aparelhos dispõem de funções como contagem de calorias, quilômetros percorridos e contagem de laps, que marcam os tempos parciais, permitindo um maior monitoramento dos tempos de caminhada e corrida. Ideal para iniciantes.
Outros, mais modernos, dispõem de recursos sofisticados como GPS e a possibilidade de armazenar os dados das corridas e transferí-los para o computador. Os preços variam conforme as funcionalidades disponíveis, sendo possível encontrar frequencímetros com preços inferiores a R$ 200 e superiores a R$ 1.500. O ideal é escolher aquele dentro do que você realmente busca na sua corrida. 

Forte abraço e bons treinos!!

39 comentários:

  1. Vou te dizer que eu nunca tinha pensado em Garmin como frequencímetro. Sempre como GPS, que era basicamente o que eu queria, para marcar quanto eu corri, em que velocidade e onde eu corri.

    Acho que se o 210 fizer isso, pode comprar. O perigo é ficar escravo do Garmin. Acontece haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi de alguns corredores que ficam escravos do Garmin. Eu não sei se será o meu caso, afinal não sou muito "tecnocolor".
      Vamos ver...
      Abração

      Excluir
    2. Eu sou totalmente escravo. :-)
      Um dia deu uma crise de bipolaridade no meu e tive a possibilidade de ter que correr sem... já deu uns calafrios. É uma porcaria isso mas a gente fica dependente mesmo.

      Excluir
  2. Helena parabéns pelo novo visual do Blog, ficou showww...Parabéns também por abordar este assunto aqui tão importante...
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge.
      Que bom que gostou da abordagem do tema no blog. Em tempos de "ficar em forma para o verão", muita gente não sabe da importância do aparelho.

      Abraços e boas corridas!!

      Excluir
  3. Helena seu blog esta lindo. Mudou a carinha dele. Tá lindão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, DART!!
      Gostasse? Ficou mais clean.
      E prepare-se, vem novidade por aí!!!!
      beijinhos

      Excluir
  4. olá boa noite...

    interessante , encomendei o meu primeiro relógio do género mesmo agora e também é um Garmin , o Forerunner 410 , e curiosidade sem o "monitor cardíaco" (posso comprar mais tarde) mas é um "acessório" que para mim é secundário :D

    eu quero mesmo é saber os kilometros , o tempo , e o pace que faço , e por aí vejo a minha forma !!
    ...não pelo bater do coração , esse espero estar sempre a bombar e sempre no red-line , ihihihi

    ...gostei muito de ler o teu blog , parabéns...

    saudações de Portugal ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bernando.
      Seja bem-vindo ao blog Correndo de Bem com a Vida.
      Eu gosto de saber a minha frequencia cardíaca enquanto corro, mas a minha busca pelo garmin foi mais para ter controle do pace/ritmo enquanto corro.
      Cada um com seu objetivo na corrida, mas o importante é estar em movimento.
      Forte abraço e boas corridas!!

      Excluir
  5. Eu tenho um Polar Bluetooth e conecto com meu celular. Hoje pela manhã o testei com o app Adidas Micoach e adorei!!! detesto qualquer coisa no pulso, então não me adapto a relógios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chique você com sistema bluetooth. É muito recurso tecnológico hoje em dia, né?! E olha que eles invadiram com tudo as pistas...
      beijinhos

      Excluir
  6. Eu uso o Nike GPS que é um genérico do Garmin.. só que mais barato. Mas não vem com a cinta do frequencímetro, tem que comprar por fora. Ainda assim, foi a opção mais barata que encontrei!

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lineca,
      Adorei o seu termo "genérico". kkk
      Fizeste o verdadeiro jeitinho brasileiro...O legal é que saísse com produto super bom!!
      beijos

