26 março, 2013

Resultado 4ª Meia Maratona Internacional Florianópolis



Esta foi minha quarta participação na Meia Maratona Internacional de Florianópolis. Cada uma traduz uma fase enquanto corredora de rua. E acho que é isto que me fascina tanto neste evento. Em 2010 foi minha estreia em provas (e quando quebrei). Em 2011 foi quando rompi o paradigma da estreia, conclui e superei o "trauma". Em 2012 fiz a prova no estilo run & fun (como todo ano 2012). Em 2013 baixei 4' e bati o recorde na prova.

Este breve histórico já diz a satisfação e felicidade em que me encontro. A 4ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis (MMIF) foi incrível.  Foi resultado de uma estratégia que estipulei pra mim desde o dia 1º de janeiro, quando calcei o tênis e fui firme a todos os treinos. Quando eu digo firme, eu quero dizer focada. Fui consciente que a prova seria fácil se eu desse duro nos treinos. E vou dizer, valeu a pena.

A prova - A MMIF é organizada pela Latin Sports, que dispensa comentários sobre o sucesso de fazer valer seus eventos. A largada das diferentes distâncias aconteceram em ondas. Elite feminina, masculino, cadeirantes, geral dos 21k e por último o pessoal das rústicas (10k e 5k). Achei excelente. Primeiro, porque diminui aquele amontoado no pórtico de largada e segundo porque ninguém sai lesado. Achei o kit da prova bom (contendo meia, camiseta dryfit, saco de treino, toalha e numeral de peito). Valeu o investimento de R$ 70. O percurso foi pela beira-mar norte, em Floripa. Plano e agradável.

Meu resultado - Cheguei uma hora antes da largada e fiquei o mais focada possível. Me aqueci, atenta as mensagens do locutor e solta com os meus pensamentos. Falando em som, esta foi a primeira prova que corri sem meus fones (mp4). Percebi que seria necessário se eu quizesse monitorar meu ritmo ao longo do percurso. Outra decisão foi largar na frente. Me posicionei até onde ninguém ficaria me olhando torto por chegar depois e querer "sentar" na frente. Uma estratégia que vale pra todo mundo. #ficadica
Sabia que logo no primeiro quilômetro precisava imprimir um ritmo e tentar mantê-lo ao longo de toda prova. Marquei 1km em 5:20. Dali foi faca na caveira pra manter e diminuir o pace. Conclui a prova em 25:45. 
Preciso registrar aqui que durante a corrida não olhei para o garmin. Seguindo o conselho de alguns amigos do blog, decidi correr na sensação de nível de esforço (valeu Drica, Ricardo Hoffmann, Josiane Caetano, Luiz Souza, Jorge Monteiro, Elis). Prometi pra mim que se tivesse duro demais eu reduziria, mas felizmente não foi preciso. =) Nos treinos seguirei à risca o que o meu treinador diz de estudar meu ritmo, mas nas provas vou me dar o prazer de "correr a mil por hora".
Nesta prova não consegui ver todos os amigos. O Jorge Monteiro, do blog Correr Sempre Correr, veio de SP mas não consegui encontrá-lo.  Era muita gente. Mas vi pessoas que nem imaginava na corrida. A linda Maiara foi uma delas (beijo, querida). Conheci pessoalmente o Israel Córdova, twittersrun e blogueiro. Mesmo na correria, pois foi ele que me viu no meio da prova e saiu gritando.kkk Parabéns pelo RP! ;)

Distância: 5k
Numeral: 3706
Tempo: 25:45
Classificação geral: 162 (em 613)
Classificação Sexo Feminino: 38 (em 316)
Classificação por categoria: 11 (em 66)

Ponto Positivo - Muitos banheiros químicos, água geladinha em vários pontos de hidratação, foto de graça para os concluintes. A qualidade do kit melhorou bastante dos anos anteriores. Bem mais um par de meias do que um squeeze (né Enio).Pontualidade do evento. Resultado por sms no celular do participante e no mesmo dia no site da latin.

Ponto Negativo - Não tenho o que falar mal. Ainda bem. =)

Era isso aí.
Foco total agora nos treinos. Minha próxima prova será na Meia de Balneário Camboriú. E fiquem ligados, vou sortear inscrição. Oh beleza...

Forte abraço e bons treinos!

