16 abril, 2012

Solte a musculatura, de bike.

Neste final de semana, aproveitei o clima do outono e saí cedo para um pedal. Apesar da corrida ser meu esporte, gosto de fazer uma pedalada de vez em quando como atividade cross-training. Neste domingo, percorri os municípios de Palhoça e São José (cidades vizinhas de Floripa). O domingo pela manhã com certeza é o melhor dia para sair de bike por aí. Visto que circulam menos carros na rodovia e nem todo trecho existe ciclovia/ciclofaixa.

Chegando na Ponta de Baixo não resisti e bati uma foto para ilustração. A paisagem é de encher os olhos. Percorrer o Centrinho de São José é um passeio legal também. Abaixo, segue uma reportagem dos benefícios do ciclismo para nós corredores. Note, que é uma sugestão de treino. Eu, particularmente, considero que ganho de desempenho apenas a corrida pode proporcionar. Mas fica a sugestão...



Realize cross-training para obter condicionamento
Por Bob Cooper

O cross-training entrou lentamente na rotina dos corredores nas últimas duas décadas. Primeiro, começamos a praticá-lo para continuar em forma nos períodos pós-contusão ou quando aparecia a vontade de tentar um triatlo. Agora praticamos outras modalidades mesmo quando não estamos contundidos, para descansar músculos e articulações nos dias em que não corremos, como um treino aeróbico de baixo impacto. Mas a maioria dos treinadores e corredores ainda acredita que, quando se trata de melhorar a forma nas corridas, nada se iguala à corrida em si.

Desafiando essa crença, encontramos Richard Gibbens, um cientista especializado em exercícios e corredor do Texas, Estados Unidos. "O princípio da especificidade nos ensina que não há nada melhor para a corrida que correr", afirma Gibbens. "Mas pesquisas demonstraram que os treinos de alta intensidade de cross-training que utilizam os mesmos grupos musculares podem ser tão eficientes quanto a corrida no que se refere à melhora do desempenho."

Gibbens acredita que o corredor médio precisa correr somente três dias por semana, escolhendo entre longões, tempo runs e treinos de velocidade, e realizar cross-training ou treino de força nos outros dois ou três dias restantes.

Você deve tentar?

Com certeza, se gosta de pedalar. Dois estudos compararam o treino só de corrida com corrida/ciclismo. Em ambos os estudos, corredores de nível médio a avançado realizaram de cinco a seis semanas de treinamento em grupos separados, um só de corrida e outro de corrida/ciclismo, que incluiu treino de velocidade. Os dois produziram o mesmo resultado: ao término do estudo, não foi encontrada nenhuma diferença significativa nos tempos de 5 km entre os dois grupos.

Reportagem: Runner's World Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...