19 fevereiro, 2014

De olho nas vitaminas.

Direto da horta da mamis 
Pelo menos duas vezes no ano faço exames de sangue. Gosto de saber como está o meu índice glicêmico, as vitaminas e o colesterol. Mesmo treinando e comendo bem (leia-se qualidade e não quantidade), não dá pra ter certeza se está tudo ok com a saúde sem fazer o 'pics'. 

Pra minha surpresa, no meu último exame constatei uma baixa na vitamina D. Uma vez que meus treinos são na rua (exposta ao sol) e seguindo uma dieta nutricional não era para ter uma redução tão grande. Diante disso, o médico prescreveu uma receita de suplementação de vitamina D. São algumas gotinhas debaixo da língua todos os dias. Logo mais, faço um novo exame e vejo se regularizou. No entanto, o fato de tomar suplementação me incomodou um pouco. 

Não sou fã de tomar comprimidos. Prefiro fazer do alimento o meu medicamento. Acredito que boa parte das substâncias podem ser encontradas na dieta natural. Inclusive, a revista Contra Relógio deste mês trouxe um artigo assinado pelo Fernando Beltrami sobre o assunto. Vale a leitura. Ele relata o uso abusivo de compostos sob formas não naturais e principalmente por pessoas que nem se quer fizeram um exame para saber se efetivamente possuem alguma carência daquele nutriente.

Para quem, assim como eu, precisa aumentar o índice de vitamina d no organismo. Localizei alguns alimentos que oferecem maior abundância desse nutriente. E adivinha: são proteínas!!

7 alimentos - Baseado na recomendação diária, para adultos, de 600 International Units (IUs), o site do Terra publicou uma notícia com os alimentos ricos em vitamina D. Confira quais são eles:

Salmão
Existe um número grande de alimentos marinhos com altas doses de vitamina D. O salmão está no topo da lista. Aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IUs, mais do que você precisa para um dia.

Atum enlatado
Cerca de 100g de atum enlatado e conservado em água fornece 154 IUs, quase um terço do que pede a recomendação diária. O atum conservado em óleo contém ainda mais vitamina D, no entanto, é mais gorduroso.

Sardinha
Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha. Duas latas destes pequenos peixes oferecem 46 IUs, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

Gema de ovo
Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D. Além disso, ovos são boas fontes de proteína e, apesar de serem associados ao colesterol, não estão ligados ao aumento de risco de problemas cardíacos.

Queijos
Uma fatia de queijo suíço contém cerca de 6 IUs, é menos processada e contém menos sódio do que o queijo americano. Um copo de ricota oferece 25 IUs, mas deve ser consumida com moderação, pois também possui gordura.

Bife de fígado
Cerca de 100g de bife de fígado pode prover 42 IUs de vitamina D, além de ser uma ótima fonte de ferro.

Cogumelos
Alguns tipos de funghi, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D. Dê preferência às marcas que priorizam este tipo de cultivo.


Forte abraço e bons treinos!!

6 comentários:

  1. Fiz um exame com uma nutróloga e também deu que eu estava com a vitamina D baixa, fiz o mesmo tratamento que vc, com as gotas. Ela alegou que pegar sol na cabeça correndo não é a mesma coisa que pegar na parte onde é mais adequado para pegar sol. Parte interna dos braços e das coxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei bem surpresa de estar com a vitamina D baixa. Então, falando com médico ele explicou que o uso de filtro solar inibe a absorção da vitamina através dos raios solares. E de quebra disse que tinha que pegar 15 minutos diários no horário de pico, pelo menos até regularizar.
      A gente morre e não vê tudo...kkk boa reposição pra ti tbem! abs

      Excluir
  2. Helena,

    Não tem como a gente tirar da lista o "bife de fígado e a gema de ovo" ? (arrrghgh). Valeu pelas dicas, sucesso na reposição!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena,
    tirando o fígado, todo o resto da lista eu gosto! Bom saber que esses alimentos são fonte de vitamina D. Parece que grande parte da população brasileira tem carência de vitamina D no organismos, e a maioria é mulher, acho que isso se deve muito ao fato de falaram tanto dos malefícios do sol, acabando afastando as pessoas dele!
    Ótimo post! Parabéns!
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani Querida!!
      Eu não sei em números estatísticos como está o quadro de "deficientes" em vitamina D, mas imagino que boa parte da população desconheça. Afinal, esse é um tipo de exame que pouca gente faz. Geralmente idosos ou pessoas com problemas nos ossos é que se preocupam com isso. Ou gente como a gente, que faz check-uo de tudo.kkkk beijos lindona!!

      Excluir
  4. Oi, Dionísio.
    Eu gosto de todos itens da lista, mas fique a vontade para tirar aquilo que não gostas. O importante é comer de forma saudável.
    abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...