05 abril, 2016

Comer bem faz bem

Buenos Aires: Correndo na viagem, porque conhecer a cidade correndo é ainda mas gostoso.

Nutrição deveria ser uma disciplina na cadeira escolar. Se alimentar bem tem um conceito tão distorcido ultimamente, que as crianças tem o direito de aprender a comer. Tem quem imagine que precise ficar no chá, sopa e alface. Aqueles que consideram quinoa, chia e linhaça essenciais. E ainda a turma do sem glúten e sem lactose (e porque não sem necessidade?!).

Dia 17 de abril fará dois meses de acompanhamento com a nutricionista. De longe, a minha maior conquista foi o equilíbrio. Aquela máxima que você pode comer de tudo um pouco é verdadeira. Saber dosar e comer nos horários corretos é o segredo. Dá para se comer de tudo de forma equilibrada. Sério! 

Os números não me deixam mentir. Já são 3 centímetros a menos na cintura abdominal e 3 centímetros a menos no quadril. O Peso na primeira consulta era de 68.8 kg e reduziu para 65.3 kg. Na próxima sessão vamos saber quanto foi o percentual de redução de gordura (afinal essa é a meta).

Para aqueles que me perguntaram sobre a dieta, estou comendo 8 vezes ao dia. O plano alimentar foi baseado do horário que eu acordo, aliado a rotina de trabalho e de treinos(6x/semana), até a hora que vou dormir. Não estou aqui para passar dieta e sugiro que consultem um especialista. Cada um deve respeitar os seus limites e adaptar a sua rotina.

Comendo de tudo (igual passarinho)
07h - café (fruta/carbo/leite)
09h - lanche da manhã (fruta)
11h20 - almoço (verduras/leguminosas/carne/carbo/fruta)
14h - lanche da tarde (fruta)
16h - lanche da tarde (carbo)
18h - lanche da tarde (leite)
20h15 - janta (verduras/carne/carbo/fruta)
22h15 - ceia (fruta ou leite ou chá)

As refeições respeitam a quantidade de certo grupo alimentar. O lanche da tarde poderia ser feito uma vez só, mas foi dividido em micro porções para estimular ainda mais meu metabolismo.  Justo porque eu treino entre 18h e 20h. 

Passado quase dois meses de reeducação alimentar, o que me chama a atenção é a saciedade. Antigamente eu vivia com fome. Hoje, respeitando os horários e as porções, eu fico bem satisfeita. Como com equilíbrio, de forma saudável e realmente nutritiva. Desde salada, pães, carnes a chocolates. Isso reflete em saúde e bem-estar. E porque não, em Felicidade!!

Forte abraço e bons kms!!

12 comentários:

  1. Oi Helena. Olhando a quantidade de refeições que você faz, realmente, uma pessoa pode achar que isso não funcionaria. Mas como você mesma disse: equilíbrio é a chave de tudo.
    Parabéns pelas reduções de peso e de medidas!!! Com certeza, isso já se reflete na sua prática esportiva!
    Super beijo e bons treinos...
    Carolina
    Blog Viajar correndo
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Carol, eu decidi ir na nutri para ter um equilíbrio nutricional. No quesito vitaminas mesmo. Muitas vezes a gente acha que está comendo certinho e na verdade está vacilando no equilíbrio dos nutrientes. No meu caso, faltava mais grãos (ervilha, feijão etc) e salada. O fato de inserir no momento certo gerou a saciedade. Nem penso em repetir o prato. Parece inacreditável. Estou feliz demais com esse avanço.
      beijocas

      Excluir
  2. Oi Helena,
    quando alguém lê 8 refeições por dia, deve achar um absurdo né?
    Mas é isso mesmo, eu também como várias vezes ao dia e em pequenas porções!
    Sempre tentando ficar mais leve pra ajudar na corrida.
    Beijo e bons treinos,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, o número 8 assusta mesmo. Destaquei no texto justamente para turma ver que reeducação alimentar não é sinônimo de passar fome. Você come bem e várias vezes ao dia. Fico feliz que estejas gostando da nutri também. Se sentir leve é bom demais!! Tu estais cada dia mais linda!
      beijos

      Excluir
  3. Incrível como a opinião de quem sabe faz a diferença... Já cheguei a fazer 8 refeições também e assustava todos... Hoje até bacon como as vezes e body fat e peso sempre estão sob controle, assim com as taxas nos exames.

    Parabéns por todo o foco!!! E parabéns a nutri tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, eu sempre sou a favor de pedir a opinião de um Especialista. Afinal cada caso é um caso e somente alguém "perito" no assunto para indicar o melhor caminho. Depois vai da cabeça e força de vontade de cada um. abraço

      Excluir
  4. Excelente post, Helena !!! Agora já sei porque estás nessa super forma. Eu também tento equilibrar as refeições, mas como nos treinos de corrida não sou tão disciplinado assim...rs. Mas sem dúvida é um bom norteador e ver o seu resultado é um grande incentivo. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza sua, Eduardo.
      Sei que a corrida também fez um bem danado a você. ;)

      Excluir
  5. L I N D O N A !!!
    Sucesso em seu foco!!
    bjooo, Dani Sommer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindeza, a gente tenta chegar lá. Aos pouquinhos vê o resultado.
      super beijo

      Excluir
  6. Adorei seu blog, achei devido o tema pubalgia, estou a mais de 1 mês sem correr, sofrimento... Vc está me ajudando.... Bora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Leandro.
      Espero que melhores da lesão. Tem que ter paciência e foco no tratamento. Eu levei quase seis meses sem correr. Mas seria bem mais se não tivesse parado a tempo e iniciado as sessões de fisioterapia. Sucesso pra ti!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...