22 janeiro, 2013

Resultado: Corrida Para Mulheres

Sensacional. Se tivesse que resumir em uma palavra, esta seria ela.O Circuito Floripa Run - Corrida para Mulheres aconteceu pela primeira vez em Santa Catarina, com uma prova do gênero, e logo na primeira edição contou com 580 inscritas. Foi um evento lindo e sem dúvidas, muito charmoso. O clima foi todo dedicado a elas. Teve massagem, aulas de jump, pump e dança, além de sorteio de prêmios e muitos mimos.

A largada da prova aconteceu pontualmente às 20 horas, na beira-mar continental, em Florianópolis. Sabendo que seria uma festa, cheguei uma hora antes. Pude aproveitar ao máximo a estrutura e de quebra encontrar amigas e amigos (por que não). Aliás, a torcida pelas mulheres foi grande. Teve até homem "fantasiado" para animar a turma.
A Minha Corrida - Larguei lá atrás, bem na turma do fundão. Entrei no clima com as meninas da Just Run e ficamos "pipocando" no último pelotão do funil de largada. Foi uma experiência diferente. Quando passei pelo pórtico, o relógio já marcava 40 segundos. Dali em em diante, fui por conta própria. A noite estava perfeita para uma prova: ar fresco, corrida à beira-mar, vento (e que vento), do jeito que gosto. Fechei o primeiro quilômetro com pace de 5:25, só me lembrava do coach dizendo "Segurem no início, o vento está forte. Deixem para soltar na volta". Só que as minhas pernas estavam indo bem e percebi que podia manter o ritmo numa boa.

Chegando no segundo quilômetro, alcancei a Marta Ventura e seguimos conversando juntas. Conversar enquanto se corre faz a gente nem perceber os metros. E isso, em provas, pode ser um erro. Aí então tive a primeira lição. Olhei para o garmin e estava com pace de quase 6:00, era hora de apertar o passo. Aos poucos fui seguindo e quando vi estava sozinha novamente (pausa aqui: depois me desculpei com a Marta por seguir literalmente na correria). Nisso, a Janaina Salvador (da minha equipe) me alcançou e seguimos juntas. Cuidei para mantermos o ritmo sempre entre 05:20 e 05:30. Nos últimos 200 metros, naquele sprint final, fiz pela primeira vez o que chamo de "passagem queniana" - passadas espaçadas e muuuuuuito rápidas.hahaha Foi engraçado, pra mim pelo menos.

O Resultado - Cheguei com tempo de 27:30, baixei 39 segundos da minha última prova de 2012. Ainda longe de ser o meu recorde (este é de 25:05 de dezembro de 2011). Fiquei feliz porque cheguei inteira, com a sensação que podia ter puxado mais. Aí veio o segundo aprendizado, a prova divulgou o resultado com o tempo líquido, no entanto na hora de computar as posições eles consideraram apenas o tempo bruto. Como larguei atrás minha colocação ficou lá atrás também. Conclui na 71ª colocação de 282 concluintes.

Ainda no funil de chegada encontrei as amigas Claudia Manuela e Simone Vieira. Aí começou a sessão de fotos. Um agradecimento especial ao meu marido Fabiano, que sempre bate e lembra de fazer os registros. :-* Aliás, fiz o registro com a Simone, ganhadora da toalha da promoção de natal (vejam abaixo). O Eduardo Hanada também estava no evento, no entanto não consegui localizá-lo depois para entregar o prêmio e fazer o registro.

Preciso fazer um parágrafo especial aqui. Desde que comecei a escrever no blog, conheci muita gente do mundo corrida. E venho me correspondendo com corredores de todo Brasil. O que me enche de muita alegria. Neste sábado, tive o grande prazer de conhecer a Yara Gomes, do blog Vai Sua Linda. Uma bombeira voluntária, com asas nos pés. Ela corre muito. O cantinho dela é muito charmoso e merece uma visitinha. A linda aqui é ela. Obrigada, Yara, por todo seu carinho. Nos vemos na próxima prova. ;))
Ponto Positivo - Escolha do horário, local e período da prova. Corrida noturna é outra coisa. O valor da inscrição foi de R$ 60, mas se pagou com kit (camiseta, viseira, algodão em discos, creme para os pés, sacola ecológica e brinde de patrocinadores). A medalha foi linda também. Havia três pontos de hidratação (num percurso de 5k) - nunca vi nada igual. E ainda um tapete de passagem no meio do percurso, na volta dos 2,5km. Inédito pra mim.

