26 dezembro, 2012

Pequenos prazeres da vida

"A felicidade é composta de pequenos prazeres"
 (Charles Baudelaire)

Está aberta a temporada de pequenos prazeres da vida. Passado o natal, muitos de nós nos recolhemos em casa ou saímos de férias. É o famoso recesso. E nada melhor do que aproveitar o tempo livre fazendo aquilo que a gente mais gosta. Afinal, são os pequenos prazeres que nos dão os maiores estímulos para alcançarmos nossos sonhos.

Pra mim, nada melhor do que uma xícara de café logo de manhã cedo. Ouvir a rua acordando é um dos meus pequenos prazeres. Sentir o dia. Nestas férias quero aproveitar cada segundo e você?

Deixo este video (The pleasure of) para inspiração dos amigos.



Forte abraço e boas corridas!!

24 dezembro, 2012

Resultado da Promoção de Natal

Oi pessoal. Chegou o dia de revelar o grande vencedor do Concurso Cultural.

Primeiro, preciso agradecer cada um que participou da promoção do blog Correndo de Bem com a Vida. Não foi tarefa fácil achar a melhor frase entre as dezoito concorrentes. Obrigada a Iguana Sports por ter proporcionado junto comigo este presente de natal.

A frase escolhida pelo comitê (a família toda opinou) foi:

"CORRER DE BEM COM A VIDA É DEIXAR QUE A VIDA CORRA DENTRO DE VOCÊ. "

Parabéns ao LUIZ BITTENCOURT, de Vitória (ES).

 Você acaba de ganhar 01 (um) ano de Assinatura da Revista W Run + Toalha do blog.

Ah! O Comitê decidiu premiar também segundo e terceiro colocados com uma Toalha personalizada do blog. Parabéns a Simone Vieira e Eduardo Hanada. #hohoho

Em breve encaminharei um email solicitando mais informações para envio dos itens da promoção.

Obrigada a todos pela participação.

Forte abraço e Boas Festas!!

22 dezembro, 2012

Feliz Natal!!!

Agradeço o apoio, força e incentivo que tive em 2012 de todos os amigos do blog. 
Desejo um Natal maravilhoso para cada um de vocês e seus familiares. 
Que 2013 seja de muitas alegrias e realizações.

Forte abraço e boas festas!!!


21 dezembro, 2012

Corrida de Natal dos Perebas

Foto Divulgação | Edição 2011
Que tal correr e ainda de quebra ganhar um sorriso? Isso mesmo! Acontece em Florianópolis, no bairro Abraão, a tradicional Corrida de Natal dos Perebas. A prova é uma promoção da Associação de Corredores de Rua do Bairro do Abraão (ACRA) e será realizada neste domingo, dia 23 de dezembro, a partir das 17 horas.

O que tem de diferente nesta prova é que os corredores vão fantasiados de "papai noel" ou "mamãe noel". Tudo para alegrar ainda mais a criançada. Haverá arrecadação de brinquedos e distribuição de balas para as crianças. Cada corredor é responsável por levar a sua roupa.

A prova contempla dois percursos: 100 metros, para crianças até 14 anos, e 6 km para adultos.
A largada da corrida das crianças ocorre às 17 horas. A inscrição é um quilo de alimento não perecível. Já a largada da corrida dos adultos será às 17h30. A inscrição é um quilo de alimento não perecível e mais R$ 10.
 
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail analtorcunha@hotmail.com ou ainda no dia do evento. Mais informações no (48) 3364-5216.

Chegue cedo e curta o passeio!!!

18 dezembro, 2012

Resultado: Corrida Contra o Câncer de Mama

"Abrir mão de um treino mais forte para acompanhar um amigo". Esta é uma das sugestões apresentadas na edição nº. 100 da Revista O2, na qual traz dicas de 100 coisas que todo corredor deveria fazer. Considero uma das sugestões mais bacanas que a revista propôs. E pra minha alegria tive a oportunidade de fazer isso neste domingo. Tem coisas que a gente não planeja, elas simplesmente acontecem.