      Excluir
  7. Legal o assunto do post Helena. Quando comecei a correr em 2008 também optei por um bem simples, depois de um tempo meio que "me joguei nas cordas" e nem usava mais a cinta. Depois de uma parada em 2010 retomei e, enquanto pesquisava usava somente o GPS do celular (ótimo programa/site Endomondo que armazeno até hoje todos os treinos) que, além de me mostrar o trajeto, falava também meus paces a cada KM, porém, ainda queria um monitor cardíaco. Quando decidi começar a praticar triathlon acabei pensando em comprar um que eu pudesse usar no mar e que fosse bem completo para as provas. Optei pelo Garmin 910XT. O preço é salgado mas... tudo nesse esporte é caro, não sei por que não escolhi xadrez! :-P
    Posso dizer o seguinte, os modelos da Garmin em geral são excelentes. Tem para vários tipos de objetivos. É só ver o que mais precisa e a disponibilidade do bolso que não tem erro, vai encontrar um modelo excelente.
    Uma coisa que gosto muito nesse modelo que comprei é que posso programar nele (pelo site da Garmin) os treinos (normalmente os intervalados e/ou tiros) da minha planilha. Com os treinos programados nele vou para qualquer lugar e o "professor" Garmin não me deixa matar nenhuma série do treino. :-P
    Abração e bons KMs de treinos monitorados! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Também tive este vai e volta com frequencímetro. Notei que se quizesse buscar resultado tinha que sair da zona de conforto e minha ajuda veio com o monitor mesmo.
      Agora este seu modelo aí (910XT) é muito chique heim. Só triatleta mesmo... Corredor é pobrinho, não pode se dar a este luxo.kkkk brincadeirinha
      Agora, vou dizer que ficar lendo o comentários de vocês se me deixa mais ansiosa pelo meu garmin. Quem não gosta de um brinquedo novo??!!
      Forte abraço e bons kms pra ti!!

      Excluir
  8. Helena,

    Se for comprar um Garmin, evite o modelo 610.
    http://corredoresdeverdade.blogspot.com.br/2012/04/epopeia-do-garmin.html

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o Garmin 305 e gosto bastante! Acho que este modelo ainda é vendido na Amazon.com.
      Quando estou muito cansada basta olhar a FC para descobrir que estou acima do recomendado.

      Estou animadíssima para a prova de domingo, mesmo com previsão de chuva.

      Beijo enorme!

      Excluir
    2. Oi, Roberto.
      Valeu pela dica. Vou lá conferir a sua história no blog.

      Drica, estou na torcida por ti na Vênus deste fim de semana. Muitas amigas minhas, aqui mesmo de Floripa, estão indo só para correr no Rio. Delícia!
      Vai lá e divirta-se muito.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu tenho um Polar R300x e confesso que, como sou nova no mundo da corrida, ainda estou me adaptando ao uso de frequencímetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila.
      Seja muito bem-vinda ao Blog Correndo de Bem com a Vida. Logo logo você tira de letra e vai arrassar na pista com uso do monitor cardíaco. É só uma questão de tempo...
      beijos

      Excluir
  10. Olá, legal sua postagem.
    Eu ouvi a mesma coisa quando contratei um treinador e o que me passou pela cabeça é: Para que preciso de um frequencímetro?

    Logo, comprei um Polar RS100, que me ajudou muito no começo, mas a evolução começou mesmo quando me ofereceram um Garmin 405 CX usado, não pensei duas vezes e comprei, foi visível minha melhora nas corridas, pois ele te dá uma página personalizada com tudo o que vc faz. Registra tudo. Bom demais. Se puder olhe algum post dos meus treinos e vai ver o Print Screen que sempre coloco no meu blog dos meus treinos que tiro da página pessoal do Garmin. Também é possível ver ao vivo quem ta correndo.

    Ele te da relatório semanal, mensal, e anual, e para cada modalidade que vc fizer separadas ou total, vale a pena pesquisar e comprar um modelo. Depois desse sua corrida nunca mais será a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      Que demais mesmo!!
      Estou vendo que vou levar dias para entender e me adaptar ao novo "mundo garmin". Estou adorando o relato de vocês. Obrigada pelas dicas.
      Forte abraço e bons treinos!!

      Excluir
  11. Garmin, or not Garmin.
    Eu também estou vivendo este dilema, mas estou confortável com o meu Polarzinho velho (FS3C) e o Runkeeper no meu braço, ou melhor, no meu Motorola.
    O mais importante é encontrar o companheiro cibernético que lhe auxilie nos treinos.
    Quando pegar a manha, publique.
    Boas passadas!
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessa, André.
      Talvez leve um tempinho para eu pegar o jeito, mas depois vai ser 100% alegria. Vou adorar relatar aqui pra vocês os treinos.
      Abração e bons km's pra ti tbem!!