28 comentários:

  1. Você disse tudo, a MMI da Caixa foi tudo de bom. Foi minha primeira MMI Caixa, e também só elogiei. Sobre o kit fique apavorado, pois não veio pregadeiras e não tinha em casa, acabei incomodando o amigo Enio e a blogueira querida Helena. Mas na hora de pegar o chip consegui me salvar.
    Bati meu record em menos de dias semanas, na corrida de aniversario de SJ fiz 23'09" e no domingo fiz 22' 07" foquei muito feliz.
    No 1• km é verdade, conheci você Helena, mas não gritei kkkkk , te motivei: "Vamo Helena, Vamo Helena"
    Até a próxima, bons 5 KMs para todos :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, excelente resultadO!! é mt bom bater recordes, parabéns mesmo..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Muito bacana mesmo. Faca na caveira e muitos km's de motivação e novos recordes.

    ResponderExcluir
  4. Uhuhul! Parabéns! A prova foi perfeita. Só posso falar mal das minhas pernas no final. O clima estava perfeito e a largada cedo só ajudou.

    Legal isso de trabalhar com provas alvo. Mas eu não consigo ficar tanto tempo sem participar de uma corrida, nem que seja só para brincar haha. A princípio, vou para Balneário também, mas antes tem a Track Field em abril e mais Bombinhas e Analto.

    Uma observação: viu como não tinha 5 km a prova de 5 km? Ninguém dá bola para as provas de 5 km quando elas são alternativas.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo tempo! Prazer fazer esses 5k como você descreveu. Voltei para a pista Domingo também e cravei um RP, largando de fundo no Circuito das Estações em ritmo muito confortável.
    Ótima escolha largar o MP em casa; se ouvir e concentrar na sua corrida é show! O Heavy Metal já me fez esquecer muito sinal de cansaço, mas prefiro sem. Chato é a prova parecer não acabar nunca.
    A Latin é perfeita. Aqui na Bahia eles promovem uma meia dúzia de provas. Amo tudo do kit. Poliamida de qualidade, uma garrafinha sempre legal, as meias dry-fit sempre vêm pequenas, mas eles dão uns cadarços elásticos que são mão-na-roda... O pós-prova somos mimados pacas e pelos mesmos R$70 daí.
    Até o próximo recorde, runner.

    ResponderExcluir
  6. Helena,

    Parabéns pelo resultado.

    Depois que tomei conhecimento dessa Meia Maratona na bela cidade de Floripa, fiquei com vontade de participar. Pena que esse ano coincidiu com a Meia de Campinas (também 24/3) para a qual eu já estava inscrito.

    Quem sabe em algum outro ano eu participe.

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post.
    Mandou muito!!! O/ Parabéns mais uma vez.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!! Corredora focada e determinada tem o seu trabalho recompensado...bons treinos.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Helena! Excelente sua participação.
    Adorei essa frase sua: "a prova seria fácil se eu desse duro nos treinos". Entrou na minha lista de citações famosas.

    Lembre-se sempre, o ritmo está na sua cabeça, e não no seu pulso. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  10. Cada vez mais tenho colocado isso em prática, sabia? sofrer nos treinos para fazer uma boa prova. Eu sempre corria com um ritmo moderado e via os outros corredores se esforçando tanto durante os treinos, caretas, suor, velocidade máxima e eu ali "parecendo" que estava a passeio.

    Li em algum blog um pequeno trecho de uma reportagem com uma corredora experiente dizendo que as pessoas insistem fazer os longos em ritmo muito lento, para sempre. Ela discordava disso, disse que preferia ir forte e diminuir se necessário ... pq o corpo dela precisa se acostumar e experimentar essas experiências desgastantes. Isso fortalece a mente e prepara para todas as dores que possam surgir durante a prova.

