29 novembro, 2015

O fim de ano e a motivação



O fim de ano inspira à reflexão. Nos faz levantar os números de acertos e erros no balanço do exercício anual. Não é fácil mexer em feridas, levantar poeira, mas é importante enxergar que foram superadas e postas a limpo. 

Em 2015, me senti um pouco perdida. O fato de não ter feito muitas provas (foi apenas uma) colocou em xeque o título de corredora. Existe uma cobrança velada em relação as corridas (ou não tão velada assim...) Você se sente obrigada a fazer alguma prova "bacanuda" por ano, pelo menos. 

Me identifico tanto com aquelas cenas de filme onde aparecem as pessoas correndo com tênis velho e calça de moleton pelo central park. A cena transpira liberdade.  Alguém sabe onde diz que você precisa do tênis "xis", do relógio top ou da bermuda de compressão para corrida. Às vezes, me sinto engolida por essa indústria, esse marketing (in)direto.

Cada vez que penso sobre minha relação com a corrida percebo como muitas das minhas conquistas estão ligadas a ela. A corrida me transformou, me fez querer mais e dar o meu melhor. Não foi apenas saúde, mas o gás para encarar os desafios diários. Tem minha gratidão.

A maior lição que tive esse ano é que você precisa fazer por você e para você. Correr pelo prazer de correr. Seja para encarar o seu grande desafio, para perder peso na balança, para abstrair a sua mente ou para se encontrar com os amigos. Não importa o motivo quando você faz por você. A motivação é sua!



Forte abraço e bons treinos!!

6 comentários:

  1. Ótima reflexão!! Correr sem amarras, deixando o ego pra trás. Serve pra tudo na vida. Quando fazemos qualquer coisa por nós mesmos tudo passa a ser natural e por consequência mais prazeroso. Quando vemos um pescador jogando a rede no mar, um artesão talhando a madeira, uma criança brincando ou uma pessoa correndo na rua de alguma forma sabemos que aquilo é espiritual. É leve. É verdadeiro. E queremos isso também.
    LoveU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amor. Sua reflexão só soma ao meu pensamento. Obrigada!! loveU2

      Excluir
  2. Oi Helena,
    todo fim de ano também gosto de fazer um balanço do ano "esportivo" que está terminando. Uns anos são melhores outros piores. 2015 foi um ano de poucas corridas pra mim, mas muito importantes! Espero que mesmo tendo essa sensação de estar perdida você tenha tido um bom ano ao escolher esse estilo free run. Admiro que corre assim, não sou uma pessoa disciplinada para me manter free run, mas admito que treinar sozinha esse ano também foi bom.
    Te desejo um 2016 repleto de coisas boas e também de corridas boas! Te desejo também muita saúde e energias positivas para encarar mais e mais km!
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani.
      Correr sem assessoria me deixou mais leve na corrida. Sem amarras. Indiretamente, me sentia cobrada pelo grupo. Acho que são ondas, que vão e vem. Importante é fazer o que a gente gosta. Seja sozinho ou em grupo. Fico feliz que seu ano tenha lhe dado bons frutos. Nada melhor do que a conquista depois de uma longa jornada. Parabéns querida. beijos e um 2016 ainda melhor!!

      Excluir
  3. Oi Helena, estou atrasada na leitura do seu post por conta da "correria" do final de ano, mas ele estava no feedly separadinho para ler depois, he he he. Muito boa a sua reflexão. Essa moda da corrida instaurada atualmente tem feito com que eu selecione mais as provas que participo (antes era todo final de semana). Hoje busco por provas que me permitem unir a paixão pelas viagens e pela corrida e me dedico mais aos treinos do que aos eventos. E isso me deixa bem (o que acho mais importante, assim como você mencionou).
    Parabéns!
    Aproveito para desejar um excelente 2016 para você e sua família!!!! E, claro, muitos kms de liberdade para vc!!!
    Beijos
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Desculpa o delay...
      Aliar corrida com viagem é tudo de bom.Espero que 2016 seja um ano maravilhoso pra ti, repleto de conquistas e emoções. Que não lhe falte saúde e amor. beijão

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...