06 maio, 2013

Disciplina: nos pés, na cabeça e no coração


Na corrida, é fato, que só iremos colher o fruto do que plantamos nos treinos. A dedicação e disciplina são fatores de ação para que o resultado esperado seja alcançado. Dificilmente, um corredor sem regularidade num programa de treinamento vai conquistar grandes marcas na corrida. Mas como funciona a disciplina nos treinos? Basta calçar o tênis e fazer um "xis" no calendário? A resposta é não.

Quando saímos de casa (ou do trabalho) para correr, não é só os pés que estão sendo avaliados no processo. A cabeça também conta, e muito. Estar focado no exercício, pelo menos pra mim, faz toda a diferença. Não é só a questão do controle sobre a postura e a respiração, mas sobre os nossos pensamentos. Quem não se distraiu no meio do treino com alguém ou alguma coisa e percebeu a alteração no ritmo da corrida?! É inevitável, afinal foi uma distração.

Outro fator importante é o coração. Não o músculo involuntário, mas a paixão que carregamos no coração. Ter uma ligação com esporte se torna necessária e benéfica para consistência nos treinos. Sem paixão, não tem como insistir na corrida. Seremos mais um entre aqueles que um dia correram.

Claro, que existem dias que saímos sem esta auto cobrança de números, ritmos e resultados. Queremos apenas correr. O simples movimento das passadas. Uma modalidade mais free run, que não deixa de estar conectado a corrida também. Mas então estamos cientes que é um jeito diferente de correr.

A disciplina nos treinos tem que estar nos pés, na cabeça e no coração.


Imagem: MuscleMass


Forte abraço e bons km's turma!!

22 comentários:

  1. Um post muito verdadeiro, amiga. Estes três itens tem que estar ligados entre si pra dar certo, do contrário, a verdadeira corrida 'não acontece'. Um beijo carinhoso, obrigada por tua delicada presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana!!!!
      Correr com coração é uma delícia, mas para quem busca resultados é necessário mais que isso. Para isso a sintonia da mente com os pés é tudo. Obrigada pelo seu carinho. beijinhos

      Excluir
  2. "Dificilmente, um corredor sem regularidade num programa de treinamento vai conquistar grandes marcas na corrida".
    Sabe o que mais me chateia, o que mais me cobro, é justamente a falta de regularidade... não é por falta de vontade, bem sabes disso... concordo com a frase que diz: quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa, mas muitas vezes tenho que abortar meus planos... mas o importante é seguir em frente, não desistir por causa das dificuldades.. vamoquevamo.
    Beijão amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone Querida, sabemos como não é fácil ser uma super mulher com qualidades de mãe, esposa e dona de casa. A rotina do dia a dia nos cobra tempo e esforço demasiado para equilibrar tudo isso. Mas, não acho que você seja neglicente com os treinos. Dois bons treinos na semana valem por quatro. Afinal, descanso também é treino. O corpo tem que se recuperar. O negócio aqui é ir com todo gás, vontade, foco na corrida. E acho que você faz isso muuuuito bem. Não acha??
      beijos lindona!!!

      Excluir
  3. Concordo plenamente contigo , colhemos aquilo que semeamos... mas depois existem factores que não podemos controlar! A parte genética. Eu posso treinar , usando todos os esquemas do mundo e não conseguir passar dum determinado patamar . enquanto que outras pessoas ( eu até conheço algumas) que até estando bem gordinhos e não ligando nada a treinos nem esquemas conseguem fazer tempos que eu jamais conseguirei.
    bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam.
      Não tem como esperar ser um Usain Bolt se não treinamos para isso. Apesar que concordo, que não tem como brigar com a genética. É punk mesmo. Tem gente que tem predisposição pra ser fera na corrida. É uma coisa nata. Outro fator que nos deixa reféns é a parte óssea. Influencia na postura e peso corporal. Não tem jeito. O negócio é treinar firme e fazer o nosso melhor.
      Bons treinos pra ti tbem.
      abraços,
      Helena

      Excluir
  4. Querida Helena, disse exatamente o que eu precisava para estar em perfeita sintonia e continuar meus treinos! Não os deixei de fazer, mas sinto que algo está me segurando e a falta de regularidade nos treinos tem refletido de forma negativa nas últimas provas.
    Vou sair dessa modalidade free run e voltar com todo gás!!
    bj no coração e vamos que vamos.
    Karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindona, fico feliz que minhas palavras tenham servido de incentivo e força para ires com mais garra nos treinos. Estou contigo nessa. Super beijo e foco!! ;)

