10 junho, 2014

Eu e os "Homens da Montanha"

Divulgação: History

"Eles são homens que ainda hoje vivem da caça para sustentar suas famílias. Sua sobrevivência se baseia na utilização de técnicas antigas, aperfeiçoadas durante centenas de anos. Do Appalachia às Montanhas Rochosas e até o Alasca, esta série acompanha os HOMENS DA MONTANHA em sua corrida contra o inverno, lutando para garantir o seu sustento e ter o dinheiro necessário para atravessar os meses mais frios do ano". Essa é resenha do programa Homens da Montanha, do History Channel.

Um dos episódios apresentados ontem mostrou Andy tendo que percorrer 6 km sozinho, na escuridão e clima gélido do Alasca. A recomendação de seu tutor Marty era que não deixasse que a mente o sabotasse e em hipótese alguma perdesse a calma. O rapaz precisava verificar as armadilhas de caça e se manter atento aos imprevistos. Quando Marty mencionou que Andy precisava estar sozinho, que só assim ele aprenderia a lição, eu tomei aquilo pra mim.

Esse pensamento já passou pela minha cabeça antes. Na verdade, eu senti isso na pele lá pelo Km 17 da Meia Maratona de Buenos Aires. Eu me dei conta que para ser um desafio de verdade, eu só descobria isso sozinha. Só quem percorre pela primeira vez uma meia maratona, maratona ou ultra, sabe o fantasma que é.

O corpo já está anestesiado do cansaço. Você sabe que falta pouco, mas que ainda falta chão para percorrer. O que conta nessa hora é a calma e a tranquilidade em superar este desafio. Quando se está sozinho fazendo uma prova dessas (pode ser uma estreia na prova de 5k e 10k também, lógico) o fantasma acaba sendo você mesmo. Afinal, você treinou para isso. Sabe que vai vencer, só precisa realmente crer.

Por essas, que toda vez que lembro da minha estreia em terra estrangeira, sozinha, naquele sol de morrer, eu me sinto que nem um "Homem da Montanha". Não tinha como não ter sido assim. A dificuldade somou sim ao desafio, mas parece que a conquista foi ainda maior.

Para quem se interessou pelo programa, o History exibe todas as segundas-feiras, às 22 horas. Confira alguns videos no link acima.

Forte abraço e bons treinos!!

6 comentários:

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...