Floripa recebeu neste domingo, 16 de dezembro, a terceira e última etapa do Circuito de Corrida e Caminhada Contra do Câncer de Mama realizado pelo IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. O evento, que mescla esporte e solidariedade, teve um circuito de 5 km montado na Beira-Mar Continental, no bairro Estreito, reunindo bom número de participantes. Todo valor arrecado com evento foi doado para o Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis.

Participar deste evento tem dois fatores motivacionais. Primeiro, em razão da prática de uma atividade física e a preocupação com a qualidade de vida. E em segundo porque é muito bom apoiar uma causa tão nobre e poder ajudar os projetos desenvolvidos pelo IBCC.Quando vi a propaganda deste meses atrás já sabia que iria correr esta prova.

A Prova - Esta foi a minha última corrida de 2012 e teve um gostinho muito especial. Correr dosando o seu ritmo é uma coisa, mas correr marcando o ritmo de outra pessoa é totalmente diferente. Quando cheguei na beira-mar continental faltava pouco mais de 40 minutos para largada. Do estacionamento até ao local do evento fui aquecendo e logo encontrei o Enio e o Eduardo. Aproveitei para colocar o número de peito e chip enquanto conversava com os amigos sobre as últimas participações deles na Pampulha, Corrida do SESC e Sindilamp. Na sequência, foi uma sucessão de encontros com as meninas da "Just Run". Não tinha muita gente no evento. A organização divulgou o número de 650, mas pelos resultados foram 302 atletas na modalidade da corrida. Ainda havia os caminhantes.

Janaina, Antoniella, eu, Fernandinha e Monike (meninas Just Run)
No pórtico de largada, reunimos as meninas da equipe e foi onde conheci a Janaina. Até então nunca havíamos nos visto. Usar a camiseta da equipe tem dessas vantagens. O pessoal vai se reconhecendo, se apresentando e logo se enturmando. Ela me contou que seria sua estreia em provas de corrida de rua. Não hesitei e me ofereci para correr com ela todo percurso. Gente, quem já fez, imagina o que eu estou sentindo. E quem nunca correu assim com alguém, faça um dia. É uma sensação incrível ajudar alguém numa coisa que tanto gostamos.

Já no primeiro quilômetro estipulamos um pace abaixo de 6:00/km e de vez em quando eu perguntava se estava tudo Ok. Fomos falando do percurso, dos corredores conhecidos, do garmin, enfim quando vimos já estávamos voltando. Afinal, correr 5k conversando passa muito rápido, meesmo. Faltando pouco menos de dois quilômetros pra concluir a prova, alcançamos a Amanda, mais uma da equipe Just Run, e fomos as três controlando o ritmo. Muito legal isso. A poucos metros da linha de chegada, levantamos os braços e chegamos as três abraçadas no pórtico. Emocionante.

Amanda, eu e Janaina - Uhuuu

[É necessário abrir um parágrafo de agradecimento aqui.] Correr com as meninas foi muito legal e só aconteceu porque elas participaram disso. Meu mais sincero obrigada a Janaina e a Amanda. Foram tão gentis e animadas. Correr já é uma alegria e com os amigos se torna inesquecível. 

Novas amizades - Antes de largar conheci pessoalmente a Gilmara Heil, amiga do twitter. Uma simpatia de pessoa. Batemos uma foto após a prova, já com a medalha. Mais uma corredora para trocar figurinhas deste mundo corrida.
Amigas virtuais que viraram reais (eu e Gil)
Resultado - Como as três chegaram abraçadas o que contou foi o tempo líquido da prova. Cheguei com tempo de 28:24, ficando em 27ª colocação de 83 corredoras. E na 7ª colocação na categoria 30-34anos.

