21 março, 2012

Treino em altitude (vale a pena)

No último final de semana viajei para Campo Alegre, no alto da Serra Dona Francisca, em Santa Catarina. A região fica no norte do estado catarinense. Beleza ímpar. Vale a pena conhecer e (per)correr o local. Correr entre as árvores e com clima frio dispensa comentários, mas a prática em altitude é um sensação extra.
O local onde eu fiquei se chama "Campinas dos Farias" e fica em meio a serra. Acordei cedo, contemplei a vista e decidi correr pela estrada de terra. Nossa, é muito bom!! A gente perde um pouco do gás, percebe logo no primeiro quilômetro que tem que baixar o ritmo se quiser ir mais a diante, mas a sensação é maravilhosa.

Veja uma foto do percurso:


É importante saber que caminhar ou correr esporadicamente em lugares que apresentam uma altitude elevada trazem algumas conseqüências para o organismo. Com a diminuição da pressão do ar do ambiente, a quantidade de oxigênio oferecida diminui prejudicando o transporte de oxigênio pelo sangue para os músculos, favorecendo um processo de aceleração da fadiga muscular. A respiração fica acelerada e a freqüência cardíaca aumenta entre outras conseqüências. Desta forma o desempenho fica prejudicado. A dica é não exagerar quando for correr em altitude e beber bastante líquido, pois o seu corpo (para se adaptar a este novo ambiente) necessita de alguns dias o que realmente não será possível em um único final de semana.

Algumas pesquisas indicam que a deterioração na capacidade aeróbia pode estar relacionada linearmente à altitude. Efeitos negativos sobre o VO2 máx. são observados em altitudes de apenas 1220m. Em elevações superiores, a menor carga de hemoglobinas com oxigênio é evidenciada e a atividade física constante se torna difícil.

ADAPTAÇÃO - A prática de exercícios em médias e grandes altitudes exige uma adaptação que aprimora a tolerância a hipoxia de altitude. Essa adaptação é progressiva e a aclimatação plena leva tempo.
Em geral, a duração do período de aclimatação depende da altitude. Só para ter uma ideia, para se adaptar a uma altitude de 2300m são necessários cerca de duas semanas. Para atletas que desejam competir em grandes altitudes, o treinamento intensivo deveria iniciar logo que possível durante o período de aclimatação, principalmente para evitar qualquer efeito de destreinamento. Os benefícios alcançados com a aclimatação são perdidos em duas ou três semanas após o retorno ao nível do mar.

2 comentários:

  1. Oi Helena! Aqui em Joinville nós costumamos usar a serra D.Francisca para os nossos treinos mais fortes. Eu costumo deixar o carro em um posto de gasolina lá no pé da serra e subir correndo até uns 2km depois da pousada Dna.Francisca.(ida e volta dá uns 23km...)É um treino forte e tbém perigoso por ser na beira da estrada,mas é um dos meus treinos preferidos.Já que em Joinville não temos parques, inventamos...Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo.

    Conheço bem o local do seu treino. É um percurso bonito e realmente perigoso. Mas vale cada passada.

    Abraços,

    Helena

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...