    Parabéns Helena, exclente tempo! Esse domingo corri com esse lema, escutar o corpo e olhar menos para o Garmin (se eu estiver muito veloz, me assusto e assusto o ritmo também ... rsrsrs). E meu corpo dessa vez não foi preguiçoso, não me sabotou, não sofreu horrores e eu fiz meus 1º 10kms abaixo de 1h. Delícia! rsrsrsrs

    Vou correr a Golden Four de Porto Alegre, 30/06. Não se anima não? :D

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,Helena!!
    Sua perseverança e disciplina com certeza irão trazer mais e mais resultados significativos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom Helena.
    Soube se posicionar antes da prova e correu com foco, atenta. Muito bom mesmo.
    Grande abraço e meus parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Oi Helena, coisa linda!!!!
    Adorei a prova, foi um sucesso.. sofri um pouco pra concluir a meia, eu já esperava, estava conciente das minhas possibilidades, mas tbém não fui de qualquer jeito, correr uma meia tem que estar preparado, é fato! Fechei em 2h02m bem acima do meu recorde pessoal, mas feliz por fazer a prova de ponta a ponta sem parar, pois pra mim se é pra correr, é pra correr.
    Vc está de parabéns, tempo supimpa, show de bola...
    Gosto de prova assim com muita gente, parece que que conseguimos ficare escondidinho rsr
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Olá Helena !!!

    Parabéns por mais uma etapa concluída e claro pelo ótimo resultado também, que venham as proximas corridas.

    FOrte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Helena, show de bola teu resultado!

    ResponderExcluir
  16. Uau Helena, vc arrasou! Tempo excelente!
    Melhor ainda correr numa prova sem pontos negativos e com um cenário maravilhoso, né?!
    Gostei da dica de não olhar p/ o garmin, confesso q sou meio viciada nele...rs
    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Oi Helena. Como a assessoria esportiva está te fazendo bem !!! Cada vez melhor e mais rápida. Parabéns pelo grande resultado. Esse sub-25 está no forno, pronto pra sair.
    Pena que acabamos não nos encontrando também. Tinha muita gente e várias assessorias esportivas.
    Também gostei muito da prova. Praticamente tudo perfeito.
    Abraços e até a próxima.

    ResponderExcluir
  18. Olá Helena,
    Parabéns pela excelente participação na prova. Eu fiquei com muita vontade de participar dessa prova. Tinha até colocado ela na minha agenda para o caso de surgir alguma promoção de passagens. Você está mandando muito bem Helena. E o legal é que esse sub25 virá de forma natural.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  19. Israel, Raphael, Renata, Enio, Ivan, Brunno, Isabela, Pelvo, Ricardo, Drica, Jorge, Luiz, Simone, Leonardo, Milton, Fabiano, Aline, Eduardo e Danilo. Seus Queridos!!!!

    Só posso agradecer o carinho e as palavras de incentivo de TODOS vocês. Sem dúvidas, a força dos amigos é que me enche de garra nas provas. Estou apostando minhas fichas este ano no sonhado "sub25". Que venha de forma natural e eu possa fazer uma "dança maluca" comemorativa na linha de chegada.
    Agradeço aqueles que não se manisfetaram nos comentários, sei que tem gente que não consegue postar. :/ Mas sinto o carinho mesmo assim.
    Forte abraço e bons km's turma!!!!

    Helena

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, Helena! Muito bom, excelente tempo!! Concordo, a prova não teve nada de negativo, foi tudo perfeito. Saí muito satisfeita. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana.
      Tinha tantos amigos na prova e eu quase não vi ninguém. ;) Fico feliz em saber que a sua corrida foi legal e saíste satisfeita. É tudo que a gente quer depois de uma prova, né?
      super beijo e bons km's!!

      Excluir
  21. Olá Helena.
    Como vai?

    Ficamos felizes em acompanhar por aqui sua evolução, experiências e em fazer parte desta história. Agradecemos pelos elogios, eles também nos motivam a melhorar a cada evento.
    Até a próxima!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Fiquei muito feliz em receber o comentário de vocês. Realmente, gosto bastante das provas realizadas pela Latin, - possui um ótimo padrão de qualidade. Nos vemos na Maratona de SC.
      abraços

      Excluir
  22. Parabééns! Continua se dedicando e quero ficar sabendo quando você começar a treinar pra uma Meia Maratona =)
    Vai ver que é sacrificante, mas é uma delícia!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina.
      Obrigada pelo carinho. A prova foi demais mesmo. Os treinos para meia são reais. Vamos ver nos próximos meses... contarei tudo aqui sim. ;)
      super beijos e bons km's!!

      Excluir
  23. Achei que já tinha comentado este post, enfim ... Também procuro ficar posicionada mais à frente, acho importante. Um bom tempo, parabéns, amiga. Beijo,ivana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, só li hoje esta sua mensagem. Sorry. Agradeço as palavras de incentivo, sempre. beijinhos

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...