Antoniella, eu, Monike e Amanda - já com as medalhas.


Resultados Oficiais

Masculino
1) Jose Rodrigues da Fonseca Jr. 00:14:41
2) Marcelo Colaço do Rosário, 00:15:44
3) Julio Cesar Rodrigues, 00:17:44
4) Leonardo de Paula, 00:18:01
5) Pedro Keller de Souza

Feminino
1) Marisa Perico, 00:18:21
2) Ana Claudia Maria de Jesus, 00:19:01
3) Fernanda Stahelin, 00:21:08 (Equipe Just Run)
4) Dilene Campos Raulino Gubler, 00:22:52
5) Morize Monteiro Ruivo, 00:23:14

Momento da Largada


Com Eduardo
Bate papo com os "Loucos por Corrida"

Pontos Positivos - Pontualidade da largada, linda medalha, funcionou bem o guarda-volumes, marcação de quilometragem, teve um ponto de hidratação (água estava gelada) e amplo estacionamento (free). Ah, o kit veio com número de peito, chip descartável, squeeze, camiseta da hering da campanha (já dei de presente, #hohoho)

Pontos Negativos - Senti falta de frutas na linha de chegada (ganhamos duas barras de cereais e água). A organização promete um certificado no site oficial da Yescom, mas não está funcionando. :/

Que venha 2013 com novas provas.

Forte abraço e boas corridas!!

14 dezembro, 2012

Exercícios educativos

Desde que comecei com a assessoria esportiva da Just Run, inclui na planilha de treinos um dia na semana para exercícios educativos antes da corrida. Não posso afirmar se já sinto a diferença na minha postura e economia de energia durante a prática da corrida, mas que eles prometem melhorar a coordenação, isso sim!!
Existem vários exercícios educativos para corrida. Como sou nova neste quesito, por enquanto estou fazendo apenas três exercícios: Anfersen, Dribling e Skipping Alto, todos com cinco séries de repetições. É bem rapidinho e faço logo após o aquecimento (e antes do treino em si). Vejam pra que serve cada um destes:
 
Skipping alto/para a frente
Elevação alternada dos joelhos até a altura do abdome, coordenando com os braços, correndo no lugar ou em deslocamento.

Efeito: fortalece os músculos da coxa e trabalha a extensão e impulsão da perna. Trabalha a elevação da perna em 90°.

Skipping para trás ou Anfersen
Com o tronco levemente inclinado a frente, flexionar os joelhos de forma alternada com os calcanhares tocando os glúteos, coordenando a movimentação dos braços, correndo no lugar ou em deslocamento.

Efeito: concentra a força nos calcanhares.
 
Dribling
Com os pés paralelos e os cotovelos semiflexionados, elevar os pés o mínimo possível e realizando o exercício o mais rápido que puder sem puder, coordenando a movimentação dos braços e braços alternados.

Efeito: concentra a força nos tornozelos.
 
Pra quem nunca fez até pode achar que tais exercícios lhe tomarão muito tempo, ou até atrapalharão de alguma forma seus treinamentos de velocidade, seus longões etc. Mas, ao contrário, os exercícios educativos são rápidos e fáceis de se praticar, podendo ser encaixados até antes do treino. 

O treinador Nelson Evêncio, presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo) ensina (no video abaixo) a realizar os principais exercícios educativos. Uma dica a mais para melhorar a postura e economizar energia durante as passadas. O resultado aparece nos treinos e nas provas e você corre melhor e com menos esforço. Confere aí:


 

11 dezembro, 2012

Presentes para Corredores


Chegada a época de Natal, o que não falta é festa de fim de ano. Seja da empresa, da faculdade, da família e até nas academias e assessorias esportivas. Pensando nisso vem aquela questão "o que vou dar?" e "o que quero ganhar de presente?". Cada um tem a sua preferência e tem a necessidade de algo específico, mas resolvi fazer um post com dicas de possíveis presentes para nós corredores. 

