29 julho, 2015

Novo recomeço


Passado um ano da lesão, ainda sinto o fantasma da pubalgia. Nada perto do que tive em 2014. Mas, sinto aquele desconforto preliminar, (quando forço num treino de velocidade ou depois do longão) que tempos lá atrás eu negligenciei. E, infelizmente, perdi.

No dia a dia, a gente percebe uma fisgadinha aqui. Ou uma dorzinha, que depois de um tempo ou com corpo aquecido passa. Mas, no fundo a "máquina" não aguenta tanto impacto, seja por excesso de carga ou intensidade. A máxima de que "descanso também é treino" vale muito.

Apesar da corrida ser a prática que todo corredor quer fazer, o fortalecimento se faz necessário. Na verdade, é essencial para não se machucar. Prometi a mim mesma que a partir de agosto volto para o fortalecimento muscular. Fazer os velhos treinos em colchonete em casa, com bola, halteres e elástico. Foco na disciplina para colher os resultados.

A ideia é fechar o ano com tudo numa prova mega blaster e para isso preciso estar forte. Acredito que 90 dias será o suficiente (como meta inicial) para ganhar força no quadril, abdômen e perna. Agora só depende de mim. Bora recomeçar.

Forte abraço e bons treinos!!

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Sérgio.
      Na verdade, não estou com lesão aparente. A ideia é a prevenção. Por isso, busco o reforço muscular. Força nos cambitos. hehe

      Excluir
  2. Bom recomeço, Helena!
    Também tenho que me disciplinar e fazer reforço. Mas sou um pouco preguiçosa!

    Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Querida, obrigada pela força.
      Disciplina é algo que temos que ter em tudo na vida se quisermos seguir para frente. Força aí também! beijos

      Excluir
  3. Helena,

    você escreveu:

    "Apesar da corrida ser a prática que todo corredor quer fazer, o fortalecimento se faz necessário. Na verdade, é essencial para não se machucar."

    Eu acho isso meio absurdo. Quer dizer que correr é algo tão incompleto que precisa de uma atividade extra, em geral muito chata (se for na academia), para a pessoa conseguir fazer com regularidade sem se machucar?

    Eu acho que as pessoas se lesionam provavelmente porque correm demais, ou rápido demais. A musculação só "funciona" porque a pessoa acaba correndo menos. E, se a solução é correr menos, não seria melhor fazer atividades mais divertidas e integrais, como MovNat, Parkour, Calistenia, etc.?

    Abraços,
    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adolfo,
      Sua questão sobre a corrida ser ou não um esporte completo daria um post. Há controvérsias. Quem treina corrida (diferente de apenas correr) deveria procurar um reforço muscular. É só fazer uma referência aos profissionais, dificilmente o Marilson corra sem um fortalecimento. Há quem busque na musculação, quem faça pilates ou seja adepto do crossfit (que virou moda). Importante é buscar uma rotina de treinos saudável, sem excessos e que seja prazerosa. Pra mim, o colchonete e um treino funcional me basta em felicidade.

      Excluir
  4. Virgem! Pubalgia também?! Vou parar 40 dias para ficar forte como um todo e ganhar o peso que perdi de vegetarianismo e volume da maratona. Vamos esperar que não perca o que ganhei em pace, etc... Força a nós! Espero ver posts de seu retorno em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, a pubalgia é de outros tempos. O que faço hoje é a prevenção de uma futura lesão. Tudo em equilíbrio. Essa é a palavra chave. Nem pense em pace, ritmo ou tempo agora. Importante é ter saúde e voltar a correr. O condicionamento se recupera depois...

      Excluir
  5. Helena,
    bons treinos e siga firme nos seus propósitos!
    Nunca fui fã de musculação,mas hoje vejo o quanto ela é importante na prevenção de "futuras dores".
    No momento estou me esforçando ao máximo para "queimar" os bifes comidos no Mercado Del Puerto de Montevideo,fora os doces(fiquei viciado num que eles chamam de "francesinha" e que é muito parecido com o nosso "mil folhas",´só que bem menor)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, eu me encantei pelos doces de Montevideo também. Se não me engano, eram "carolinas". Estas extravagâncias em viagem são quase obrigatórias. Importante é curtir o momento e trabalhar a questão do peso depois. abraço

      Excluir
  6. É isso aí! Foco no que vem pela frente! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos juntas, Thais?!! Estou colada contigo também. Força, foco e fé!

      Excluir
  7. Exemplo máximo sempre!!! Love U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua força e incentivo me fazem ir além das expectativas. Love u 2!

      Excluir
  8. Que bom, amiga. Retornando, aos poucos, com paciência, tu consegues retomar tua rotina. Beijo carinhoso, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, a rotina de treinos vai a mil. Delícia! beijos

      Excluir
  9. Ola amiga, quando tempo.

    Sim logo vc estará de volta, agora chegou a hora da paciência.
    A corrida cresceu demais e precisamos compreender mais.
    Helena estou na torcida.
    Super abração.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...