      Excluir
  5. Concordo em tudo... As vezes olho para dentro e penso se não estou me cobrando demais... Se é realmente necessário tanta força, desgaste físico e preocupação com alimentação e investimentos financeiros se não vou competir com ninguém da elite, etc... Mas depois, balanço a cabeça e vejo que não preciso competir com a elite para fazer esse esporte bonito de maneira bem-feita. Para tudo na vida existem metas e não seria logo nesse esporte que seria diferente. #foco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivan.
      Tocasse num ponto bem legal. O cuidado com a corrida acaba refletindo em outros pontos, como alimentação, qualidade do sono e descanso. Dosar tudo isso é a fórmula do sucesso. O fato da corrida ser um esporte competitivo, afinal todos ali estão dando o seu melhor, faz com que a gente queira correr mais e melhor. Foco, força e fé. Sucesso é consequência.
      abraços e bons km's!!

      Excluir
  6. Que belo texto Helena. Perfeitas as palavras. Claro que é impossível conseguir isso 100% das vezes, por vários fatores, problemas pessoais, etc. Mas é com o máximo de pernas, cabeça e coração que vamos alcançar nossos objetivos.
    Abração e bons treinos! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Obrigada pela sua visita. Fico feliz que tenhas gostado.Vindo de um aspirante a Iron Man entendo como um elogio. Força, Milton. O IM está aí. #tamojunto
      abraços e bons treinos!!

      Excluir
  7. Concordo inteiramente com você Helena. Sem regularidade e disciplina, fica muito difícil. Eu comecei a correr depois de completar 65 anos e ter abandonado o vício do álcool, mas obedecendo esses dois princípios, já consegui o que antes parecia impossível: 2 meias maratonas, uma São Silvestre e uma corrida de 25 km, num percurso com 17 ladeiras, afora várias provas em distâncias menores. ! É isso aí.
    Aaproveitando, muito obrigado pela visita ao meu blog. Valeu! Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Amâncio, sua história com a corrida é exemplo de garra, disciplina e superação. Meus parabéns mais uma vez. Obrigada pela sua visita e força nos treinos!!

      Excluir
  8. Nossa, eu precisava ler isso hoje! Estou passando por um período de desânimo com uma meta tão longe ( meia da asics de bsb - novembro). Vou logo tratar de me animar e voltar ao ritmo certinho. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran.
      Acho que todo corredor precisa ter metas na corrida para se manter focado nos treinos. Centrado na preparação para prova. Força, menina. Estou nessa também. Setembro tem a Meia de Buenos Aires. Beijão pra ti. ;)

      Excluir
  9. Oi!
    Legal o post... É isso aí! =)

    (Fui olhar os comentários do post anterior, mas não apareceu o meu como sempre aparece... Deve ter sido minha internet dando pau e eu já meio dormindo não insisti...
    Ah, gostou do filme? )

    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Linda.
      Que pena que não consegui ver seu comentário. Às vezes, o blogspot entra em crise. :/ hehe Acabei não vendo o filme ainda. Assim que assistir te conto a minha perspectiva. beijinhos

      Excluir
  10. "Sem paixão, não tem como insistir na corrida. Seremos mais um entre aqueles que um dia correram."

    Assino embaixo, Helena. Os menos apaixonados vão ficando pelo caminho. Quem persiste, entretanto, vê a paixão, sem deixar de sê-la, também virar amor. Aí, é para a vida toda.

    Parabéns pelo post e palavras, muito bem colocadas.

    Bons treinos e corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      É bem por aí. É ciclo vicioso do bem. Correr nos inspira a sermos melhores e consequentemente corremos mais "apaixonados". Obrigada pela visita.
      Abraço e bons km's!!

      Excluir
  11. Devemos ter um estilo de vida saudável e tão importante como as nossas actividades físicas é a nossa alimentação. Quando damos ao nosso organismo todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento vamos conseguir treinar com mais energia como recuperamos melhor após o treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rui.
      Seja bem-vindo ao blog. =)
      A corrida propícia uma vida saudável e com qualidade de vida. Isto, aliado a uma boa alimentação pode render "frutos" ainda melhores. Obrigada por sua visita. abraço e bons treinos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...