As ideias estão em sintonia com calor do verão, confira abaixo:


01) Viseira/boné
02) Meia de compressão
03) Monitor cardíaco (Garmin, Polar, Timex)
04) Short / bermuda
05) Top / regata
06) Porta-medalhas
07) Manguito
08) Tênis
09) Óculos climacool
10) Assinatura de revista especializada
11) Livros específicos de corrida
12) Cinto de hidratação
13) MP4

Se você for dar um presente para quem corre e mesmo assim não sabe bem do que ele está precisando aí vai mais uma dica. Algumas lojas de artigos esportivos como Centauro, Track & Field etc aceitam vale presente. Aí não tem erro...

Ah! E ainda tem a promo do blog Correndo de Bem com a Vida. Acesse, participe e concorra a 01 ano de assinatura da Revista W Run. Quem sabe não é o seu presente de natal?!!

O meu presente este ano já veio e foi beeem generoso. O bom velhinho me deu um Garmin Forerunner 210. Amei de coração. Agora, só posso pedir saúde e paz. As demais coisas a gente corre atrás. #hohoho
E você, já pensou no que quer ganhar de Natal?

Um abraço e bons treinos!!

10 dezembro, 2012

Estes loucos que correm

Está circulando na internet um video sobre a corrida e principalmente sobre nós corredores. Ele foi muito bem produzido e traduz bem a sensação que temos ao calçar o tênis e iniciarmos a corrida. A letra é de Marciano Duran e foi traduzida por Alfredo Falcão. A trilha igualmente foi muito bem escolhida.

Confira o video abaixo e emocione-se:


A dica me foi passada pela Simone, do grupo Loucos por Corrida. Tudo a ver, não acham?

Forte abraço e boas corridas!!

07 dezembro, 2012

Venha correr em Floripa!!

Muita gente aproveita o feriado de natal e ano novo para dar uma esticadinha no período de folga e acaba voltando para o trabalho só no ano seguinte. Pensando nisso, fiz um levantamento das provas que vão acontecer no próximo trimestre. Assim, fique a vontade para incluir Floripa na sua lista de destinos e aproveite para dar uma corridinha com a gente. 
Muitas das provas estão com desconto no valor das inscrições até o dia 31 de dezembro. Aí vai:


Prova: GP 5000 Celebration
Percurso: 5k (pela areia)
Data: 28 de dezembro de 2012
Horário: 21h
Local: Avenida Atlantica, em Balneário Camboriú

Prova: Bombinhas Summer Night Run
Percurso: 10k e 5k (pela areia)
Data: 29 de dezembro de 2012
Horário: 21h
Local: Praia de Bombas, em Bombinhas

Prova: Circuito Floripa Run - Corrida para Mulheres #EuVou
Percurso: 10k e 5k
Data: 19 de janeiro de 2013
Horário: 19h30
Local: Beira-mar continental, em Florianópolis

Prova: Nght Run Costão do Santinho #EuVou
Percurso: 10k e 5k (pela areia)
Data: 26 de janeiro de 2013
Horário: 20h
Local: Praia do Santinho, em Florianópolis

Prova: 30km Ponta do Papagaio
Percurso: 30k (individual ou revezamento - trio e quinteto)
Data: 03 de fevereiro de 2013
Horário: 08h
Local: Ponta do Papagaio - Praia do Sonho, em Palhoça

Prova: Meia Internacional de Florianópolis #EuVou
Percurso: 21k, 10k e 5k
Data: 24 de março de 2013
Horário: 07h
Local: Avenida beira-mar norte, Florianópolis

Além destas, tem uma Corrida Vertical organizada pela Corre Brasil (irada) em Balneário Camboriú, no mês de janeiro. Nos próximos dias darei mais detalhes. Anote na agenda e programe-se!

Forte abraço e bons treinos!!