Ponto Negativo - Deixo duas sugestões. O uso de chip descartável (com a apuração do resultado pelo tempo líquido) - o que utilizamos na prova era o modelo de devolução. E como eu, certamente outras meninas aparecem na lista do resultado geral de forma errada. E por último, sugiro a classificação por faixa etária. Uma prova exclusiva feminina merece a classificação por idade. Nem que seja de 10 em 10 anos.

Pra quem se animou com a prova, a segunda etapa do Circuito Floripa Run já tem data marcada e inclusive já abriu as inscrições. Será no dia 14 de julho de 2013, na beira-mar continental, em Floripa, nos percursos de 10k, 5k e caminhada. O site oficial da prova é www.circuitofloriparun.com.br  Agende-se e não perca esta chance de correr com charme e estilo.

Marta Ventura, amiga de tricô

Meninas Just Run


Com meu gato

Yara, do blog Vai Sua Linda. Linda é ela!!

Dona Manuela, sempre nas corridas
Com a fofíssima Claudinha
Juliana, Simone com a pimpolha, eu e a Claudinha
Simone, recebendo o prêmio da promoção de Natal
Janaina Salvador, com o medalhão
Só alegriaaaa

30 comentários:

  1. Parabéns Helena. Uma das coisas mais importantes nas provas é se divertir. Deu para ver que fez muito isso.
    Quanto às lições, de fato se estamos pensando em tempo temos que tentar ficar só no nosso ritmo mesmo. Tenho um colega que fala: "Se duas pessoas correm juntas uma delas está fora do seu ritmo." :-)
    Para uma corrida solta, regenerativa até dá, mas para o restante fica difícil.
    Em relação ao tempo líquido/bruto. Eu realmente não entendo como os caras usam tempo bruto para classificação. Isso só poderia ser usado para elite (quando existe) que larga, em geral antes, e todo mundo junto abaixo do pórtico, portanto saem exatamente no mesmo tempo. Para todo o resto não vale. Imagina se numa São Silvestre forem usar o tempo bruto. O sujeito pode ser um queniano mas se largar lá atrás daquelas milhares de pessoas não terá jeito. Acho extremamente injusto.
    Abraços. Bons KMs pela frente. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo animado! Parabéns pelo excelente resultado, parabéns pela diversão :)

      Beijo enorme e bons treinos.

      Excluir
    2. Concordo com vc, Milton, sobre o assunto tempo bruto. Em corrida de grandes multidões, ele nunca é justo.

      Excluir
    3. Com certeza Josiane. Não é justo e nem um pouco lógico. Realmente não entendo como fazem isso.

      Excluir
    4. Drica, Josiane e Milton.

      Obrigada pela participação de vocês. Acho super injusto computarem o tempo líquido e utilizarem o bruto para premiação.
      A jogada é largar mais na frente, sempre. E, no meu caso, parar de bate papo DURANTE a corrida. Preciso ter mais foco...

      Beijo e abraços!!!!

      Excluir
  2. Parabéns Helena. Mandou bem.

    Já pode ser a primeira a registrar o seu tempo no Ranking Amigos do Luizz.

    http://www.corridasdoluizz.com.br/p/ranking-amigos-do-luizz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.

      Obrigada, meu amigo.
      Vou lá registrar o tempo sim, mas espero colocar o sub25 este ano no seu ranking. Estou na pilha...
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Gostei da corrida. Ainda consegui colocar ela no meu treino do dia. Pena que tinha muito vento, se bem que na volta era só deixar que ele te levava.

    O que me incomoda muito é a prova não ter a distância correta e a classificação ser por tempo bruto, mesmo tendo o líquido.

    Foi igual a da Corrida Contra o Câncer. Inscreve pra 5 km em tem menos. Aí o recorde nunca vale. Por isso, estou sendo criterioso nas corridas que participarei.

    Ah, a medalha ficou muito bonita. Fiquei com inveja. Na próxima vou inscrever minha mãe só para ter uma dessa em casa, mesmo que não seja minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.

      Verdade. Acho que todas as provas da beira-mar continental terão este problema. A não ser que eles alterem o percurso, mas não vejo como. O lance é deixar registrado o recorde em 4,88km.
      Sobre a medalha, também gostei muito. É um medalhão. A edição de inverno já está marcada, convide sua mãe. Até lá quero conseguir inscrições para sortear aqui tbem.
      Abraços e bons treinos...

