04 agosto, 2011

Alimentação pós-treino



Após o exercício exaustivo, deve-se preocupar tanto com a recuperação do esportista, como com o preparo para uma nova sessão.

Recomenda-se a ingestão de carboidratos, para a reposição do glicogênio muscular, e de proteínas, para o reparo das microlesões musculares decorrentes da prática esportiva, ou seja, a ressíntese proteica que resulta no ganho de massa muscular. A proporção deve ser de duas a três porções de carboidrato para uma de proteína; esses alimentos devem ser consumidos o quanto antes. A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva (2009) recomenda a ingestão de carboidratos simples entre 0,7 e 1,5g/kg de peso corporal no período de quatro horas pós-treino ou prova, o que é suficiente para a ressíntese plena do glicogênio muscular. Ou quando não houver tempo hábil para esta reposição, incluir uma refeição com mais de 30 gramas de carboidratos e no mínimo 10 gramas de proteína para o estímulo da síntese proteica.

No período pós-exercício, o atleta deve continuar ingerindo líquidos para compensar as perdas adicionais de água pela diurese e sudorese.

Alimentos fonte de carboidratos: pães, batatas, macarrão, arroz, barras e bebidas energéticas, mel, frutas frescas e secas.

Alimentos fonte de proteínas: leite e derivados, frango, peixes, ovos, barras de proteína.

Fonte: Dra. Tânia Rodrigues é nutricionista, especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), sócia/diretora da RGNutri Consultoria em Nutrição – São Paulo e nutricionista do Clube BM&F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...