04 dezembro, 2012

Promoção: 1 ano de assinatura W Run + toalha

O mês de dezembro chegou e com ele o clima de natal. Que tal participar de uma promoção e ter a chance de ganhar um super presente neste final de ano?

O blog Correndo de Bem com a Vida e a Iguana Sports pensaram neste lindo presente.

Participe com quantas frases quiser!!


Para saber como seguir o blog, acesse o link no menu ali em cima.

Boa sorte!

03 dezembro, 2012

Deporesultado Funcional Run

Kit

Momento da largada

"Voando baixinho"

Com a equipe Just Run

Até hoje não fiz uma prova que fosse igual a outra. Seja pelo clima, pelo local, pelas pessoas ou pelo meu "momento" no dia. Cada corrida faz a sua história. Desta vez, fui bem consciente que seria a passeio, afinal estava (e ainda estou) bastante cansada da semana puxada que tive. 
Acordei cedinho, 05h30, a tempo de despertar e ficar legal pra correr. A largada era 7h e a tenda da Just Run já estaria montada desde às 06h para retirada dos kits. Logo na chegada, me encontrei com Peres (novo amigo da equipe) e fomos juntos para tenda. Fiz a confraternização inicial com grupo e fui aquecer. Destaque aqui para minha estreia em corridas com Garmin. Vou tentar passar a corrida para o computador (ainda não sei fazer isso hehe) e depois coloco aqui no post.
Larguei mais atrás e decidi que ficaria num pace de 6'/km a fim de não exigir muito das pernas. Minha unica meta era não passar de 30 minutos de prova. Durante o percurso tentei não pensar naquilo como um evento e sim um treino entre inúmeros amigos. Viajei ouvindo o remix de Video Games, da Lana Del Rey, e sentindo a leve chuva que batia sobre o corpo ao longo do 2º para o 3º quilômetro. Quando vi já estava a 1200m da linha de chegada e apertei um pouquinho o passo. Conclui em 29:24, tranquila e feliz. 
Meu maior aprendizado da prova foi saber respeitar o corpo e o momento que estamos passando. Nem sempre querer é poder. Acho que se fosse hoje não teria me inscrito nesta. Teria ficado em casa, de boa. Valeu a lição.
Este domingo, dia 09, tem duas corridas em Floripa. Decidi ficar de fora e correr apenas a Contra o Câncer de Mama, que acontece dia 16 de dezembro. Agora é foco nos treinos.

Meu Resultado
Tempo - 29:24
Pace médio - 05:52
Geral - 37/153
Categoria 30-34 anos - 8ª col.

Ponto Positivo - Pontualidade na largada e horário escolhido. Correr às 7h, em dezembro, é tudo de bom. Ah! Os resultados foram divulgados no mesmo dia do evento.

Ponto Negativo - Achei que deveria ter premiação em dinheiro para o percurso de 5k também, e não apenas para turma que fez 10k. Afinal, o desempenho dos atletas independe do percurso.

Queria destacar também que achei a prova pouco competitiva. Senti falta de atletas de carteirinha, a turma da elite de Santa Catarina. Para se ter uma noção, no dia anterior, em Angelina, o 1º colocado fez em 29min os 10k e nesta prova foi em 33min.Tanto no masculino, quanto no feminino o desempenho foi inferior. Para quem vai todo fim de semana nas provas deve ter percebido isso também.
Forte abraço e bons km's!!

01 dezembro, 2012

Na manha da aranha


Amanhã tenho uma prova de 5k pra fazer. Quando me inscrevi sabia que seria logo após uma semana tensa e de muitas atividades no escritório. Mas eu não imaginava que estaria tão cansada hoje. Por este e outros motivos, decidi que amanhã vou correr na "manha da aranha". Uma prova para curtir e começar bem o domingo, em casa.
Para aqueles que também vão fazer alguma corrida amanhã, só desejo felicidade.

Forte abraço e divirtam-se!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...