      Excluir
  4. Oi! Parabéns pela corrida!
    Não gosto muito de corridas especificamente femininas ( elas dão a impressão que mulher gosta de "frescura" ao invés de correr), mas se algumas gostam, bem, pra a prática de exercícios, tudo é válido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josi.
      Seja muito bem-vinda no blog.
      Obrigada pelo seu comentário aqui!!!
      Reconheço que muita gente vai pelo kit e pela onda das amigas. Eu vejo como um evento ainda mais competitivo, afinal são apenas mulheres "correndo". Acho que vai do ponto de vista de cada uma. Se irmos focadas como prova vira uma corrida mesmo. Se não é que nem a São Silvestre: uma festa.
      beijos

      Excluir
    2. OLÁ HELENA! QUERO PARABENIZÁ-LA E AGRADECER A PRESENÇA NA 1ª ETAPA DO CIRCUITO FLORIPA RUN. A PROVA FOI UM SUCESSO E POR SER A PRIMEIRA, AINDA TEMOS ALGUNS AJUSTES POR FAZER. CRÍTICAS E SUGESTÕES SÃO SEMPRE BEM VINDAS, ESTAMOS ABERTOS PARA RECEBE-LAS E FAZER DO CIRCUITO CADA VEZ MELHOR, DIFERENCIADO. SABEMOS TAMBÉM QUE A GRANDE MAIORIA PARTICIPA PARA FAZER FESTA E POUCAS PARA REALMENTE COMPETIR OU BAIXAR TEMPO. O CIRCUITO VISA AS DUAS COISAS E ACIMA DE TUDO O BEM ESTAR DE TODAS AS MULHERES!!! UM GRANDE ABRAÇO, INGRID COSTA

      Excluir
    3. OLÁ HELENA! QUERO PARABENIZÁ-LA E AGRADECER A PRESENÇA NA 1ª ETAPA DO CIRCUITO FLORIPA RUN. A PROVA FOI UM SUCESSO E POR SER A PRIMEIRA, AINDA TEMOS ALGUNS AJUSTES POR FAZER. CRÍTICAS E SUGESTÕES SÃO SEMPRE BEM VINDAS, ESTAMOS ABERTOS PARA RECEBE-LAS E FAZER DO CIRCUITO CADA VEZ MELHOR, DIFERENCIADO. SABEMOS TAMBÉM QUE A GRANDE MAIORIA PARTICIPA PARA FAZER FESTA E POUCAS PARA REALMENTE COMPETIR OU BAIXAR TEMPO. O CIRCUITO VISA AS DUAS COISAS E ACIMA DE TUDO O BEM ESTAR DE TODAS AS MULHERES!!! UM GRANDE ABRAÇO, INGRID COSTA

      Excluir
    4. Oi, Ingrid.
      Seja muito bem-vinda ao blog. Adorei receber seu comentário aqui. O post reflete diretamente a minha opinião e procuro destacar o que sinto e vejo nas corridas. Fiquei contente em poder correr numa prova desse perfil em Floripa (a primeira de muitas) e saber que vocês procuram ter os dois públicos me deixa satisfeita.
      Podemos fechar uma parceria para segunda edição, o que acham?
      Vamos nos falando...
      Super beijo
      Helena

      Excluir
  5. Muito bem, amiga, um tempo ótimo, superando marcas ... Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, devagarinho vou voltando ao meu ritmo. Estou sentindo que o sub25 vem este ano. Estou focada nos treinos e levando a corrida a sério, mesmo.
      Mas tudo na vibe de correr de bem.
      beijo carinhoso