      Excluir
  12. Helena,
    Ótimo e importantíssimo, mas vou confessar que até alguns dias atras não abria mão da fita do frequêncimetro, mas recentemente tenho corrido sem. Shame on me!!!! Prometo que voltarei a usar. rsrsrs
    Beijão querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Acho que todo corredor passa por estas oscilações na corrida. Veja no relato do Milton (ali em cima), ele passou por uma situação bem semelhante.
      Mas monitorar a fc proporciona um controle melhor sobre o treino, até naqueles beeem relax da planilha.
      beijinhos

      Excluir
    2. Verdade Helena... comigo pelo menos foi isso: "fases", não sou mulher (de) mas também tenho das minhas. :-P
      Atualmente a fase de adicção total ao Garmin, à cinta, ao GPS e por fim, aos treinos. Maldita tecnologia!
      Abraços!

      Excluir
  13. Helena, se vc não quiser um garmin com frequencimetro, o Forerunner 10 é o modelo mais barato>

    http://www.netshoes.com.br/produto/412-0104-020-01

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Victor.
      Eu encontrei este modelo e QUASE comprei, então falei com Enio (do blog http://radioativos.blogspot.com.br/) e me dei conta que era sem o gps. E a minha intenção inicial sempre foi ter o controle do pace e percurso. Mas valeu mesmo pela dica.
      Abração e boas corridas!

      Excluir
  14. Oi Helena, ficou super feliz em ter ajudado, sou apaixonada por tecnologia e leio muito a respeito, mas como não sou uma suuuuper corredora não investi muito pq não ia usar todos os recursos que os dispositivos completos oferecem!! Depois me conta qual comprou e se gostou! Beijo, muito bom te conhecer, seu blog é demais! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ciça.
      Sua ajuda foi valiosa sim e seria muita ingratidão não mencionar o help que você me deu. Acabei escolhendo o mesmo modelo que o seu. Dentro do orçamento e dentro daquilo que eu preciso para correr. Está na transportadora. Quem sabe, até sexta chega.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijinhos

      Excluir
  15. Estou loucaaaa pra comprar um Garmin!!!
    Vou ver esse modelo que vc mencionou!!! :D
    Meu Polar já não é mais tão suficiente rssss
    Depois me fala se vc comprou!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Meu sonho sempre foi ter um GARMIN. Ter noção do percurso exato, com pace e tempo, tudo na mesma tela. Sem dizer do monitoramento cardíaco. Estou muito feliz pela compra. Foi meu presentão de natal. #hohoho
      Assim que chegar posto uma fotinho do meu sorriso de felicidade ao lado do "brinquedinho" novo.
      beijinhos

      Excluir
  16. Olá Helena.
    Estamos na mesma fase. Além da escolha ser difícil, devido ao nível de detalhes de cada equipamento, o tempo é curto hahaha.
    Mas tenho certeza que um garmim ajuda muito a mudar os treinos, não ficamos presos a pistas ou a rotas pre estabelecidas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, LUIZ.
      Levei um tempo para comprar justamente por causa do preço. É um equipamento caro e acho bacana investir depois de um tempo no "mundo corrida", para se ter certeza do valor desembolsado. Estou bastante satisfeita, agora é só aguardar o produto da loja!

      Abração e boas corridas!

      Excluir
  17. OLÁ, ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR NO MONITOR CARDÍACO DA SPEEDO, MOD. 66001G0EMNP1? PROCUREI NO GOOGLE E NÃO ACHEI. ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, infelizmente não conheço esse modelo 66001...aí, mas já tive um monitor do speedo e me ajudou bastante quando estava iniciando na corrida. Bem fácil de mexer e com funções de ótimas.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
    2. Ronaldo Leite06 setembro, 2013

      Comprei um desse modelo há dois dias e também sofri procurando o manual na internet sem sucesso. O problema dele é que o resumido manual que acompanha não explica o funcionamento da função do monitor e os ajustes não são realizados como descritos. Na verdade para ajustar deve-se manter apertados os botões RESET e LIGHT até que o display começe a piscar, ajuste com os botões ST/STP e RESET apertando o MODE para alternar as funções. Como só descobri isso agora ainda não testei a eficiência do monitor correndo, mas parece ok. Tem ajustes de acordo com o sexo, idade e peso. Só não achei ainda a função do cronômetro regressivo, vou continuar fuçando...
      Espero ter ajudado, abraços e bons treinos.

      Excluir
  18. Acabei de comprar um monitor speedo 66001G0EMNP1, e descobri que para qualquer ajuste, seja hora, escolha do sexo, inclusão de idade e peso basta mudar no mod até a função desejada e pressionar o botão light por dois segundos para ajustar. Controle pelos botões st/spl e reset e posteriormente light para confirmar.
    espero ter ajudado.
    Abraços e ótimo treino...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...