23 maio, 2014

Dieta de corredor: Pães

Fonte: Google

É covardia o cheiro de uma nova fornada de pão na padaria. Quem não pensa logo num pão quentinho com manteiga?! Fica difícil resistir. Mas, difícil mesmo é escolher qual pão comer em tamanho leque de opções na gôndola. Ultimamente tem um tal de pão de chá verde, pão australiano, pão sírio, pão 12 grãos (fora o de 9 e 7 grãos) e aqueles mais conhecidos como pão preto, pão de centeio, pão integral etc. Ufa! É muito Pão.
Mas, e agora, como escolher o pão certo?

O pão é um item muito importante na alimentação e deve fazer parte do cardápio de todo corredor, já que é fonte de carboidrato, proteína e dependendo da escolha, também fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças. 

Dependendo do tipo, ele possui alto ou baixo índice glicêmico e deve ser ingerido antes ou logo após a uma atividade física. Confira algumas dicas de pães e seus benefícios da nutricionista Camila Rebouças de Castro, do portal Mais Equilíbrio:

Pão de centeio - O farelo do centeio reduz o risco de câncer, é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.

Pão com linhaça - É fonte de ômega-3, poderoso antioxidante e possui uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.

Pão com aveia - Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.

Pão preto - Tem açúcar na composição, por isso os diabéticos devem tomar cuidado. Ele tem essa coloração mais escurinha devido a caramelização do açúcar.

Pão light - Tem redução de 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Pão 7, 9 e 12 grãos - Possui grãos variados, de tipos diferentes. O pão de 7 grãos, apesar de ter menor quantidade comparado ao de 9, 12 grãos, a quantidade em si de fibras pode ser maior.

Pão integral - É feito com a farinha integral, fonte de fibras.

É sempre importante ficar atento ao rótulo. Observe a quantidade de sódio e açúcar em sua composição. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio, sem gordura trans. Variar é a melhor escolha, e sempre procurar o que é melhor para sua saúde!

10 comentários:

  1. Olá Helena.
    Pão é tudo de bom mesmo.
    Gosto de variar. Sempre tem um pão novo em casa. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      Eu adoro variar também. Até para conhecer pães novos e ver como a gente se adapta a eles. Boas corridas!!

      Excluir
  2. Oi Helena,
    Aqui em casa somos 2 meio maratonistas, eu e a Bibi. Não comemos pão há mais de 6 meses, rss. Eu mesmo como carboidratos como aipim, batata doce e bolinhos de polvilho somente em vésperas de treino de força, repetições, rampas, intervalados.
    Beijo, Jósa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josa.
      Nossa, seis meses sem pão é muito tempo. Não sei se conseguiria ou se faria isso. hehe Adoro pão. No entanto, a troca de vocês é super saudável também. Vale a pena! Bons treinos!!

      Excluir
  3. Helena, eu amo pão, sempre mudo, pq acabo enjoando. Esqueceu de falar do pão francês (não sei como chamam ai no sul), ele é o inimigo da dieta..hehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor.
      Pão é uma delícia mesmo. Adoro com queijo branco e mel. Combinação perfeita pra mim. Eu não cheguei a falar do pão "francês" (aqui chamamos de pão de trigo) porque este eu cortei da dieta faz tempo. hahahaha bons km's!!

      Excluir
  4. Cortei pão geral, Helena... Ou entro de low carb sempre no início das semanas ou vou de raizes no café da manhã. Foi uma escolha dura, mas me sinto menos pançudo de verdade. :D Mas não vou mentir, adoro um com patê de atum ou fatias grossas de peito de peru e rúcula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade seja dita: pão dá pança mesmo. Eu acho que não conseguiria cortar totalmente. Já sinto o avanço de ter cortado o pão branco. Quem sabe um dia, um dia lá na frente. kkkkk Aliás, adorei a sugestão do peito de peru com rúcula. Vou experimentar. abraço e boas corridas!!

      Excluir
  5. Eu reduzi muito o consumo de pão
    Acabei com os gases e outros problemas.
    Se como de novo já sei que vem coisa ruim por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, pão e derivados de leite tem muita gordura vegetal, logo dá gases e flatulências. Cortei leite normal e resolveu bastante. O lance é testar e se conhecer. Parabéns!! abraço e bons treinos.

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...