      Excluir
  6. Oi Helena, que lindo o seu relato. Eu tava lá também, na barraca da New Pace, ao lado da sua rsrsr. Fiquei com vergonha de perguntar pelo teu nome e como não me lembrava do teu rostinho, não quis passar de tiete rsrrs, me arrependo! Sorry. Concordo com tudo que vc relatou, adorei a corrida, ainda não sou fera como vc, mas um dia com paciência chego lá. Diminui 2 minutos com relação a última corrida no mesmo local em dezembro. Acho que o horário e os treinos ajudaram também. Embora tenha chegado no pelotão final, estou muito feliz com o meu resultado pessoal. Correr pra mim por enquanto é contra eu mesma! Sábado estarei na torcida no Santinho, vou te procurar na barraca da JR, de certeza, tietar, bater foto, pagar micão! Bjao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!!!
      Realmente nossas barracas de assessoria estavam lado a lado. Inclusive eu fui nela duas vezes conversar com uma amiga da ACORSJ que está grávida e com outra amiga que faz os treinos na Pedra Branca.
      Espero reconhecê-la para conversarmos pessoalmente. Não se acanhe, não. Vou adorar bater um papinho!!
      Não sei se a tenda da Just Run estará no Costão, mas eu estarei com a camisetinha azul (de certeza) e viseira branca. Uniforme, hahaha.
      Quanto ao seu resultado, achei excelente. Você baixou dois minutos, isso é bastante coisa. O horário ajuda bastante, mas com certeza a cadência dos treinos também.
      Também corro pelos meus tempos, exclusivamente. Ainda não tenho ambições de pódios, mas adoro ver meu nome mais em cima na classificação.
      Beijo, querida.
      Te vejo este sábado, sem falta. ;)

      Excluir
  7. Olá Helena, adorei seu blog.
    Parabéns pela prova, pelo tempo e pela diversão. Sou louca para participar de uma prova só para mulheres. Mas em Salvador ainda não vi dessas provas para apenas o público feminino.
    Bjs.
    Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia.
      Seja muuuuito bem-vinda ao meu cantinho da corrida!!
      Obrigada pelas gentis palavras. Me admira que Salvador não tenha um modelo de prova assim. Acho sempre o nordeste muito mais na frente nos circuitos de corrida do que aqui no sul.
      Quem sabe você não se anima e vem correr aqui.
      Vou lá conferir o seu blog.
      Beijos, querida.

      Excluir
  8. Ah, esqueci de comentar que os homens fantasiados eram da New Pace, inclusive o nosso treinador correu ao lado de duas colegas apoiando-as (eram café com leite rsrsrs). Muito massa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava bem divertido de ver os homens de "sainha". Inclusive, teve um que correu normal, tu visse? Esse estava meio perdido, acho?!!! hehe
      beijinhos

      Excluir
  9. Meus parabéns pela prova, Helena. Excelente tempo, e ainda foi somente a primeira do ano. Achei bem legal a prova, em um ambiente super alto astral e com um bom número de participantes.
    Pena que não te achei depois também, mas com certeza não vão faltar oportunidades.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.
      Realmente foi uma prova muito boa. Baixei meu tempo e acho que tem a ver com as corridas na praia que fiz nas últimas semanas. O clima estava bem animado mesmo. A mulherada mostrou que adora uma festa.
      Nos vemos sábado e, desta vez, vamos fazer a troca da revista pela toalha. ;)
      abraços e até lá!!!

      Excluir
  10. Oi Helena,
    Delícia de prova hein? gosto muit das provas femininas. Um charme a parte. Parabéns pela prova querida.
    Super beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju Querida.
      A prova foi sensacional!! Adorei o modelo de corrida feminina. E tenho muita vontade de correr a segunda edição. Imagino aí em Belo Horizonte como não deve ser, afinal tem muita mineira na pista, né uai!
      beijinhos

      Excluir
  11. Parabéns pela ótima participação Helena. Essas provas femininas são mais comuns aqui em Brasília. Em outubro acompanhei minha esposa, mãe, irmãs e amigas em uma e elas se divertiram muito.
    Pelo visto foi bem organizada a prova. Espero que eles aproveitem as críticas para melhorar o circuito.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danilo.
      Sem dúvidas, Brasília é o berço das provas femininas no Brasil. Imagino como sejam as provas aí, cheias de corredoras.
      O evento aqui foi um sucesso e o calendário de Floripa já garantiu para este tipo de prova. E, com certeza, estarei presente na próxima edição.
      Forte abraço,
      Helena

      Excluir
  12. Oi querida,Helena
    Menina essas conversinhas de percurso faz parte, mas não podemos perder o foco. Somente neste dia eu percebi como é importante ter uma objetivo, naquele dia vc tinha um e tentou atingir, eu estava de boa, mas agora eu tenho uma meta graças a vc ... hehehehe
    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Marta.
    Fico lisonjeada quando dizes que tens uma meta a partir das nossa conversa daquele dia. Você manda muito bem, sabia?
    Estou na torcida pela conquista do seu objetivo desde já. Depois conta pra mim...
    Super beijo, sua Linda.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...