21 março, 2013

Treinos de qualidade


Até pouco tempo, eu não conhecia a expressão "treinos de qualidade". Conhecia os treinos em si, mas não sabia que estavam nesta categoria. Fui entender lendo a matéria do Marcelo Augusti, na Contra Relógio de fevereiro/2013, que por sinal está muito boa. Pra quem não sabe, os treinos de qualidade nada mais são do que os famosos treinos de intensidade, aqueles beirando ao ritmo de competição. Conforme a própria revista diz são " treinos específicos nos quais prevalecem os trabalhos intervalados, fracionados ou rodagens em ritmo progressivo, principalmente."

Num post anterior, mencionei os avanços com treino junto à assessoria esportiva. Fiquei feliz de receber a planilha com o tal "fartlek 1km", o que significa fazer 5 tiros de 1 km, com "faca nos dentes". O que não mencionei é que, além deste, tenho feito toda semana um treino progressivo. Este treino consiste em correr de forma decrescente na quantidade de quilômetros, mas aumentando a sua intensidade. Ou seja, 3km num pace 6', 2km num pace 5'30 e 1km num pace 5'. E, como muitos de vocês, eu adoro estes treinos puxados.

Esta semana voltei pra casa super contente com treino progressivo. Não sei se foi a temperatura de 18ºC, a chuva fraca ou a vontade de correr, só sei que descobri que sou 4:41. No último quilômetro da série, decidi não monitorar meu ritmo no garmin e apenas correr na sensação. Sentindo realmente o esforço e o gás que eu poderia aguentar naquele percurso de 1k. Apesar do vento, consegui correr em algum momento a 3:56 e a média ficou em 4:41. Foi muito legal, gente. E quero frisar aqui que lembrei do comentário da turma quando disse para não se apegar ao garmin entre outros equipamentos eletrônicos. Correr na sensação foi tudo de bom. =)

Entretanto, para surtirem o efeito desejado, os treinos de qualidade devem ser precedidos por um trabalho de base, isto é, por aqueles treinos durante os quais a resistência geral foi desenvolvida em sua totalidade. Minha "base" foi de 12 semanas, ou seja, três meses monitorando o limiar aeróbico. Conforme a matéria da CR, "rodagens em ritmo confortável, treinos com pesos e circuitos, dentre outros, devem predominar na planilha de treinamento nas etapas iniciais da preparação".


Na preparação para uma competição, é importante que o corredor encontre a parcela ideal entre os treinos de qualidade e os de base, além daqueles destinados a promover a restauração do organismo (treinos regenerativos, como trotes em terreno macio, alongamentos e outros). O equilíbrio entre estes três tipos de treinamentos é que irá possibilitar o aperfeiçoamento da condição atlética do corredor e o colocará em um estado de prontidão para o seu melhor rendimento em uma prova.

Confira neste link dois modelos de planilhas de treinos apresentados pela Contra Relógio. A primeira está voltada para os corredores principiantes (10k) e a segunda para aqueles com maior rodagem e tempo de treinamento (42k).

E agora, conta pra mim se vocês também usam dos treinos de qualidade na planilha semanal.


Bons km's pra vocês!!

16 comentários:

  1. Terça e quinta são dias de sofrer nos treinos e isso faz um bem danado para a velocidade.
    Eu não curto muito, mas faço a lição de casa direitinho. rsrs

    Vc está voando! Sub25 garantido!

    Beijos
    Drica Peixoto
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica Querida,

      Incluir estes treinos de qualidade na planilha faz um bem danado. A gente percebe nas provas e no condicionamento. Parabéns pela sua lição de casa. E assim que se fala/faz.
      beijinhos

      Excluir
  2. Nossa, show de bola, guria !! Eu ainda estou tentando acertar meu ritmo (não está muito fácil para o meu lado ...). Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida,
      Construir uma base de treinamento é essencial. Tudo tem o seu tempo. Não vá pelo embalo dos outros. A corrida é um passo de cada vez, meeesmo.
      beijinhos

      Excluir
  3. Oi Helena...
    Eu to querendo muito voltar pro meu treinador às terças e quintas pra ele me passar esses treinos mais fortes e tão exercícios de fortalecimento. Só tenho corrido (treinado) 3x por semana sem nada mto específico, por isso penso muito nele pra melhorar minha performance, e até mesmo minha respiração!! ;)
    Bjinhos e vou ler a matéria!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!!!

      O legal de ter um treinador é bem o que vc disse: corrigir postura, respiração etc. Eu senti algum avanço no período que fiquei sem assessoria, no entanto percebo que a contrapartida de ter um treinador é muito mais que isso. Cria disciplina e a gente dá o passo conforme a perna. Se posso opinar, volte para o seu treinador e curta os treinos "hard" da planilha. Vc vai amar!!!
      beijinhos

      Excluir
  4. Esses treinos são muito bons. Faço uma vez por semana porque ano passado fazendo duas tive alguns problemas. Por enquanto, uma vez por semana e parece que está funcionando. Só o tempo e a meia e maratona dirão se funcionou mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.
      Acho que os seus treinos de qualidade estão funcionando...Vi seu resultado na meia e baixaste quase dois minutos do seu tempo. Parabéns!

      Excluir
  5. Parabéns, Helena. Pace de 4:41 !!! Estás voando mesmo. Que legal você estar se estruturando pra alcançar o seu sub-25. Agora ele vem naturalmente. No momento não estou conseguindo fazer treinos de qualidade por causa do meu joelho. Estou fazendo somente treinos moderados/leve. Abração e até domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo.
      Conversando com meu treinador, estabelecemos um bom período de base. A ideia é seguir firme com pace em distâncias maiores, de forma super natural. Espero que você fique bom dos joelhos logo e consiga correr com saúde.
      Super abraços

      Excluir
  6. Belo post Helena! Muitas vezes a gente desconhece o que existe de mais atual nos treinamentos. Parabéns pelos resultados!

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo.
      A medida que entramos em qualquer esporte descobrimos o que há por trás das técnicas, fisiologia do exercício e tecnologias. Cada dia acho que sei menos sobre a corrida. hehe O importante é estudar e tentar fazer bem aquilo que gostamos.
      abraços

      Excluir
  7. Que bom Helena!

    O gostoso desses treinos intervalados, quando corremos com a tutela de uma equipe é deixar o garmin ou cronômetro de lado e focar na corrida, na sensação gostosa de cortamos o ar!! rsrs

    Parabéns pelo excelente treino!

    E que venha as corridas e os recordes a serem batidos!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!!

      Descobri o melhor jeito de usar o garmin nos treinos. É só ligar o aparelho, curtir a corrida/treino e conferir o resultado em casa.Pronto. Simples assim. Ficar olhando o tempo todo me faz refém do equipamento.
      abraço e boas corridas!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...